conselhos-aos-casais

Amar é…

Conselhos Para Um Casamento Feliz

      Já passamos de 30 anos de casado, pela graça de Deus e pela atuação dessa minha amada esposa, uma mulher guerreira, fiel, trabalhadora, ungida, sábia… uma verdadeira Mulher Virtuosa, Presente de Deus em minha vida.

Hoje queremos falar para vocês, CASAIS, nossos Discípulos Amados, queremos ministrar na sua vida como casal, queremos compartilhar com vocês conselhos práticos para que a sua vida conjugal possa melhorar. E aqui não vai uma palavra de alguém que “leu nos livros apenas”, mas por alguém que viveu e tem vivido um casamento feliz! Temos, portanto, AUTORIDADE E UNÇÃO para ministrar sobre a sua vida, sobre o seu casamento!

Dividiremos nossa PALAVRA em 2 partes: Eunice e Eu!

1ª PARTE: EUNICE

I JOÃO 3:18

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas DE FATO E DE VERDADE”!

CASAMENTO só dá certo se houver AMOR EM AÇÃO. Para CASAR, a gente tem o discurso, a fala, a palavra, a língua afiada para declarar: AMO! E tem casais que conseguem fazer declarações de AMOR que emociona a todos. Isso é lindo de se ver, mas o que o CASAMENTO REQUER É O AMOR NA PRÁTICA, EM AÇÃO!

Vamos colocar em PRÁTICA O AMOR?

I – AMAR É LIBERAR REGULARMENTE PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO, ELOGIO E DE VIDA

– Provérbios 18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”!

Palavras MALDITAS MATAM O AMOR, DESTROEM A FELICIDADE, A VIDA DO CÔNJUGE, MATA QUALQUER CASAMENTO! Mas uma PALAVRA DE ELOGIO, ESTÍMULO, INCENTIVO, traz graça, vida, alegria, paz e consolida o AMOR no casamento!

NÒS MULHERES SOMOS ESTIMULADOS PELO QUE OUVIMOS E NÃO PELO QUE VEMOS!!! Entendeu, homens???

II – AMAR É DAR PRESENTES

- Quem ama dá presentes! Quando a gente está namorando, todo namorado dá presentes, mesmo que esteja em dificuldade financeira, dá um jeito, financia, mas dá presentes. Mas depois de CASADO, aí vem as desculpas: Não posso! Estamos apertados! – NÃO PRECISA SER UM PRESENTE CARO, SE NÃO PODE. – Encontre uma FLOR NO CAMINHO e traga como lembrança… – Faça um bilhete… Faça uma declaração no FACE…

- QUEM AMA DÁ PRESENTES TAMBÉM FORA DAS DATAS ESPECIAIS (Aniversário de nascimento, de casamento, dia das mães, dia dos namorados…).

III – AMAR É PRESTAR SERVIÇO AJUDANDO O CÔNJUGE EM TAREFAS DO DIA-A-DIA

Quem AMA AJUDA! Quem AMA SERVE! QUEM AMA lava os pratos! Quem ama faz o café! Quem AMA dá uma carona…

Tem cônjuge que acha que se casou com uma empregada doméstica, com uma passadeira, com uma cozinheira… com uma babá dos filhos…

TODA E QUALQUER TAREFA DO LAR deve ser compartilhada, sempre favorecendo o lado mais frágil, com menos força…!!!

TEM MARIDO que quer que a mulher se arrebente de trabalhar cozinhando, passando, lavando, limpando, cuidando de menino, trabalhando fora, chegue correndo e ainda vá para a cozinha (enquanto o beleza fica esticado no sofá só esperando o prato feito…) e depois, a noite, quer SEXO…

 

2ª PARTE: WAGNER

IV – AMAR É INVESTIR TEMPO DE QUALIDADE NO CASAMENTO

ECLESIASTES 3:1-8 “… tempo de AMAR…”!

O CASAMENTO dificilmente sobrevive sem TEMPO DE QUALIDADE INVESTIDO NO RELACIONAMENTO CONJUGAL! Não estamos falando de TEMPO juntos para trabalhar, limpar a casa, cuidar de filhos… O TEMPO aqui de qualidade quer dizer: Tempo exclusivo e sem interrupção para o cônjuge!

Tempo de qualidade é você desligar a TV, desligar os telefones, desligar o iphone/computador, liberar os filhos e FICAR SÓ VOCÊ E A SUA ESPOSA… Qual foi a última vez que você fez isso?

TEMPO PARA OUVIR, sem interromper. TEMPO para FALAR sem ter pressa nenhuma. TEMPO para perguntar como a sua esposa está, como está a vida dela…

V – AMAR É TOCAR NA PESSOA AMADA

Um estudo conduzido pelo pesquisador americano P. H. Prescott entre 49 povos de sociedades não-industriais, com características muito semelhantes, sugere que a privação do toque, do contato e dos movimentos corporais são as causas básicas de vários distúrbios emocionais, incluindo comportamentos depressivos e autistas, hiperatividade, aberração sexual, uso abusivo de drogas, violência e agressão.

Uma criança que não recebe regularmente o TOQUE, desenvolve várias enfermidades da alma e também físicas.

O TOQUE melhora a qualidade do SONO, reduzindo o stress, as dores etc…

Qual é o CASAMENTO que sobrevive sem o TOQUE? Qual é o AMOR que sobrevive sem o TOQUE?

JESUS EM MARCOS 10:13-16 fez questão de TOCAR NAS CRIANÇAS, DE ABRAÇÁ-LAS E ABENÇOÁ-LAS, impondo-lhes as mãos! (V.16 “E tomando-as nos BRAÇOS e IMPONDO-LHES AS MÃOS, as abençoava”)!

TOCAR COM CARINHO…!!! Isso faz com o que o CÕNJUGE SE SINTA AMADO…!!!

VI – AMAR É FAZER SEXO COM AMOR

I COR 7:1-9

Fazer SEXO sem AMOR, FAZER SEXO SEM QUE AMBOS não estejam dispostos é ESTUPRO e estupro é crime!

Um CASAL NORMAL faz sexo até 3 vezes por semana. Na menopausa, exige-se um cuidado maior por parte do marido para com a esposa, pois existe toda uma situação hormonal que precisa ser respeitada. Sexo nos dias da menstruação também não é recomendado.

SEXO tem que ser feito com AMOR e se é com AMOR, então “o amor é paciente… não se conduz inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses, não se exaspera… não se alegra com a injustiça…”! A IDEIA NO SEXO COM AMOR É SATISFAZER O CÔNJUGE… você está ali para satisfazer o seu cônjuge e em contra-partida, você será satisfeito…! Sexo onde só um se satisfaz é como se tivesse “contratado uma profissional do sexo”…!!!

 

CONCLUSÃO: O AMOR JAMAIS ACABA!

 

Aps. Wagner Tenório de Almeida & Eunice Barbosa de Almeida

Clique Aqui Para Fazer Download AMAR É....pdf