pastora

O Lugar Da Mulher No Corpo De Cristo

Gálatas 3:28

“Dessarte, NÃO PODE HAVER judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”!

Numa breve EXEGESE, podemos afirmar algumas verdades e doutrinas contidas nesse versículo de GAL 3:28.

A PRIMEIRA COISA A SE APRENDER É O INÍCIO DA FRASE QUE NOS DIZ: “OUK ENI”= Não há; não pode haver; dessarte, não pode haver. – PODERIAMOS AFIRMAR TAMBÉM: DEUS NÃO QUER QUE HAJA!

1ª) NÃO PODE HAVER DISCRIMINAÇÃO DE POVOS OU NAÇÕES/NACIONALIDADE

JUDEU se referia as 12 Tribos de Israel, se referia ao JUDAISMO como a NAÇÃO JUDAICA, POVO JUDEU. Nome proveniente do 4º FILHO DE JACÓ, JUDÁ OU JUDAS, significa “SEJA LOUVADO”! Tratava-se de uma NAÇÃO E também de uma religião, o judaísmo.

GREGOS num sentido amplo significa todas as nações não judias que haviam adotado a língua grega, os costumes gregos, a cultura grega, a língua grega, a adoração aos deuses gregos.

Sendo assim, está aqui em DESTAQUE a DISCRIMINAÇÃO ENTRE NAÇÕES, ENTRE POVOS como também entre RELIGIÕES. DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE POVOS, NAÇÕES, TRIBOS, RAÇAS OU MESMO RELIGIÃO. Deus está acima de todas essas questões. Quando Ele olha para o HOMEM Ele não vê o seu PASSAPORTE, nem a sua RELIGIÃO, mas o seu CORAÇÃO!

Ilust.: HITLER queria formar uma raça superior e matou muitos inocentes…;

Não existe RAÇA SUPERIOR A OUTRA! Pode haver povos mais desenvolvidos culturalmente, isso na ótica da outra nação, pois para a própria nação, está tudo bem, não tem nada errado.

Portanto, DEUS NÃO QUER QUE HAJA DISCRIMINAÇÃO ENTRE POVOS, RAÇAS, independente da sua cultura, educação, religião, cor da pele etc!

 

2a) NÃO PODE HAVER DISCRIMINAÇÃO DE CLASSES SOCIAIS

GAL 3:28 “… NEM ESCRAVO, NEM LIVRE…”. O que isso significa?

DULOS: Escravo, servo, alguém que se submete á vontade do outro, aquele que é dedicado ao próximo, mesmo em detrimento dos seus próprios interesses!

ELEUTHEROS: num sentido CIVIL, alguém que não é escravo, nascido livre, alguém que deixou de ser escravo, liberto, alforriado, livre isento. Num sentido ético, livre do jugo da lei mosaica.

3ª) NÃO PODE HAVER DISCRIMINAÇÃO DE GÊNEROS

HOMEM: ARSEN, MACHO, VARÃO, pessoa do sexo masculino;

MULHER: THELU, do sexo feminino, fêmea, mulher.

———————————-

BEM, AGORA ESTAMOS PREPARADOS PARA COMEÇAR A OUVIR A MENSAGEM DE DEUS AOS NOSSOS CORAÇÕES!

——————————————–

Aproveitando o ANIVERSÁRIO DE EUNICE, QUERO AQUI HONRAR TODAS AS MULHERES E ENSINAR SOBRE O LUGAR DA MULHER NA IGREJA! JÁ QUE NÃO PODE HAVER DISCRIMINAÇÃO NENHUMA, ENTÃO NÃO PODEMOS NA IGREJA DISCRIMINAR OU ATÉ IMPEDIR QUE A MULHER ASSUMA QUALQUER QUE SEJA A FUNÇÃO, MINISTÉRIO OU PARTICIPAÇÃO NO CORPO DE CRISTO. Até porque o CORPO É DE CRISTO e não nosso e Ele coloca quem Ele quiser na função que Ele desejar!

I – O LUGAR DA MULHER NO CORPO DE CRISTO DEVE SER OCUPADO DE ACORDO COM OS DONS ESPIRITUAIS QUE ELA RECEBEU DO SENHOR

I COR 12:1-11

 

II-  O LUGAR DA MULHER NO CORPO DE CRISTO DEVE SER OCUPADO DE ACORDO COM O CHAMADO QUE ELA RECEBEU DO SENHOR

I COR 12:27, 28 (ESTABELECEU = TITHEMI, colocar, estabelecer, fixar), 29-31

     ROMANOS 16:1-7 Nos apresenta uma LISTA DE MULHERES NOTÁVEIS que serviram á IGREJA na liderança e por foram citadas com destaque nessa Epístola Paulina: FEBE, PRISCILA, MARIA, JÚNIAS apóstola.

I TIMOTEO 3 quando fala das exigências ao EPISCOPADO, essa excelente obra, INCLUI UMA PARTE ESPECIALMENTE DEDICADA ÁS MULHERES: “Da mesma sorte, quanto as mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo” (I Tim 3:11).

I COR 14:34-35 “… conservem-se as mulheres caladas nas igrejas… COMO TAMBÉM A LEI O DETERMINA… porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja…”! – PAULO transfere aqui a prática das sinagogas para a Igreja, tentando assim manter a igreja aberta á conversão de um maior número de judeus… Seria um argumento a essa aparente contradição em meio a tantas citações e agradecimentos de PAULO ás mulheres que trabalhavam na Igreja.

III- O LUGAR DA MULHER NO CORPO DE CRISTO DEVE SER OCUPADO DE ACORDO COM O SEU DESEJO DE SERVIR AO SENHOR

EFÉSIOS 4:11, 12 “… para o desempenho do seu serviço…”, 13-16!

A questão agora está com as mulheres. Servir ou Não Servir, EIS A QUESTÃO!

O testemunho de PAUL YONG CHOO foi que as mulheres levantaram o seu ministério, por meio da sua sogra e da sua esposa, quando ele estava doente. Ainda hoje, as mulheres são maioria em tudo nessa Igreja da Coreia, a maior do mundo!

O testemunho, o convívio da mulher com seu esposo pode salvá-lo… I COR 7:14 “Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa”!

 

CONCLUSÃO

VOCÊ SABE QUAL É O MAIOR INIMIGO DA MULHER NA IGREJA? – Não é satanás, mas o HOMEM e muitas vezes o próprio MARIDO!

Gálatas 4:16 “Tornei-me porventura vosso inimigo por vos dizer a verdade?”

Ap. Wagner Tenório de Almeida

Clique Aqui Para Fazer Download O LUGAR DA MULHER NO CORPO DE CRISTO.pdf

preview_html_m7530b5dd

Formando Os Nossos 12

Lucas 9:1-6

Hoje, 12º Congresso da Visão Celular no Modelo dos 12. Uma grande bênção em nossas vidas… muita unção de Deus, Palavras proféticas liberadas sobre nós, palavra de libertação, de cura… Estamos recebendo uma nova MENTE, MENTALIDADE e ENTENDIMENTO DA VISÃO CELULAR M 12. Estamos aprendendo sobre A INTELIGÊNCIA DA VISÃO. Já sabemos que A INTELIGÊNCIA DA VISÃO SÃO AS CÉLULAS E A SABEDORIA DA VISÃO SÃO OS 12!

Quero compartilhar com vocês, CONGRESSISTAS, sobre a FORMAÇÃO DOS NOSSOS 12, A FORMAÇÃO DA NOSSA EQUIPE DE 12. E vamos num texto/relato bíblico quando JESUS ESTÁ FORMANDO, ESTÁ TREINANDO A SUA EQUIPE DE 12: LUCAS 9:1-6!

Convido você a se concentrar ao máximo nessa Palavra, abrir o seu coração para entender o que o Espírito quer nos revelar… Abrir a nossa Mente para mergulharmos na Unção Apostólica, pois temos a Mente de Cristo, a Mente Ungida!

I – OS 12 SÃO UMA GERAÇÃO DE PODER – “DINAMIN”

Poder, força, fortaleza, energia, habilidade, capacidade… Milagre!

Para que possamos ampliar o nosso entendimento sobre “Dinamin”, vejamos algumas das ocasiões onde essa palavra é usada:

a)     Poder existente nos céus, nos astros: Lc 21: 26 “… os Poderes dos céus serão abalados…”;

b)    Poder para derrotar forças demoníacas: I Cor 15:24 “E então vira o fim quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e PODER”;

c)     Poder advindo do Espírito Santo: Atos 1:8;

d)    Poder para realizar milagres, sinais e maravilhas: SIMÃO, O MÁGICO era chamado de DINAMIN TO TEO e assim ele enganava o povo. Mas quando chegou um 12, FILIPE, ai as pessoas se converteram a Jesus por intermédio dele, pois ele fazia Milagres e Grandes Sinais. Até o próprio SIMAO, O MÁGICO, se converteu e acompanhava FILIPE, EXTASIADO… (ATOS 8:9-13)!

O que um 12, na Unção dos 12, não tem poder para fazer? Com Jesus, podemos todas as coisas…!

II- OS 12 SÃO UMA GERAÇÃO DE AUTORIDADE – “EXOUSIAN”

Todo Líder precisa de uma unção de autoridade para desenvolver a sua Liderança. No mundo secular, essa autoridade vem pela investidura do cargo ou função que ocupa, por transferência de Autoridade recebida pelos líderes superiores ou Hierarquicamente. Mas entre os 12, essa Autoridade, essa EXOUCIA, ela vem da parte de Deus e de Jesus…- Os 12 RECEBEM DIRETO DE JESUS A UNÇÃO DE AUTORIDADE PARA DESENVOLVER O SEU MINISTÉRIO, CHAMADO E MISSÃO… !

Os 12 recebem a Unção de Autoridade para LIDERAR… – Essa estratégia de escolha e formação dos 12 vai fazer com que haja uma explosão de células que se multiplicarão rapidamente, pois todos eles vão ter as suas células e vão formar os seus 12…É INTELIGENTE TER CÉLULA E É SÁBIO FORMAR SEUS 12!

Os 12 são Autoridade no mundo espiritual e no mundo natural, na Igreja do Senhor Jesus! – Por isso, precisamos ter muito cuidado com a escolha e apresentação desses 12. Eles gozarão de Autoridade que lhes é conferida por mim como Apóstolo e Pastor presidente da Igreja e reconhecida e respeitada pela Igreja, por aqueles que compõem a Igreja.

Essa Unção de Exoucia, significa: liberdade de escolha, direito para agir, decidir… domínio, jurisdição, autoridade exercida por governantes…;

Você sabia que Satanás também conferiu PODER aos seus “discípulos”? Ele copiou o modelo de Deus e estabeleceu “Exoucias” nas várias esferas da Sociedade e Regiões… – EFESIOS 6:12 “…Potestades/EXOUCIAS…”! – Satanás sabe que os 12 de Jesus possui “Exoucia” dada, conferida pelo próprio Jesus… mas é uma pena que os 12 de Jesus não saibam disso e por isso não utilizam essa “exoucia”…! ILUST.: Criança, em nossa Igreja, decidiu exercer a sua autoridade, levantou-se do banco e deu um comando/ordem ao Diabo: SAI AGORA!

    Ilust.: Certa ocasião Jesus saiu p/o Monte da Transfiguração com Pedro, Tiago e João (MATEUS 17:1-8, 16-17 “apresentei a TEUS DISCÌPULOS/TEUS 12, e eles não puderam CURÁ-LO=TERAPEUSAI em MAT 17:16 (estavam querendo CURAR, ao invés de EXPULSAR...). No mesmo RELATO, SÓ QUE FEITO POR LUCAS, O MÉDICO, ELE JÁ SABIA QUE NÃO ERA DOENÇA, MAS DEMÔNIO E FALA EM EXPELIR=EKBALOUSIN-expulsar, expelir mais ou menos pela força (LUCAS 9:40 ).

Jesus EXCLAMOU (DEU UM GRITO): Ó geração Incrédula e Perversa!…”. LUCAS diz que JESUS APENAS RESPONDEU, DIZENDO: Ò geração incrédula e perversa! – Jesus explicou pra eles que eles não conseguiram por causa da pequenez da fé deles…(MATEUS 17:20)!

Nós como DISCÍPULOS DE JESUS NÃO TEMOS USADO DA NOSSA AUTORIDADE… Precisamos nos IMPOR perante os demônios, mas também perante as AUTORIDADES ENDEMONINHADAS dos nossos dias… perante Governos… – Ap. Renê falou de um abaixo-assinado contra a provocação e desrespeito contra a BIBLIA no programa do JO SOARES…!!!

Ora, quem tem mais Poder, Jesus ou satanás? – Então vamos botar o diabo pra correr da nossa região, da nossa rua, da nossa cidade…!!!

III- OS 12 SÃO UMA GERAÇÃO DE TERAPIA – “TERAPEUEIN”

Terapêutica, onde logo associamos a Cura. Mas aqui essa “terapeuein” não se restringe a apenas CURAR de forma Sobrenatural, mas CURAR pelo CUIDADO e para Cuidar, precisamos SERVIR. Então, a Terapein se manifesta pelo Serviço, pelo Cuidado e aí virá a CURA! Portanto, os 12 recebem uma UNÇÃO de TERAPEIN para Servir, para Cuidar de Vidas e assim CURAR vidas!

ILUST.: O nosso ABRAÇO CURA… O nosso Sorriso cura… A nossa atenção CURA… Os nossos OUVIDOS curam… A nossa PALAVRA CuRA…Elogios CURAM…

E essa CURA, ela não é apenas a CURA proveniente de uma Sessão Psicoterapêutica, onde sabemos hoje que a maioria das nossas enfermidades são de origem PSICOSSOMÁTICAS, são desajustes da ALMA. Essa Unção de Terapein que Jesus dá aos seus Doze é também para CURAR de forma Sobrenatural:

a)     MATEUS 4:23 “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas Sinagogas, pregando… e CURANDO (Terapeiein) toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”!

b)    LUCAS 4:40 “Ao por do sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava, IMPONDO as mãos sobre cada um”!

c) Vemos Pedro usando essa Unção na Porta do Templo: Atos 3:6 “… Não possuo nem prata nem ouro, mas o que TENHO, isso te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda”!

d) ILUST.: Parábola do Bom Samaritano – Lucas 10:30-37. A TERAPEIA aqui foi pelo SERVIÇO, CUIDADO, AMOR POSTO EM AÇÃO, FOI PELO ÓLEO E VINHO, FOI colocando sobre o seu próprio animal e o levando a uma estalagem e ali TRATOU DELE (Lc 10:34).  Levando pra CELA/Celula, e para a Estalagem/Igreja!

ILUST.: Em um dos nossos PROJETOS SOCIAIS, NA CASA DE PASSAGEM, as pessoas são colhidas nas ruas e levadas a essa casa… Vários já foram ali tratados…Testemunhos belíssimos e animadores…!!!

IV- OS 12 SÃO UMA GERAÇAO APOSTÓLICA – LUCAS 9:2 “APESTEILEN”

Jesus chamou os seus discípulos, os seus 12, de Apóstolos: Lucas 6:13 “… chamou a si os seus discípulos e escolheu 12 dentre eles, aos quais deu também o nome de “Apóstolos”. Portanto, os 12 são apostólicos…!

Os 12 estão debaixo de uma Unção Apostólica. Eles são enviados por Jesus para cumprir uma grande Obra e Missão! Eles já atingiram o 4º Degrau da Escada do Sucesso, eles passaram pelo GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR e agora estão prontos para serem APOSTOLEIN/ENVIADOS.

Bem, se os 12 são uma geração apostólica, eles então precisam entrar num nível mais avançado de Discipulado. Eles não podem mais ser tratados como “neófitos”, como alguém que ainda está pensando se segue ou não a Jesus, se vai ou não ficar nessa Igreja ou naquela… Ele já é alguém decidido e sabe o que quer da vida. Ele sabe das suas responsabilidades e compromisso assumido. Ele já está devidamente Consolidado na sua Aliança com Jesus, com a sua Igreja, com o seu pastor…- ILUST.: Ap. RENÊ DISSE ONTEM QUE OS 12 SÃO HOMENS/MULHERES DE CARÁTER, COMPROMISSO E DE RESULTADO…!!!

Se tem algum “12”que ainda não concluiu a sua EL, cuide imediatamente em concluir. Se tem algum 12 que ainda não abriu a sua Célula, então faça isso rapidamente… !

Os 12, portanto, são aqueles que cuidarão da Igreja no seu aspecto Doutrinário, Organizacional, no Equilíbrio e Promoção da UNIDADE, eles são a Solução e NUNCA o Problema… – Ilust.: Houve uma murmuração na Igreja Primitiva e os 12 Apóstolos tiveram que resolver… levantaram 7 diáconos para servirem e eles permaneceriam na “oração e no ministério da Palavra” (ATOS 6:1-4)!

Os 12, essa 2ª Geração, funcionarão como PORTAS para dar acesso, para receber, para trazer as Multidões (APOC 21:12-14 “12 e tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.13 Ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas, e ao ocidente três portas.

14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro).

Mas essas “portas” são apenas de Entrada… não de saída… Os 12 devem evitar a SAIDA seja qual for o Motivo… Não deixem os discípulos saírem… Muitos dos nossos EX-12, mal formados, inexperientes, sem unçao, sem entendimento da sua responsabilidade, ao invés de impedirem a saída, inclusive do seu próprio líder, acabaram saindo com eles…!!!        – Não SAIA, Não Deixe SAIR, Nem APOIE quem deseja SAIR…!!! Estamos vivendo um tempo que foi profetizado em HEB 10:25 “… Não abandonando a nossa Congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros e tanto mais quando vedes que se vai aproximando aquele dia”! E esse DIA está chegando… estamos vivendo esses dias de ABANDONO DA CONGREGAÇÃO, DA COBERTURA, DO DISCIPULADO… – ESSES FUJÕES logo arrumam alguém para “falar coisas agradáveis aos seus ouvidos” (II Tm 4:3).

Estamos vivendo TEMPOS DIFÍCEIS, são dias como disse o Filósofo Grego: É mais fácil encontrar um deus do que um homem! – Hoje está difícil encontrar UM DISCÍPULO FIEL… PRECISAMOS FORMAR ESSES DISCÍPULOS FIEIS. Estamos vivendo dias semelhantes aos que PAULO DISSE A TIMOTEO (II TM 3:1-9): “1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.8 E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.

CONCLUSÃO: A Grande Missão e Chamado dos 12 é: “KERISSEIN BASILÉIAN” = PREGAR O REINO! Esse é o nosso chamado… TODOS os 12 são GANHADORES de ALMA e CONSOLIDADORES DE DISCÍPULOS… todos tem essa unção…!

Temos uma NAÇÃO P/CONQUISTAR. TEMOS O DF para conquistar e NÓS ESTAMOS CHEGANDO LÁ… – A CODEPLAN/DF, divulgou dados que eles estão levantando no DF, no Correio Brasiliense de 21/08/2011: Os evangélicos no DF JÁ SÃO 31,2%… A CIDADE ESTRUTURAL possui o maior percentual: 44,9%! – Quando o Ap. RENÊ falou em CONGRESSOS NO DF com mais de 500 MIL pessoas, eu concordo e creio, pois já somos no DF mais de 600 MIL…!

PRECISO DIZER, PARA TERMINAR, QUE NÃO SE FAZ, NÃO SE CONQUISTA, NÃO SE FORMA 12 SEM RELACIONAMENTO. JESUS NOS ENSINOU ISSO QUANDO SE RELACIONOU COM SEUS 12 ABUNDANTEMENTE… EM JOÃO 15:1-17 ELE FALA DE UM RELACIONAMENTO CHAMADO DISCIPULADO: Um RELACIONAMENTO DE SANTIDADE – João 15:1-3;II- RELACIONAMENTO DE FIDELIDADE – João 15:4-7 “permanência”;III- RELACIONAMENTO DE RESULTADOS – João 15:8;IV – RELACIONAMENTO DE AMOR – João 15:9-10, 12-13 e 17;V – RELACIONAMENTO DE OBEDIÊNCIA – João 15:14; VI- RELACIONAMENTO DE AMIZADE – João 15:13-15;VII – RELACIONAMENTO DE EDIFICAÇÃO – João 15:15 “… conhecer”; VIII- RELACIONAMENTO DE LIVRE ESCOLHA – João 15:16.

Líder, a sua ALMA ESTÁ ABERTA A RELACIONAMENTOS??? Você está CURADO PARA SE RELACIONAR???? OS DOENTES FOGEM DE RELACIONAMENTO, FOGEM DE DISCIPULADO, FOGEM DE DISCIPULADOR, FOGEM ATÉ DE JESUS…!!!

Se você é 12, então você foi Escolhido por Jesus e assim você tem uma Promessa de Unçao sobre a sua vida: 1-)Unçao de PODER (Dinamin), 2AUTORIDADE (Exoucia), 3-)CURA (Terapéia) e a unção 4-)Apostólica (Enviado para Evangelizar)!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

Clique Aqui Para Fazer Download FORMANDO OS NOSSOS 12.pdf