Eu amo minha Igreja5

Eu Amo A Minha Igreja

Efésios 5:1-2, 22-32

A IGREJA, mais do que nunca, está precisando SER AMADA! Por enquanto, ela tem sido muito explorada, negociada, vendida, comprada, abandonada, desrespeitada, traída, roubada, mas amada tem sido muito pouco e por poucos na sociedade em que vivemos.

PAULO aqui destaca que “Grande é este MISTÉRIO, mas eu me refiro a CRISTO e á IGREJA” (V.32). Que MISTÈRIO é esse? – MISTÉRIO no N.T. não é ESCONDER, mas REVELAR… É como Apocalipse que não é esconder, mas revelar… Quando se fala em Mistério na Bíblia, é exatamente o contrário do que pensamos, não é algo escondido que está sendo descoberto, mas algo que está sendo REVELADO, PROPAGADO, DIVULGADO para que todos conheçam. PAULO então está ensinando que CRISTO AMOU A IGREJA E NÓS também devemos AMAR A IGREJA, assim como UM ESPOSO AMA A SUA ESPOSA E POR UM MISTÉRIO, ACABAM SE TORNANDO, AMBOS, UMA SÓ CARNE.

I – QUEM AMA A SUA IGREJA, DEVE AMAR A SI MESMO – V.28-30

“Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja;30 porque somos membros do seu corpo”.

 

Para que possamos estender o nosso AMOR para quem quer que seja, ANTES TEMOS QUE JÁ TER APRENDIDO AMAR, NOS AMANDO. Você não pode dar aquilo que não tem!

E AMAR-SE a si mesmo, ISSO É RESULTADO DE UMA CURA NA ALMA! Precisamos estar resolvidos em nossa alma, sabendo quem nós somos, e nos aceitando assim como nós somos. Quem não se ACEITA, NÃO SE AMA! Enquanto a gente não estiver resolvido com a gente mesmo, não conseguiremos resolver outras questões de relacionamentos…

AMAR A IGREJA NÃO É FÁCIL! A Igreja somos TODOS NÓS, a igreja é composta de uma variedade de pessoas com os mais diversos temperamentos, comportamentos, origens, heranças espirituais e materiais…São pessoas que COMETEM ERROS, assim como nós também erramos… Não somos perfeitos!

Tem gente que não consegue conviver com seus próprios erros, não se perdoam, mesmo que Jesus já os tenha perdoado. E por não se perdoar, não consegue se AMAR e por não se AMAR, também não AMA NINGUÉM, muito menos a Igreja.

Precisamos ENSINAR AS PESSOAS A AMAREM A SI MESMAS para depois AMAREM A IGREJA!

QUEM AMA A IGREJA não EXPLORA A IGREJA. Exploramos a Igreja quando só queremos NOS SERVIR DELA, mas não SERVIMOS A ELA! Tem pessoas que por não amarem a sua Igreja, MUDAM DE IGREJA, ao invés de mudarem de comportamento. Esperam que a IGREJA resolva seus problemas matrimoniais, financeiros, de prosperidade, saúde… querem receber alimento espiritual, ouvir uma boa pregação, um bom louvor, MAS NÃO QUEREM SERVIR A IGREJA (Não contribuem, não trabalham na Igreja, não trazem convidados, não é fiel a sua igreja…)!

HOJE IGREJA VIROU UM GRANDE FEAST-FOOD… Igrejas promovem EVENTOS com cantores famosos, pregadores famosos, verdadeiros artistas… e aí, os CONSUMIDORES saem de igreja em igreja, visitam aqui e acolá, participa de uma campanha ali, de outro acolá… MAS NÃO QUEREM COMPROMISSO COM A SUA IGREJA! QUEM AMA QUER SIM COMPROMISSO, mas quem não AMA SÓ QUER FICAR…!!!

II – QUEM AMA A SUA IGREJA, DEVE TAMBÉM AMAR A SUA FAMÍLIA – V.25 E 28

     Falei um dia desses com um líder e disse pra ele: Ora, se esse discípulo NÃO RESPEITA E NEM OBEDE AOS PRÓPRIOS PAIS, você acha que ele vai te obedecer? Ora, se ele não ama a seu pai, sua mãe, sua família, como vai amar o seu líder e como vai amar a Igreja?

Se queremos que as pessoas AMEM A IGREJA, precisamos antes ensiná-las a AMAR AS SUAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS!

Tem MARIDO QUE NÃO AMA A FAMÍLIA, A ESPOSA… como vai amar a Igreja? Quem marido que adultera, traindo a confiança da própria esposa, como vai ser FIEL A IGREJA?

A ANALOGIA que PAULO usa aqui é em relação ao CASAMENTO, CRISTO E A IGREJA. EFESIOS 5:25 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”; V.28-30 “Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja;30 porque somos membros do seu corpo.

 

É DEVER, OBRIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO MARIDO “Proteger, cuidar, amparar, amar, alimentar, manter, suprir a sua FAMILIA de todo o bem; É responsabilidade do MARIDO como CABEÇA DA FAMÌLIA, responsabilizar-se pela família em todos os sentidos… – AGORA, VAMOS LEVAR ISSO PARA A IGREJA: É responsabilidade do MEMBRO, DISCIPULO DA IGREJA cuidar da sua Igreja, trabalhar por ela, sustentá-la, SER FIEL, ZELAR POR ELA… –QUANDO JESUS NOS PLANTOU NA IGREJA, FOI PARA QUE A GENTE CUIDASSE E AMASSE A NOSSA IGREJA.

Esse AMOR para com a família deve ser também com a IGREJA, essa grande família, por isso precisamos CUIDAR DE TODOS QUE INTEGRAM A IGREJA, na medida do possível. Queremos ver TODOS FELIZES, ALEGRES, PROSPERANDO, COM SAUDE, EM PAZ, DANDO SEMPRE UM BOM TESTEMUNHO, ZELANDO PELO BOM NOME DA IGREJA…!!! ISSO É AMAR A IGREJA!!!

 

III – QUEM AMA A SUA IGREJA, DEVE VIVER PARA A SUA IGREJA –V.25-27 “…como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra,27para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”!

 

Para JESUS, quando Ele alistava os seus discípulos era PARA TODA A VIDA E ENTREGAR A VIDA TODA. Para PEDRO, o convite foi, “larga essas redes e esses barcos e eu vou te fazer pescador de homens”. Para MATEUS, o cobrador de impostos, o convite foi: Larga tudo e vem! AO JOVEM RICO, Jesus disse: vende os teus bens, dá aos pobres… vem e segue-me! (Mat 19:21).

PEDRO perguntou a Jesus: E nós que deixamos TUDO para te seguir, o que será de nós? – Todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, RECEBERÁ MUITAS VEZES MAIS E HERDARÁ A VIDA ETERNA! (MAT 19:29)!

A FAMILIA DE JESUS – MAT 12:46-50 “…Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe”!

PARA JESUS, IGREJA DEVERIA SER TRATADA ASSIM, COM UM ENVOLVIMENTO TOTAL DE VIDA.

Ou você VIVE IGREJA, ou então você logo a DEIXA! OU ela passa a ser o CENTRO DA SUA VIDA, ou então, você logo a abandonará!

A NOSSA VIDA tem que GIRAR EM TORNO DA IGREJA. Tudo que a gente fizer tem que ser PENSANDO EM COMO A IGREJA PODERÁ SER BENEFICIADA NISSO. Se vai arrumar um emprego, TEM QUE PERGUNTAR: VAI ME AJUDAR NA IGREJA?

A NOSSA CONCEPÇÃO DE MUNDO ACABA SENDO ASSIM: Existe o MUNDO E A IGREJA. Ou você está no MUNDO ou na Igreja. Ou você é do MUNDO ou é da IGREJA! – É ASSIM QUE A BÍBLIA NOS ENSINA SER: I JOÃO 2:15-17 “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

 

AS NOSSAS AMIZADES TEM QUE SER VOLTADAS PARA A IGREJA. Precisamos fazer amigos no MUNDO para traze-los para a Igreja… E NUNCA, fazer amigos no MUNDO para eles nos influenciar e nos levar para o MUNDO.

 

CONCLUSÃO: Quem AMA A SUA IGREJA, está sempre atento, preocupado, trabalhando e torcendo pela vitória da sua Igreja. Quem ama a sua igreja JAMAIS ABANDONA A SUA IGREJA, NEM A TROCA POR OUTRA! (Imagine o marido dizer que ama a esposa, mas vai embora com outra…)!

Quem AMA A SUA IGREJA INVESTE NA SUA IGREJA: TEMPO, TRABALHO, ORAÇÃO, DINHEIRO, PREOCUPAÇÃO…!

Ninguém consegue AMAR A SUA IGREJA sem ANTES AMAR A CRISTO! QUEM AMA A SUA IGREJA, AMA A CRISTO! E a cada dia que passa, a gente AMA MAIS AINDA A CRISTO E A NOSSA IGREJA!

   A GENTE APRENDE A AMAR A NOSSA IGREJA, MAS PARA ISSO PRECISAMOS QUERER AMÁ-LA!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

Clique Aqui Para Fazer Download - EU AMO A MINHA IGREJA.pdf

Você-é-do-tamanho-dos-seus-sonhos

Alcance o seu Sonho

I COR 9:24-27

          Todos nós queremos ter sucesso na vida. Todos queremos ser felizes, mas a gente não sabe como. Precisamos de alguém para nos ensinar a vencer na vida. Muitos quando falam em vencer na vida, pensam logo em GANHAR MUITO R$. Outros nem sabem o que é FELICIDADE. Talvez até muitos são felizes e nem sabiam disso, só se dão conta que eram felizes quando perdem o que possuíam. Muitos confundem felicidade com dinheiro. Felicidade vai muito além de ter dinheiro ou ganhar dinheiro. Tem muitos pobres que só pensam em ganhar dinheiro e acham até que a felicidade está em ter muito dinheiro. FELICIDADE tem a ver com sentir-se realizado na vida! Estar satisfeito com aquilo que possui! Sucesso vai muito além de questões financeiras. Sucesso é CUMPRIR, REALIZAR INTEGRALMENTE A VONTADE DE DEUS. SER AQUILO QUE DEUS PLANEJOU QUE FÔSSEMOS.

No padrão humano, olharíamos para PAULO quando ainda era SAULO e diríamos: Eis uma pessoa feliz! Eis um homem de sucesso! Pois ele é cidadão romano, tem R$, tem alta patente no exército romano. Então ele é O CARA. Mas ele só se sentiu REALIZADO E FELIZ quando perdeu TUDO, passou a ser perseguido e vivia de cadeia em cadeia, até morrer cerrado ao MEIO! E ele mesmo declara quando já estava de idade avançada: COMBATI O BOM COMBATE. ENCERREEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ E DESDE JÁ A COROA ME ESTÁ RESERVADA! GANHEI A COROA! VENCI! Fui condecorado!!! (II TIM 4:6-8)!!!

PAULO usa a figura de um ATLETA PARA NOS ENSINAR SOBRE A CONQUISTA DO NOSSO SONHO e aí sim sermos felizes!

I – DEFINA A SUA META

Tudo começa aqui! Precisamos saber o que queremos. Você já sabe o que quer ser na vida? – Empresário ou empregado? – Funcionário Público, Político, Juiz, Desembargador, Ministro? – Professor, Advogado, Arquiteto, Engenheiro, Administrador…? – O que você quer ser quando crescer?

Tem gente que passa a vida inteira e não sabe o que quer ser na vida! E assim, só perde tempo. Tem profissionais ganhando R$ só para descobrir a profissão que mais satisfaz ao seu cliente. Quando você já sabe o que quer ser logo na infância, já está mais perto da sua conquista.

DEUS que nos fez, Ele saber. Pergunte a Ele! Ele já nos fez com a nossa personalidade voltada para uma determinada área de atuação. Ele já nos fez com um biótipo que se encaixa em determinada profissão. ILUST.: Garrinha nasceu com as pernas muito tortas e soube usar muito bem isso na sua profissão… – Tem gente de baixa estatura querendo ser jogador de basquete. Pode até conseguir, mas não seria muito mais fácil se tentasse outra coisa? – ILUST.: QUANDO DEUS CRIOU JEREMIAS, Ele já sabia o que queria com Jeremias… – JER 1:5 “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci e antes que saísse da madre, te consagrei e te constituí profeta ás nações”!

Definiu a sua meta, o seu sonho de vida, quem você quer ser? – AGORA VAMOS ALCANÇAR O NOSSO SONHO!

II – ALCANCE A SUA META

ALCANÇAR = KATALAMBANO = Obter, dominar, alcançar, tornar próprio, tomar para si, apoderar-se, CAPTURAR COM A MENTE, ENTENDER, PERCEBER…

O nosso SONHO PRECISA SER TRANSFERIDO, DISTRIBUIDO, REPARTIDO EM METAS. E para isso, KATALAMBANO, isto é, CAPTURE COM A MENTE. Deus nos fez seres inteligentes. Não existe ninguém BURRO. Há uma VARIEDADE ENORME DE INTELIGENCIAS, desde inteligência MOTORA, EMOCIONAL, ARTÍSTICA etc…  DESCUBRA A SUA E ESTABELEÇA A SUA META DE VIDA…!!! EM QUANTOS ANOS VOCÊ DESEJA CONQUISTAR? – “Eu ainda não alcancei o meu SONHO, mas estou feliz pois sei que eu estou no caminho certo”!

PAULO tinha METAS E ESTARTÉGIAS de conquista definidas. Ele RECEBEU A MISSÃO DE GANHAR O MUNDO PARA JESUS! Então, ele dividiu o MUNDO DA ÉPOCA EM PARTES e saiu EM SUAS FAMOSAS VIAGENS MISSIONÁRIAS ao redor do mundo… foi preso e apelou para CÉSAR  e aí, o próprio GOVERNO cuidou de transportá-lo pelo mundo até ROMA, o centro do PODER, O CENTRO DO MUNDO!!!

2.1 – CORRA ATRÁS DA SUA META

TREXONTES = CORRER = esforçar-se, tentar duramente, gastar energia em executar ou realizar algo. Na literatura GREGA, “incursão em risco extremo que requer o uso de todas as habilidades para alcançar a vitória”!

2.2 – CORRA RISCO PELA SUA META

Quantos RISCOS DE VIDA PAULO passou para conquistar o seu sonho, a sua META? – Ele ao defender-se na sua 2ª Carta aos Corintios nos diz: II COR 11:23-30!

2.3 – CORRA FOCADO NA SUA META

PAULO não perdia tempo com nada que pudesse atrapalhar a sua conquista! – Ele usa a FIGURA DE UM BOAXEADOR – I COR 9:26 “.. não como INDECISO… não como BATENDO NO AR…”! NÃO SEM META ( ADELOS = não manifesto, de forma incerta, indistinto, obscuro… BATENDO NO AR, OU SEM META), isto é, NÃO COMO INDECISO! – AQUI TEMOS A FIGURA DE UM BOAXEADOR que dá SOCOS E ERRA O ADVERSÁRIO… logo se cansa… e exausto, perde a luta.

III- DISCIPLINE-SE PARA CONQUISTAR A SUA META

I COR 9:27 “… SUBJUGO/ESMURRO o meu corpo… e o REDUZO Á SERVIDÃO/SUBMISSÃO…”!

HUPOPIAZÔ = espancar, bater, esmurrar, disciplina pelo sofrimento, tratar rudemente!

I COR 9:25 “E todo aquele que LUTA, exerce DOMÍNIO PRÓPRIO em todas as coisas…”!

EGKRATEUETAI = DISCIPLINA, controlar-se, auto-domínio, “IMAGEM DERIVADA DE ATLETA que ao preparar-se para os jogos, abstem-se de COMIDA, BEBIDA…!!!

DISCIPLINA fala de LIDERAR A SI MESMO.

ILUST.: Livro INTELIGENCIA EMOCIONAL  de DANIEL GOLEMAN, ele fala de uma experiência na Universidade com várias crianças que foram colocadas numa sala com uma mesa cheia de bombons e disseram: NÃO COMAM. Quem não comer agora, ganhará muito mais depois. – DOS que comeram, depois de 20 anos, nenhum alcançou êxito na vida… E dos poucos que não comeram, todos se deram bem na vida, conquistaram os seus sonhos…!!!

PRECISAMOS DESSE FRUTO DO ESPIRITO: DOMINIO PRÓPRIO. Precisamos sermos DISCIPLINADOS… !!!

CONCLUSÃO: Esse texto eu apliquei até agora para falar de VENCER NA VIDA, DE CONQUISTAR NOSSOS SONHOS, Mas ELE FOI SÓ UMA METÁFORA. O QUE PAULO quis falar aqui foi sobre VIDA ESPIRITUAL, sobre FAZER A VONTADE DE DEUS E VENCER, SOBRE A NOSSA SALVAÇÃO! Quem perseverar na sua fé, vai CONQUISTAR, VAI RECEBER A “COROA INCORRUPTÍVEL”… I COR 9:25 e 27… NÃO VENHA A FICAR REPROVADO!

O importante na vida não é como você começa, mas como você termina! PAULO terminou bem, apesar de ter começado MAL…!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

Clique Aqui Para Fazer Download - ALCANCE O SEU SONHO.pdf