imagem_somos

Deixe A Sua Igreja Crescer

Efésios 4:11-16

 

Continuo minhas pesquisas sobre o crescimento de Igreja… e também continuo acreditando que nós mesmos não conseguiremos nunca fazer a nossa igreja crescer, mas só mesmo DEUS pode fazer isso, pois a Igreja é dEle (I Cor 3:6-7 “… o crescimento vem de Deus… nem o que planta, nem o que rega é alguma coisa, mas DEUS que dá o crescimento…”; ATOS 2:47”… e acrescentava o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos…”!

Nós não podemos FAZER A IGREJA CRESCER, mas PODEMOS ATRAPALHAR O CRESCIMENTO DELA. Então, vamos meditar hoje sobre como não atrapalhar o crescimento… DEIXE A IGREJA CRESCER!

PAULO fala aqui em EFESIOS 4 sobre a estrutura da Igreja com os 5 DONS, fala de crescimento, de maturidade, de aperfeiçoamento, da estatura da plenitude de Cristo, de que não devemos mais ser meninos, fala da Igreja como um corpo bem ajustado, ligado, alinhado que CRESCE! Então, vamos deixar DEUS nos ensinar hoje sobre crescimento da Igreja…!

 

I – PARA A IGREJA CRESCER ELA PRECISA PREPARAR/APERFEIÇOAR OS SANTOS

EFES 4:12 “… com vistas ao APERFEIÇOAMENTO dos santos (PREPARAR OS SANTOS – NVI)…”! – KATARTISMON (aperfeiçoar, preparar) = corrigir ossos que foram quebrados.

Ilust.: Alguém aqui já quebrou algum osso? – Graças a Deus que nunca… mas ouvi que DOI… e o médico tem que colocar no lugar, tem que UNIR as partes quebradas, para depois engessar… Tem situações que usam ferros para puxar para o lugar e o organismo vai trabalhar na produção de substâncias que vão colar o osso…! E se o osso não for UNIDO perfeitamente, vai ficar uma anomalia quando o osso colar e em algumas situações, aquela parte do corpo nunca mais será a mesma… !

Precisamos trabalhar na CURA dos SANTOS, senão eles nunca vao se UNIR direito e se esses ossos não COLAREM PERFEITAMENTE, o CORPO não vai funcionar bem!

DEUS pode fazer esse milagre! Assim como Ele fez no VALE DE OSSOS SECOS, quando o Profeta Ezequiel recebeu o comando para profetizar aos ossos secos e depois dessa PALAVRA PROFÉTICA, os ossos foram se juntando e formou-se um grande e poderoso exército!!! – Assim será na sua Igreja…!!!

Precisamos DISCIPULAR INDIVIDUALMENTE CADA SANTO “para o desempenho do seu serviço”! Precisamos dizer o que cada um tem que fazer de forma muito CLARA e inclusive estabelecer METAS para cada um dos santos, senão eles não vao produzir…

 

II – PARA A IGREJA CRESCER ELA PRECISA SER EDIFICADA PEDRA SOBRE PEDRA

EFES 4:12 “… para EDIFICAÇÃO do corpo de Cristo”! Aqui temos uma METÁFORA de PAULO que compara a Igreja, corpo vivo de Cristo, daí a palavra GREGA OIKODOMEN (fala do desenvolvimento de um organismo vivo), a uma CONSTRUÇÃO DE UMA CASA (OIKOS).

Ilust.: Como é que se constrói uma casa? Naquela época se construía em Jerusalém com PEDRAS, era pedra sobre pedra. I PEDRO 2:4-8 nos fala dessa CONSTRUÇÃO: “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,

5  Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

6  Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

7  E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

8  E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

Destaco no texto falando sobre essa EDIFICAÇÃO a PEDRA ANGULAR, CRISTO! Não adianta a gente querer CONSTRUIR, EDIFICAR A IGREJA colocando fundamento HUMANO, ainda que de muita sabedoria, não resolve a gente apelar para métodos mirabolantes visando o crescimento, nem resolve revelação sobrenatural de anjo, arcanjo… IGREJA PARA CRESCER PRECISA DE JESUS! Tem que ser JESUS no SERMÃO, no alimento, na doutrina, nos relacionamentos… é CLAMAR POR JESUS DIA E NOITE. É manter os PRINCÍPIOS DE CRISTO na liderança e governo da Igreja.

EM I COR 3:10-15 “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11  Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

12  E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

13  A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

14  Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

15  Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

 

 

Para edificar a IGREJA é preciso colocarmos PEDRA SOBRE PEDRA, é ver o que PAULO está nos ensinando e nos revelando aqui em EFESIOS quando ele fala dos 5 MINISTÉRIOS OU DONS OU CHAMADOS ESPECÍFICOS.

A IGREJA precisa da PEDRA chamada APOSTOLO, da PEDRA chamada PROFETA, da pedra chamada EVANGELISTA, PASTORES E MESTRES… CADA UM TEM A SUA FUNÇÃO. Não adianta a gente MUDAR isso que não vai funcionar direito… (AINDA QUE tenha igreja que cresça sem reconhecer esses DONS, mas eles estão lá presentes, ainda que debaixo do REBOCO da Obra…).

Essa EDIFICAÇÃO nos lembra aquele JOGO INFANTIL de torres que a gente vai construindo e quando chega lá no TOPO, uma peça não se encaixou e aí, desmorona tudo.. A IGREJA precisa ser EDIFICADA com APÓSTOLOS, PROFETAS, EVANGELISTAS, PASTORES E MESTRES… é como uma MÃO E SEUS 5 DEDOS: O INDICADOR é o PROFETA…; O dedo MAIOR é o do EVANGELISTA que vai longe…; O dedo anelar é o do PASTOR que firma alianças e cuida das ovelhas…; o dedo MÍNIMO é o do MESTRE que alcança lugares mais difíceis, alcança até os ouvidos; E o DEDão É O do APÓSTOLO que TOCA TODOS OS DEMAIS DEDOS DA MÃO… que orienta a todos, organiza e os faz trabalhar em equipe.

Tá faltando APÓSTOLO na sua Igreja? Tá faltando Profeta? Evangelista? Pastor? Mestre? – SE você for o PASTOR DA IGREJA, então se prepare para só chegar até no máximo 200 PESSOAS. Agora, quer passar de 200, então seja um LÍDER, mas se você quer EDIFICAR UM MINISTÉRIO sem limites, então seja APÓSTOLO ou busque um para te ajudar…!

 

  III – PARA A IGREJA PODER CRESCER, ELA PRECISA ESTAR LIGADA E ALINHADA

Efésios 4:15-16 “… cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, CRISTO, de quem todo o corpo, BEM AJUSTADO E CONSOLIDADO pelo auxílio de toda JUNTA…”!

Isso nos fala de ORGANIZAÇÃO. Precisamos organizar em tudo a Igreja. Desde a sua contabilidade e documentação, até o rol de discípulos, gerações, finanças etc. Cada 12 precisa ter o seu ALVO do ano e ter relatórios que o orientem e o informe da sua situação.

BEM AJUSTADO = SUNARMOLOGEO: montar, colocar junto os diversos componentes; partes de uma construção.

CONSOLIDADO (SUMBIBAZO = unir ou ligar; unir na própria mente; reunir).

JUNTA = APHE: junta, ligamento, conexão, contato; Seria como terminais nervosos por onde passam as mensagens para o cérebro.

ILUST.: É como um quebra-cabeça gigante ou como a MONTAGEM DE UM grande batalhão onde os soldados precisam formar pelotões e marchar unidos, juntos!

A IDEIA é COLOCAR a IGREJA EM LINHA, enfileirada, peça por peça conectada e isso exige o ALINHAMENTO GERAL DOS SOLDADOS! Ilust.: PAULO falando a Igreja em Tessalônica (I TES 5:14), ele diz que os irmãos, os LÍDERES precisavam COLOCAR EM LINHA os DESALINHADOS, INSUBMISSOS “Exortamo-vos irmãos a que admoesteis (NOUTETESIS) os INSUBMISSOS (ATAKTOUS = insubordinados, desordenados). ILUST.: Imaginemos um pelotão formado num grande pátio e o general passa em revista e aí, encontra um soldado fora da linha, fora de forma, o que ele precisa fazer com esse DESORDENADO/DESALINHADO? É exatamente isso que PAULO está falando aos Tessalonicenses e é também isso que a Igreja precisa fazer: ALINHAR OS DESALINHADOS! – Fazer isso com um discípulo é fácil, agora fazer isso com o pastor da Igreja…?

ALINHAR A IGREJA É COLOCÁ-LA debaixo do comando do GENERAL e esse GENERAL é CRISTO! E pela ordem de comando, JESUS colocou primeiro os APÓSTOLOS. E como apóstolos, precisamos ANDAR ALINHADOS senão não conquistaremos, as nossas igrejas não conquistam!

POR QUE MUITOS NÃO SE ALINHAM? 1- ORGULHO… não quer se submeter a uma liderança…; 2- DESEJO DE ANDAR SÓ: Prov 18:1; 3- NÃO DESEJA SERVIR, mas só ser servido!; 4- NÃO quer COMPROMISSO: compromisso exige FREQUÊNCIA REGULAR, CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA, PRESTAR CONTAS. – AGORA APLIQUEMOS ISSO AOS PASTORES que querem andar sem se ALINHAR no exército…!!!

POR QUE SE ALINHAR? 1- Porque é BÍBLICO; 2- Porque eu quero ver o REINO DE DEUS AVANÇAR e a minha igreja crescer; 3- Porque eu PRECISO DE COBERTURA ESPIRITUAL (Apóstolos são cobertura e apóstolo também precisa de apóstolo que seja a sua cobertura espiritual…); 4- Porque eu preciso ser DISCIPULADO (precisamos que alguém nos acompanhe, nos estimule, nos empurre pra frente…)!!!

Essa EDIFICAÇÃO, esse COLOCAR PEDRA SOBRE PEDRA, PRECISA SER ALINHADA. Tem que PRIMEIRO COLOCAR A PEDRA ANGULAR QUE É CRISTO e por ela será estabelecido o ALINHAMENTO, senão vai sair tudo torto e depois CAI.

ALINHE-SE JÁ! ALINHE A SUA IGREJA! ALINHE OS SEUS SANTOS!

 

CONCLUSÃO: Fazendo assim, a IGREJA “efetua o seu próprio crescimento e edificação (Ef 4:16)!

Realmente não existe FÓRMULA MÁGICA para o crescimento da Igreja. Não existe CAMINHO FÁCIL… Tem que ser um trabalho árduo de pedra sobre pedra, demorado muitas vezes, pois temos que POLIR AS PEDRAS, AJUSTÁ-LAS NO TAMANHO CERTO… Mas no final ela vai crescer…!!!

ap. Wagner Tenório de Almeida

  Clique Aqui Para Fazer Download - DEIXE A SUA IGREJA CRESCER.pdf