opostos-extremos-wallpaper

O Ano da Mudança de Sorte!

ESTER 9:20-22

          Meu Deus como o tempo passa rápido… Diz o SALMISTA (Salmo 90): Pois todos os nossos dias se passam na tua ira, acabam-se os nossos anos como um BREVE PENSAMENTO… porque TUDO PASSA RAPIDAMENTE E NÓS VOAMOS!

Estamos edificando uma IGREJA PARA A ETERNIDADE… Estamos edificando uma IGREJA para a GERAÇÃO SEGUINTE… Olhe aí as crianças, como estão crescendo… Elas estão sendo treinadas por nós para assumirem este Ministério…!

Essa Nova Geração dará continuidade a MISSÃO (FAZER DISCÍPULOS QUE SEJAM LÍDERES) E A VISÃO do MIBA: “Ser modelo e referência de Igreja, fazer de cada discípulo um líder de influência, transformando a nossa cidade por meio de um avivamento espiritual”!

Temos trabalho na MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS… temos hoje vários testemunhos… Mas a principal vida que nós temos MUDADO tem sido a nossa própria vida…

Temos trabalhado na MUDANÇA DE SORTE em nossas vidas e na vida dos nossos discípulos… Queremos ver todos mudando para melhor, prosperando, sonhando alto e conquistando seus sonhos… – II CRONICAS 20:20 “CREDE NO SENHOR VOSSO DEUS E ESTAREIS SEGUROS; CREDE NOS SEUS PROFETAS E PROSPERAREIS”!

Eu CREIO NA SUA MUDANÇA DE SORTE…!!! E eu declaro essa bênção sobre a sua vida…!!!

Mas para que A NOSSA SORTE MUDE, PRECISAMOS:

I – CRER NOS DECRETOS DIVINOS PARA AS NOSSAS VIDAS

Ester 3:13 “Enviaram-se as cartas por intermédio dos CORREIOS, a todas as províncias do rei, para que se DESTRUISSEM, MATASSEM E ANIQUILASSEM DE VEZ a todos os judeus, moços e velhos, crianças e mulheres, em um só dia, NO DIA 13… e que lhe saqueassem os bens”!

  1. – OS NOSSOS GOVERNANTES, OS REIS DA TERRA, OS PODEROSOS DA TERRA, ELES NÃO PODEM MAIS DO QUE DEUS:
  2. – OS GOVERNANTES, OS REIS DA TERRA, ELES NÃO SÃO DEUS: Daniel e seus companheiros enfrentaram o Rei e deixaram claro para todos que eles não são deuses…!!!

 

    1. – OS GOVERNANTES, OS REIS DA TERRA, NÃO SÃO ELES QUE NOS SUSTENTAM: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Deust 8:3);

A Visão, o entendimento de MARDOQUEU estava corretíssimo. Quando ele falou com ESTER ele disse: “Porque se de todo te calares agora, DE OUTRA PARTE SE LEVANTARÁ PARA OS JUDEUS SOCORRO E LIVRAMENTO…” (Ester 4:14)!

Quem rege, governa e domina a minha vida é Deus! Não devemos viver debaixo de decretos de um governo ímpio… mas devemos sim viver e crer nos decretos de Deus para as nossas vidas…!!!

II – PRECISAMOS TER SABEDORIA PARA USAR OS DONS QUE DEUS NOS DEU

ESTER 2:2, 4-7 e 17

Quando Deus nos criou, Ele nos fez de tal maneira que cada detalhe nosso, a nossa aparência, a cor da pele, o cabelo… tudo faz parte de um plano muito bem elaborado… tudo para contribuir com o nosso sucesso na vida, para o nosso êxito. Se isso ainda não aconteceu, então, prepare-se, POIS ESTE SERÁ O ANO DA SUA MUDANÇA DE SORTE!!!

INFELIZMENTE, muitos, por não saberem disso, LEVAM A VIDA RECLAMANDO da sua aparência, do seu cabelo, dos seus olhos, da sua falta de inteligência, da sua FALTA DE SORTE…  E Deus, ouvindo toda essa murmuração, lamenta que assim só atraímos MALDIÇÃO E PERDEMOS TEMPO…!!!

Ilust.: Tudo na VIDA DE DAVI fazia parte de um plano muito bem arquitetado por Deus para leva-lo ao trono, DESDE O SEU TRABALHO COM AS OVELHAS NO DESERTO, A SUA LUTA contra Leão e Urso, contra GOLIAS… até o DEMÔNIO NA VIDA DE SAUL… Tudo concorre para o bem daqueles que ama a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito… (Romanos 8:28)!!!

MUITOS RECLAMAM DO SEU TRABALHO, DO SEU EMPREGO… ao invés de AGRADECER E APROVEITAR A OPORTUNIDADE… – Ainda que pareça ser um PEQUENO COMEÇO (Não despreze os pequenos começos…ZACARIAS 4:10)!

Ilust.: VEJAMOS O GRANDE REI DAVI… Você sabe onde ele começou? Você sabe de onde foi que DEUS o tirou? – SALMO 78:70-72 “Também escolheu Davi, seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas (de detrás das malhadas, detrás do curral, onde se jogavam as feses…), tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração e os dirigiu com mãos precavidas”!  

      Você acha que DAVI FOI PERFEITO? QUE ELE NUNCA ERROU?

Quantas vezes você já errou na vida? Tenho OBSERVADO QUE DEUS NÃO USA OS PERFEITOS… Ele só USA os estragados pela vida, pelo pecado, pela falta de sorte…    —-     POIS HOJE DEUS VAI MUDAR A SUA SORTE…!!!

III – SE QUEREMOS MUDAR A NOSSA SORTE, NÃO PODEMOS PERDER AS OPORTUNIDADES QUE A VIDA NOS OFERECE!

     Deus mudou a SORTE DE HADASSA e MUDOU A SORTE DE TODOS OS JUDEUS… Ele usou uma jovem, sem pai, sem mae, criada por um tio, EXILADA em terra estrangeira, HUMANAMENTE FALANDO, SEM CHANCE ALGUMA DE SUCESSO NA VIDA… ELA SE TORNA A RAINHA DAQUELE PAIS!

      Todos nós temos OPORTUNIDADES NA VIDA… Deus não deixa ninguém se oportunidade…

3.1 – TODOS NÓS TEMOS OPORTUNIDADES NA VIDA: Surgiu a oportunidade na vida de ESTER, quando VASTI se rebelou contra o Rei, e aí, ABRIU-SE UM CONCURSO DE BELEZA para todas as províncias… 127… uma grande concorrência… um Concurso difícil… depois de selecionada, ainda tinha UM ANO DE TRABALHO, COM BANHOS DE CREMES, OLEOS E ESPECIARIAS….  ESTER NÃO TEVE MEDE! ESTER FOI Á LUTA!!!

3.2 – TODOS NÓS PRECISAMOS APROVEITAR AS OPORTUNIDADES: Se perdemos as oportunidades, não podemos reclamar depois… Ilust.: Dizem que a oportunidade é cabeluda na frente e lisa nas costas… kkkk

3.3 – TODOS NÓS PODEMOS CRIAR OPORTUNIDADES: Precisamos estar NO LUGAR CERTO, NA HORA, CERTA, COM A PESSOA CERTA… E FAZER A COISA CERTA…

3.4 – PRECISAMOS DE CORAGEM PARA MUDAR A NOSSA SORTE:

ESTER 4:16 “… se PERECER, PERECI”!

CONCLUSÃO: CREIO SER PROFÉTICO ESTE TEMA… Deus quer mudar a nossa sorte… Deus quer mudar a sorte do MIBA… a sua sorte… da sua família….

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

 

Clique Aqui Para Fazer Download - O Ano da Mudança de Sorte.pdf

sabedoria2-Custom

Sabedoria

Hoje eu quero conversar/ministrar sobre a importância de adquirimos SABEDORIA para que possamos ter SUCESSO EM TODAS AS ÁREAS DA NOSSA VIDA! Deus quer que vençamos em tudo! Mas sem sabedoria não chegaremos a lugar nenhum!

JESUS NOS DISSE QUE deveríamos ser “PRUDENTES COMO AS SERPENTES E SIMPLES COMO AS POMBAS” (PRONIMOS = inteligente, sábio, prudente, atento aos próprios interesses; SIMPLES = AQUERAIOS = não misturado, puro como em vinhos ou metais, sem um misto de maldade) Mateus 10:16! Mas muitas vezes somos MAIS POMBAS do que SERPENTES!

Quero à luz da Bíblia, extrair alguns CONSELHOS que vão nos fazer sábios, alguns alertas que creio ser de Deus para as nossas vidas…!!!

 

I – CUIDADO COM AS COMPANHIAS – I COR 15:33

1.1    – As nossas companhias tem o PODER DE NOS SEDUZIR: Prov 1: 10-11 e 15;

1.2    – As Más companhias devem ser evitadas: Prov 4:14-17

1.3    – Escolha, selecione as suas COMPANHIAS: Prov 13:20

1.4    – Feliz é aquele que ANDA COM GENTE DE BEM, com pessoas que temem a DEUS: SALMO 1!

II – CUIDADO COM O DESCONTROLE, DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL

2.1 – O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL PODE NOS DEIXAR DE FORA DA TERRA PROMETIDA: Dominar-se, exercer o auto-controle, o domínio próprio é um FRUTO DO ESPÍRITO SANTO. Não é nada natural, mas sobrenatural. É um milagre de Jesus na vida do homem. E aquele que consegue dominar, liderar suas emoções, tem muita, mas muita chance de vencer na vida!

ILUST.: MOISÉS o homem MAIS MANSO da terra…(NUMEROS 12:3 “E era o homem Moises mui manso, mais do que TODOS OS HOMENS que havia sobre a terra…”), ficou de fora porque perdeu o controle e BATEU NA ROCHA para sair água, nas ÁGUAS DE MERIBÁ (NUMEROS 20:10-13).

2.2 – O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL NOS DEIXA VULNERÁVEIS Á AÇÃO DOS INIMIGOS: Prov 16:32; Quem tem que determinar como será o nosso dia não será aqueles que lidam com a gente, mas nós mesmos é que devemos exercer esse controle. Não podemos ficar à mercê das pessoas com quem lidamos, mas nós, como líderes, como aqueles que dominam o espírito, é que vamos determinar isso. Portanto, se somos recebidos com pedradas, nós é que decidimos o que vamos fazer com essas pedras… tacá-las de volta e nos descontrolar? Ou então, nos desviar delas e seguir em frente?

2.3 – O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL DENUNCIA O NOSSO NIVEL ESPIRITUAL – Em que nível espiritual você se encontra? Você tem se deixado controlar pelo Espírito Santo ou é a sua Carne que te domina? (Galatas 5:13-15, 16-17, 24-26)!

2.4- O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL DENUNCIA O NOSSO NÍVEL DE SABEDORIA E INTELIGÊNCIA: Prov 29:11; 20:3;

2.5 – O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL NOS LEVA A FAZER LOUCURAS: Prov 14:17

Livro “Inteligência Emocional – Daniel Goleman – Temos em nosso cérebro uma divisão que separa o homem inteligente, racional, do homem emocional… o que for liberado, dominará…!!!

 

III – CUIDADO COM O ADULTÉRIO – Prov 5, 6 e 7

Salomão descreve toda a armação, todo o laço da mulher/HOMEM TAMBÉM AGE ASSIM, para alcançar seu objetivo maligno: O Adultério! VEJAMOS PROV 7:10… “Eis que a mulher lhe sai ao encontro com VESTES DE PROSTITUTA e ASTUTA DE CORAÇÃO… É apaixonada e inquieta… não para os pés em casa… ESPREITANDO…  Já cobri de colchas a minha cama… já perfumei o meu leito com mirra… VEM, EMBRIAGUEMO-NOS COM AS DELÍCIAS DO AMOR…GOZEMOS AMORES… Porque o MEU MARIDO NÃO ESTÁ… E ELE NUM INSTANTE A SEGUE, COMO O BOI QUE VAI AO MATADOURO…!

Ilust.: Criaram um site de RELACIONAMENTOS ADÚLTEROS exclusivo para crentes… Uma Notícia esta semana: Haker invadiu site de relacionamentos e divulgou mais de 1 MILHÃO de usuários…!!!

3.1 – O Adultério começa como MEL e termina como FEL: Prov 5:3-4;

3.2 – O Adultério leva ao inferno: Prov 5:5/ I COR 6:9-11

3.3 – O Adultério leva a POBREZA E DESONRA, LAMENTO E VERGONHA: Prov 5:8-13;

3.4 – O Adultério é um ATO DE LOUCURA: Prov 6:32-33;

Salomão, no alto da sua experiência com 700 mulheres e 300 concubinas (I REIS 11:3), aconselhou: “Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes e pelas praças os ribeiros de água? Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa… POR QUE filho meu andarias CEGO pela estranha e abraçarias o peito de outra?” (PROV 5:15-20).

 

IV – CUIDADO COM A LÍNGUA, COM O QUE VOCÊ FALA

4.1 – Falar demais é sinal de tolice: Prov 10:19; 13:3; 17:27-28; 20:19; 21:23; 29:20 “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o INSENSATO do que para ele”!

4.2 – Precisamos de SABEDORIA NO USO DA NOSSA BOCA, DE TUDO O QUE FALAMOS: Prov 10:8 e 14; 10:13 11:13;

4.3 – NÃO DEVEMOS FALAR MAL DE NINGUÉM: Prov 10:18 e 11:9;

4.4 – FALAR PARA GERAR INTRIGA É ABOMINAÇÃO PARA DEUS: Prov 6:12-19; Prov 26:20-21; Prov 17:19 “O que ama a contenda, AMA O PECADO…”!

4.5 – FALAR MENTIRAS É ATRAIR MALDIÇÃO: Prov 12:22; 19:5 “A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa; V.9 “… e o que profere mentiras perece”!;

4.6 – FALAR REVELANDO A SUA ALMA, ATRAI PROBLEMAS: Prov 18:2, 6, 7; PROV 17:27-28 “Tem tem conhecimento é comedido no falar… Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”

4.7 – FALAR SEM PENSAR: Prov 15:28 “O coração do justo MEDITA O QUE HÁ DE RESPONDER…”; Prov 18:13 “Quem responde antes de ouvir, comete INSENSATEZ e passa vergonha”; Prov 20:25 “Laço é para o homemo dizer precipitadamente: É Santo; E só refletir depois de fazer o voto”!

DEUS NOS FEZ COM UM PODEROSO INSTRUMENTO QUE PODE nos FAZER FELIZES, ATRAIR AS BÊNÇÃOS DE DEUS, ABENÇOAR OS QUE ESTÃO AO NOSSO REDOR, NOS FAZER TER SUCESSO NA VIDA E ATÉ MESMO NOS LEVAR Á SALVAÇÃO: É A NOSSA FALA!

PROV 13:2 “Do fruto da boca o homem comerá o bem…; 18:20 “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”!

Prov 22:11 “O que ama a pureza do coração e é GRÁCIL no falar (SE EXPRESSA COM ELEGÂNCIA) terá por amigo o rei”!

EFÉSIOS 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade e assim, transmita graça aos que ouvem”!

 CONCLUSÃO:

A Nossa BOCA tem o pode de DECIDIR O NOSSO DESTINO ETERNO, ONDE VAMOS PASSAR A ETERNIDADE. Você sabia disso? ROMANOS 10:8-10 “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com a tua boca confessares Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

Clique Aqui Para Fazer Download - Sabedoria.pdf

 

551

Princípios Para Se Conquistar Uma Visão

Habacuque 2:1-5

        Estamos oficialmente completando 13 anos na Visão Celular M 12. 13 Anos que iniciamos legalmente e oficialmente na Visão… E ainda não atingimos aquela multidão que estamos sonhando…!!!

Ao longo dos anos, a gente tem aprendido a trabalhar a Visão. A gente vai aprendendo com os nossos erros, mas também aprendemos com o erro dos outros. Ao longo do tempo, já vimos muitos que começaram e começaram muito bem, animados, com alvos enormes, com muita disposição… Outros queriam trabalhar a Visão, mas não queriam largar a tradição… Outros queriam a Visão, mas não a manteve como prioridade… Outros entraram na Visão, mas a Visão não entrou neles… Teve pastor que queria a Visão misturada com OUTRAS VISÔES e aí só deu DI-VISÃO… Outros misturaram a Visão com outros MODELOS e não funcionou… Teve pastores que criaram a sua própria Visão, como quem estava reinventando a roda… E hoje, já não os vemos mais na Visão… Já mudaram de estratégia, de Visão, de Líder etc. Tudo isso tem que nos ensinar sobre como Viver essa Visão de Deus para nós, para os nossos ministérios!

Sabemos que Deus trabalha por Princípios! E a Visão não poderia ser diferente. Ela tem princípios. E em HABACUQUE a gente pode extrair alguns desses Princípios:

I – UMA VISÃO PRECISA DE ORAÇÃO – V.1

Tem alguma coisa no REINO ESPIRITUAL que funcione sem oração?

Quanto tempo a gente deve ORAR para ver a Visão ser conquistada? Quantas horas a gente ora por dia clamando a Deus pela Visão? – ILUST.: Um líder de Igreja em Células nos EUA foi até a Coréia e perguntou a Paul Yong Choo sobre o segredo da Visão: ORAÇÃO! E ele então lhe perguntou: Quantas tempo de oração? Ele respondeu: Eu ORO 4 horas por dia!

 

II- UMA VISÃO PRECISA DE DIVULGAÇÃO – V.2

Marketing! Divulgação! Fazer barulho! Estar na Mídia! Saber explorar essa era da informática, da comunicação, das Redes Sociais e tirar vantagem delas! Fazer com que elas nos ajudem a conquistar a Visão!

ILUST.: As Casas Bahia comprou Ponto Frio… sabe quanto eles investem em propagando? Ouvi que era 30% do seu faturamento!

III- UMA VISÃO PRECISA DE TEMPO PARA SE CONQUISTAR – V.3

Deus entregou uma Visão a Abraão em GEN 15 quando ele tinha 75 anos. Sabe com quantos anos essa Visão se cumpriu? 25 anos. GEN 21:5 … 100 anos!

Ecles 3:1 “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”!

O TEMPO é necessário para que a gente se prepare para a conquista, para a gente valorizar a conquista e não perde-la. O tempo é necessário para nos capacitar para a conquista…

TUDO que Deus fez precisou de TEMPO. Nada veio sem um tempo… até a criação do Universo teve um tempo: 6 Dias!

IV – UMA VISÃO PRECISA DE PERSEVERANÇA PARA JAMAIS DESISTIR – V.3

“… se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará”!

HEBREUS 10:35-39

Deus não trabalha com desistentes! Deus não gosta de quem desiste!

V – UMA VISÃO PRECISA DE HUMILDADE DO VISIONÁRIO – V.4-5

“Eis o SOBERBO! Sua alma não é reta nele…

“Assim como o vinho é ENGANOSO, tampouco permanece o arrogante… cuja GANANCIOSA BOCA…

Nós precisamos de AJUDA para conquistar a nossa Visão! E Deus levanta aqueles que vão nos ajudar… : 1º) Os primeiros são os de CASA; 2º), depois vem os DISCÍPULOS FIÉIS… ; 3º) depois vem os AMIGOS (“como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” – Prov 27:17)…; 4º) depois vem PASTORES/LÍDERES com quem nos aliançamos… NÓS PRECISAMOS ser humildes para nos aliançar e de CARÁTER para manter a aliança…; – SÓ OS SOBERBOS é que querem andar só… (PROV 18:1 “O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria”)!

 

VI – UMA VISÃO PRECISA DE FÉ – V.4

O que é FÉ?

Hebreus 11:1-6 e 13 “todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra”!

JOSUÉ conquistou ou não a VISÃO que Deus lhe deu? SIM! Mas não toda ela! JOSUE 13:1 “Era Josué porém já idoso, entrado em dias, e disse-lhe o Senhor: Já estás velho, entrado em dias, e ainda muitíssima terra ficou para se possuir”!

FÉ para CRER no milagre mesmo sem vê-lo… FÉ para CONFESSAR o milagre sem estar vivendo nele… FÉ para continuar trabalhando na certeza de que “o nosso trabalho não é vão no Senhor”!

CONCLUSÃO: UMA VISÃO precisa ser REPARTIDA em PARTES MENORES  e cada PARTE com um tempo definido… ALVOS DEFINIDOS… !!!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

 

Clique Aqui Para Fazer Download - PRINCÍPIOS PARA SE CONQUISTAR UMA VISÃO.pdf

Presente-para-o-dia-dos-pais-Confira10-dicas-para-agradar-o-seu-heroi-900x450

Dia Dos Pais, Dia Dos Heróis

Salmos 127: 3-5

Todo filho olha para os pais e dizem: Meu Herói! Quando crescem, descobrem que eles são mesmo uns heróis. Eles conseguiram vencer os desafios da vida e permanecem de pe. Eles conseguiram criar os filhos e dá o melhor para eles, mesmo enfrentando todas as dificuldades da vida. Eles são heróis porque não fugiram da responsabilidade de ser pai! E os filhos os consideram heróis, principalmente por isso. Hoje, o que mais vemos são PAIS sendo covardes para com a sua responsabilidade de ser pai. Pais abandonando seus filhos, separando-se e saindo de casa. Pais gerando filhos e fugindo da Pensão Alimentícia…!

Uma coisa que nós pais não podemos nos esquecer: OS NOSSOS FILHOS NAO PEDIRAM PARA NASCER! Mas também não podemos nos esquecer de que OS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR! (Não são nossos. Foram confiados a nós e devemos prestar contas deles a Deus!

Dentro das milhares e milhares de funções, atribuições e responsabilidades dos PAIS, quero destacar aqui as que eu diria ser das Principais: PAI COMO EDUCADOR; PAI COMO SACERDOTE; PAI COMO LÍDER!

 

I – O PAI COMO EDUCADOR

1.1 – PAI COMO UMA INFLUÊNCIA NA VIDA DOS FILHOS: Exemplo nos REIS DE ISRAEL: ASA fez o que era RETO (II CRON 14:2; II CRON 16:12 Asa caiu doente e não procurou a Deus, mas confiou nos médicos…); JOSAFÁ, filho de ASA, reinou II CRON 17:1-7; JEORÃO, seu filho, reinou e já não fez o que era reto… POR QUE? Porque casou com uma filha de ACABE – II CRON 21:6! UM MAU TESTEMUNHO ATRAVESSA GERAÇÕES! E UM MAU TESTEMUNHO pode eliminar um BOM EXEMPLO…!!!

1.2 –  PAIS em ISRAEL: DEUT 6:1-9 Deus ordenou aos PAIS que se tornassem EDUCADORES DOS SEUS FILHOS…!!!

Mas HOJE, OS PAIS NAO TEM TEMPO… : 14% NUNCA BRINCARAM COM OS FILHOS…; 22% BRINCAM REGULARMENTE…; O restante, NAO TEM TEMPO para os filhos…; 40% DOS PAIS JÁ ESPANCARAM seus filhos…;

AUSENCIA DOS PAIS NA VIDA DOS FILHOS PROVOCA: 1- DESAJUSTE emocional; 2- DESAJUSTES E DISTÚRBIOS SEXUAIS; 3- DESAJUSTES SOCIAIS: Violência; mal educado; desconhece a função e o papel do HOMEM na família…;

E OS PAIS PRESENTES QUE SÃO “ausentes”? Esses passam a mensagem de que os FILHOS NAO SÃO IMPORTANTES…!

 

II- PAI COMO LÍDER

2.1 – GIDEÃO/JERUBAAL péssimo exemplo como PAI-LÍDER (JUIZES 8:22-23 e 9:5). Não permitiu que seus filhos liderassem e assim provocou a morte de 70 deles… Abimeleque, seu filho, mata 70 irmãos. JOTÃO escapa… e depois de 3 anos, DEUS castiga Abimeleque e uma mulher joga uma pedra na cabeça dele e ele, ferido, manda soldado matá-lo…! NAO DEIXOU DESCENDÊNCIA para liderar…

2.1 – JOSUÉ 24:15. Eis um pai exemplar! Assumiu a LIDERANÇA da sua casa, da vida dos seus filhos. Chamou-os a OBEDECER E SEGUIR a decisão e a direção que ele estava tomando! Para os DE FORA, ESCOLHEI… Para os FILHOS, já ESCOLHI!

III- PAI COMO SACERDOTE:

3.1 – JÓ: Jó 1:1-6 . Como Sacerdote JÓ mantinha sua Família UNIDA, em SANTIDADE e ensinava a ADORAR a DEUS!

3.2 – ABRAÃO: “O Sr. Proverá” (GEN 22:1-2 e 7-8)! Como Sacerdote, ABRAÃO ENSINOU SOBRE A FÉ! E fez isso com AMOR!

 

CONCLUSÃO: NAO EXISTE PAI PERFEITO! A HERANÇA paterna que recebemos numa SOCIEDADE ATRASADA nesse quesito transmitiu uma HERANÇA RUIM… MAS HOJE, OS DIAS SÃO OUTROS… A IGREJA TEM SE LEVANTADO EM FAVOR DOS PAIS, AJUDANDO-OS NA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS… ENTÃO PAIS NAO TEMOS MAIS A DESCULPA/JUSTIFICATIVA de que não temos UM PADRÃO, MODELO, pois temos PASTORES QUE SAO PAIS-TORES… !!!

Vídeo de 5 min. Filme CORAJOSOS, quando um pai desafia a todos os pais a assumirem a sua responsabilidade e privilégio de serem pais…!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

  Clique Aqui Para Fazer Download - DIA DOS PAIS, DIA DOS HEROIS.pdf

 

download

Paradigmas A Serem Quebradas Na Liderança Cristã

Lucas 22:24-30

 

O BRASIL está carente de líderes em todas as áreas da sociedade… Falta Liderança na Política, na Sociedade, nas Escolas, nas Igrejas…

Torna-se cada dia mais difícil a gente FORMAR NOVOS LÍDERES isso porque o PADRÃO, O ENTENDIMENTO, O PARADIGMA DE LIDERANÇA QUE foi formado em nosso meio está COMPLETAMENTE DISTORCIDO. A SOCIEDADE VÊ A LIDERANÇA MUITO DIFERENTE DA FORMA QUE JESUS VÊ. Enquanto Jesus vê o LÍDER COMO AQUELE QUE SERVE, a SOCIEDADE VÊ O LÍDER como AQUELE QUE É SERVIDO! E por isso existe uma verdadeira GUERRA para derrubar o Líder, pois MUITOS SÓ QUEREM MESMO O PODER, O SER SERVIDO, AS HONRAS da liderança, mas NÃO QUEREM SER SERVIDOS.

JESUS precisou ajustar, QUEBRAR ESSES PARADIGMAS entre os seus próprios DISÍPULOS, pois eles entendiam LIDERANÇA como os GREGOS/ROMANOS…!!! – MUITOS DIZEM: EU SOU O LÍDER! AÍ cruzam os braços e dizem: SIRVAM-ME!

 

I – LIDERAR NÃO É DOMINAR, MAS GUIAR (ser modelo)

DOMINAR = KURIEUO= Ser senhor sobre; ter domínio sobre; aquele a quem a pessoa pertence sobre o qual ele tem poder de decisão; proprietário; aquele que tem o controle sobre a pessoa! NO ESTADO seria o IMPERADOR ROMANO; Príncipe;

Essa mesma palavra aparece em I PEDRO 5:1-3…

O Guia é aquele que vai á frente… Não é aquele que manda seguir em frente.

Tem gente que diz não ser líder porque não leva jeito para MANDAR, DOMINAR… Outros se esforçam para MANDAR/DOMINAR por achar que Líder bom é aquele que MANDA, DOMINA, EXERCE PODER SOBRE…!!!

Liderança tem a ver com SER SERVO, COM SERVIR. Você está disposto a servir? Então venha assumir a sua liderança servidora! Aí muitos não querem SER LIDER, MAS QUEREM SER SERVIDOS pelos líderes…!

 

II- LIDERAR NÃO É SER BENFEITOR, MAS ESTIMULADOR DE CONQUISTAS

BENFEITOR, PAI DOS POBRES, aquele que ajuda as pessoas… JESUS disse que isso não é LIDERANÇA CRISTÃ, mas liderança POLÍTICA das mais ABJETAS, baixa, COVARDE até para os que não tem sabedoria, entendimento, educação para perceber a MANOBRA…!!!

Segundo os analistas políticos, a AMERICA LATINA tem mantido essa política de benfeitores, isto é, ENGANADORES da nação… prende os pobres na sua pobreza, dando-lhes esmolas ao invés de dar educação e trabalho…

Que BENFEITORIA recebemos desses Governos quando eles nos cobra/impõe IMPOSTOS ABSURDOS e o que retorna para melhoria de vida é uma parcela ínfima daquilo que nos foi cobrado?

E infelizmente essa VISÃO DE LIDERANÇA DE BENFEITORES ( e não de uma LIDERANÇA DESAFIADORA que nos faz CRESCER), é aplicada na IGREJA e muitos ficam esperando ou achando que a IGREJA TEM A RESPONSABILIDADE de distribuir ESMOLAS e assim PERPETUAR A POBREZA E MISÉRIA no seu meio. OUTROS COM ESSA MESMA VISÃO chega a MURMURAR CONTRA A LIDERANÇA CRISTÃ de que não está DISTRIBUINDO OS DIZIMOS COM O POVO… – DIZIMO É PARA MANTIMENTO, NÃO MANUTENÇÃO PATRIMONIAL…!!! AS OFERTAS FORAM DADAS POR DEUS AOS SEUS SACERDOTES POR ALIANÇA PERPÉTUA: NUMEROS 18:8 “Também dou a você, e a seus filhos e filhas, por decreto perpétuo, as contribuições que lhes cabe de todas as ofertas dos israelitas e que devem ser ritualmente movidas. Todos os da sua família que estiverem cerimonialmente puros poderão comê-las.

12 Dou a você o melhor azeite e o melhor vinho novo e o melhor trigo que eles apresentarem ao Senhor como primeiros frutos da colheita.

13 Todos os primeiros frutos da terra que trouxerem ao Senhor serão de você.

 

DEUS determinou que o LÍDER CRISTÃO, AQUELE QUE LIDERA NA IGREJA… … Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra[10], especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, (I TIM 5:17).

O LIDER cristão deve então ENSINAR, CORRIGIR, INSTRUIR, AVISAR DA CONDENAÇÃO, ANUNCIAR A SALVAÇÃO, A CHEGADA DO REINO, DESAFIAR AO CRESCIMENTO… e não dá esmolas…temos que ensinar a pescar e dar o peixe só até que a pessoa faça a sua isca…!!!

 

III- LIDERAR NÃO É SER MAIOR OU MELHOR DO QUE O LIDERADO, MAS SER COMO UM SERVO

Certa ocasião JESUS disse: “Se eu sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés UNS DOS OUTROS” (João 13:14).

Jesus disse: O Servo não é maior do que o seu Senhor, nem o (APÓSTOLO) maior do que aquele que o enviou” (João 13:16).

Os discípulos, OS LIDERADOS, precisam ter MATURIDADE para entender essa LIÇÃO, ESSA QUEBRA DE PARADIGMA, pois se ele não entender bem, ele vai ACABAR DESONRANDO O SEU LÍDER. E talvez esteja aí a dificuldade de se derrubar esse PARADIGMA DO LÍDER SER O TODO PODEROSO. A HONRA SEMPRE SERÁ DEVIDA AO LÍDER, VISTO SER UMA RECOMENDAÇÃO E ENSINO BÍBLICO, MAS NUNCA A SUBSERVIÊNCIA, A HUMILHAÇÃO COMO SERVO (Humildade sim, humilhar-se não; OBEDIÊNCIA SIM, SUBSERVIÊNCIA NÃO).

Podemos e devemos buscar o EQUILÍBRIO entre a HONRA DEVIDA AOS LÍDERES e a OBEDIÊNCIA A ELES, MAS NUNCA ESSA SUBSERVIÊNCIA que seria a negação dessa belíssima doutrina bíblica da honra, obediência e submissão. – HEBREUS 13:17 – HEGEOMAI/guias: Líder, conduzir, ir adiante, governar, comandar, líder no que diz respeito a influência, supervisor ou líder das igrejas;  Usado para qualquer tipo de líder, chefe, comandante.

Tanto o LÍDER como o LIDERADO CRISTÃO precisam manter o EQUILÍBRIO ENTRE AUTORIDADE E SUBMISSÃO, entre ser HONRADO E SER IDOLATRADO, ENTRE SER HUMILDE E O SER HUMILHADO, ENTRE A SUBMISSÃO E A SUBSERVIÊNCIA….

JESUS não ensinou sobre QUEBRA DE AUTORIDADE, SOBRE DESONRAR O LÍDER, MAS SIM SOBRE A LIDERANÇA SERVIDORA. E servir não é DESONRA ALGUMA PARA NINGUÉM, MUITO PELO CONTRÁRIO, PARA JESUS, MAIOR É E SEMPRE SERÁ AQUELE QUE SERVE!!!

 

CONCLUSÃO: LIDERAR NÃO É SER SERVIDO, MAS SERVIR

O Verdadeiro líder, segundo a SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS, é aquele que possui SEGUIDORES. Quanto maior o número de seguidores, maior será o potencial de liderança. Mas para JESUS vemos diferente: QUANTO MAIS VOCÊ É SERVO, MAIS LÍDER É VOCÊ! Quanto mais gente você serve, maior é o seu potencial de liderança!

O Verdadeiro Líder é aquele que FORMA NOVOS LÍDERES E NÃO SEGUIDORES.  Líder é aquele que SERVE!

“O maior entre vós seja como o MENOR; e aquele que DIRIGE (HEGEOMAI = conduzir, ir adiante, ser um líder, líder no que diz respeito a influência, que controla em conselho, supervisor ou líder de igrejas), SEJA COMO O QUE SERVE” (LUC 22:26)! – DISSE JESUS: EU SOU COMO QUEM SERVE!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

  Clique Aqui Para Fazer Download - PARADIGMAS A SEREM QUEBRADAS NA LIDERANÇA CRISTÃ.pdf

images

Atitudes Para Se Gerar Um Milagre

Lucas 6:6-11

Você crê em MILAGRE? Se não crê, então o que você está fazendo aqui? Aqui é casa de oração de Deus, aqui é lugar de milagre, do Sobrenatural de Deus! Ora, se eu não creio que Deus faz milagres, o que eu estou fazendo aqui? Se eu não creio no Sobrenatural, então o que eu vim fazer aqui? Nós não viemos ADORAR UM DEUS MORTO, ESTÁTICO, PARADO, INERTE, QUE NÃO AGE…!!! Ora, quem aqui não precisa de um MILAGRE?

Muitos teólogos já estudaram e analisaram os milagres de Jesus, num esforço vão de encontrar parâmetros, normas, regras, padrão ou semelhança com métodos ou técnicas que Ele tenha usado para gerar o milagre. Nunca encontraram! Sabem por que? Porque JESUS não faz um Milagre igual a outro. Ele sempre muda! Ele é criativo! Mas eu diria que é possível a gente encontrar, identificar PRINCÍPIOS, ATITUDES que geraram esses milagres e assim, agindo dentro desses Princípios e ATITUDES e NÃO DENTRO DE MODELOS, POIS ELES NÃO EXISTEM, possamos nos colocar na posição de recebermos o nosso Milagre, de gerarmos o nosso milagre.

Aquele HOMEM DA MÃO RESSEQUIDA estava na SINAGOGA/IGREJA, porque ele precisava de um milagre! Talvez ele nem imaginasse que aquele dia seria o DIA DO MILAGRE DELE! Talvez ele já estivesse mesmo conformado com aquela situação… Talvez ele estivesse ali só mesmo para ADORAR A DEUS sem querer nada em troca, sem FÉ ATÉ PARA ACREDITAR que seria possível um milagre acontecer… SEJA QUAL FOR A SITUAÇÃO DELE, OU MESMO O QUE ELE PENSASSE, O FATO ERA QUE ELE ESTAVA CORRENDO UM GRANDE RISCO DE RECEBER UM MILAGRE PORQUE ELE ESTAVA ADORANDO A UM DEUS DE MILAGRES… – Você está correndo um risco de SER ALCANÇADO POR UM MILAGRE, porque aqui é lugar de milagres…!!!

 

I – VIR Á CASA DE DEUS – Lucas 6:6

Aquele homem VEIO Á CASA DE DEUS, A SINAGOGA!

Estava JESUS na SINAGOGA ensinando, era sábado! A SINAGOGA era a que ficava em CAFARNAUM. Estive lá! Ao lado dela, fica a CASA DA SOGRA DE PEDRO e abaixo, numa vista deslumbrante, FICA O MAR DA GALILÉIA. Do LADO DA SINAGOGA, ainda tem a ESTRADA CONSTRUIDA POR ROMA que ligava as cidades principais daquela época, como CESAREIA MARITIMA, era uma ROTA COMERCIAL, ONDE FICAVA UM DESTACAMENTO DO EXÉRCITO ROMANO para dar apoio aos COBRADORES DE IMPOSTOS. Foi ali que PEDRO desceu e pegou uma moeda/ESTÁTER da boca de um peixe, conforme JESUS ordenou e pagou o IMPOSTO DAS DUAS DRACMAS…(Mateus 17:24-27).

JESUS tinha sido expulso de sua cidade NAZARÉ, onde queriam matá-lo, empurrando-o de um despenhadeiro…(LUCAS 4:29 e 31 “E desceu a Cafarnaum…”). E agora, Ele estava em CAFARNAUM… E aquele homem, provavelmente, sabendo disso, FOI Á SINAGOGA. ELE ESTAVA NAQUELE CULTO!

Muitos perdem o CULTO QUE SERIA AQUELE O DIA DO SEU MILAGRE… A gente nunca sabe… – ILUST.: O Culto, a reunião onde JESUS APARECEU RESSURRETO PELA 1ª VEZ, TOMÉ NÃO ESTAVA… perdeu aquela visitação…

ILUST.: Irmão SEVERO (83 anos de idade) teve um problema de DISCO DE HÉRNIA e estava com cirurgia marcada… Ele veio ao culto naquele domingo e foi o dia do seu milagre… Já faz mais de 10 anos e até hoje ele não sente mais nada…

Aquele HOMEM DA MÃO RESSEQUIDA estava presente! Talvez, quem sabe, ele teve que fazer um certo esforço para estar ali naquele dia, talvez tenha deixado de lado algum compromisso… ALGUMA VISITA QUE CHEGOU NA SUA CASA… TALVEZ ELE TENHA PERDIDO ALGUM JOGO NA TV…  TALVEZ ALGUÉM TIVESSE DITO PARA ELE: Você já foi tantas vezes e nada te aconteceu, não veio o milagre… NÃO DESISTA! – NUNCA PERCA O DIA DE ESTAR NA CASA DE DEUS… Assim, quando o ANJO VIER com o seu Milagre, ele vai te encontrar… e você vai receber!

JESUS nunca CUROU NINGUÉM que tenha ficado em CASA, DESCANSANDO, SE LAMENTANDO, DIZENDO QUE NÃO TEM TEMPO, QUE NÃO PODE… Sempre OS INTERESSADOS FORAM ATRÁS… Até o PARALÍTICO DE CAFARNAUM teve que dar um jeito, destelhando a CASA…!

 

II – ENFRENTAR A REJEIÇÃO DOS RELIGIOSOS E DA RELIGIÃO

AQUELE HOMEM PRECISOU ENFRENTAR OS RELIGIOSOS para entrar na SINAGOGA e SER ALCANÇADO PELO MILAGRE.

Os Religiosos são as pessoas mais estranhas do planeta… Eles agem de uma maneira mais estranha e menos inteligente… Eles NÃO SÃO AGRADÁVEIS, SOLÍCITOS, SIMPÁTICOS para com os que vem á casa de Deus… – Ilust.: Em Jerusalém, os religiosos nos atiraram pedras… e nós levando U$$$, SHEQUEL para melhorar a economia deles…

– ILUST.: Eis algumas atitudes dos religiosos quando chegam os VISITANTES: a) Não cedem seu lugar a eles e ainda reclama se por acaso alguém SENTOU NO SEU LUGAR…; b) Não são SIMPÁTICOS E DIFICILMENTE CUMPRIMENTAM OS VISITANTES… c) Não se preocupam em ATRAIR CONVIDADOS E VISITANTES…; d) Querem EXIGIR UM COMPORTAMENTO dos visitantes que nem conhecem os hábitos e costumes da IGREJA… e) Não tem paciência com as CRIANÇAS…; f) Não se alegra quando ALGUM VISITANTE TOMA A SUA DECISÃO POR JESUS… g) NUNCA CONVIDA NINGUÉM…;

Sabe qual era a intenção e preocupação daqueles RELIGIOSOS naquela OCASIÃO? – LUCAS 6:7 “Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem do que o acusar”!

Sabe como os RELIGIOSOS SE SENTIRAM QUANDO O MILAGRE ACONTECEU? – LUCAS 6:11 “Mas eles se encheram de FUROR e DISCUTIAM entre si quanto ao que fariam a Jesus”. – RELIGIOSO AGE ASSIM. Quando o MILAGRE ACONTECE, ele é o PRIMEIRO A NEGAR, DUVIDAR, QUESTIONAR, ANALISAR, TENTAR ENCONTRAR ALGUMA FALHA… TUDO PARA DESCREDIBILIZAR O MILAGRE…!!!

Sabe como JESUS VÊ TUDO ISSO? – MARCOS 3:5 “Olhando-os ao redor, INDIGNADO E CONDOÍDO com a dureza do seu coração…”!

JÁ EM TERMOS RELIGIOSOS, AQUELE HOMEM NÃO ERA MESMO BEM VINDO: a)ELE NÃO TINHA DINHEIRO! Num EVANGELHO APÓCRIFO, Evangelho aos Hebreus, afirma que aquele homem era pedreiro e num acidente, atrofiou a sua mão e assim, não podia mais exercer a sua profissão.

b) – Já ouvi dizer que a mão atrofiada era LEPRA que parou por um milagre, mas deixou a mão ressequida. Se fosse LEPRA, aí aquele homem nem poderia entrar numa Sinagoga, senão a RELIGIÃO DETERMINAVA A SUA EXECUÇÃO POR APEDREJAMENTO…

c) AQUELE HOMEM NÃO ERA BEM VINDO para ser curado no sábado, pois o caso dele não era de vida ou morte, não exigia urgência. Isso seria a única possibilidade para que alguém recebesse oração de cura num SÁBADO! Assim, era uma afronta aquele homem ali querendo ser curado!

Numa breve exegese, observei que MATEUS, MARCOS E LUCAS trazem essa narrativa. LUCAS e MARCOS usam a mesma palavra para falar da CURA: APOKATISTEMI= restabelecer para o seu estado anterior! Já MATEUS 12:13 “… e ela ficou SÃ (HUGIES = SÃO DE CORPO), COMO A OUTRA”!

MARCOS E LUCAS portanto, utilizam uma PALAVRA MAIS ABRANGENTE que fala que a MÃO VOLTOU COMO ERA ANTES, indicando que provavelmente foi mesmo um ACIDENTE… MARCOS foi o primeiro Evangelho escrito e por isso os demais sofreram alguma influência dele e LUCAS era médico e por isso é o ÚNCIO QUE FALA DO DETALHE DA MÃO QUE ERA A DIREITA e usa a palavra “APOKATISTEMI = voltou ao estado original”!

JESUS FAZ O MILAGRE DE RESTAURAR, MAS ELE FAZ TAMBÉM O DE CRIAR ONDE NÃO EXISTE…!!! Se você precisa VOLTAR AO ESTADO ORIGINAL… SE VOCÊ PRECISA CRIAR ALGO QUE NUNCA TEVE…!!!

III – CORAGEM PARA SE EXPOR – Lucas 6:8

JESUS ORDENA: LEVANTA-TE! VEM PARA O MEIO! FIQUE DE PÉ! ESTENDE A MÃO (V.10)!

Jesus NÃO CUROU NINGUÉM QUE NÃO TEVE A CORAGEM DE SE EXPOR! – Ao CEGO DE JERICÓ, Ele ordenou QUE VIESSE ATÉ ELE… Até para a MULHER DO FLUXO Ele fez questão de identificá-la…

Ao se expor, aquele homem da mão ressequida se tornava alvo de perseguição e quem sabe até de ser morto pelos religiosos. Vir á frente e se expor daquela forma era como se ele estivesse apoiando Jesus. E é exatamente isso que Jesus quer, o apoio e a aceitação de todos! – Ilust.: Quando Jesus curou aquele cego de nascença, cuspindo no chão e o mandando lavar os olhos no tanque de Siloé, os FARISEUS criaram o maior caso… Interrogaram o ex-cego, depois interrogaram seus pais, depois voltaram a interrogar o cego… Até que o CEGO DISSE: vocês também querem se tornar discípulos dEle! (JOÃO 9:1-34)!

Vemos, portanto, que JESUS DESEJA QUE A GENTE SE EXPONHA E ASSIM NOS TORNEMOS SEUS DISCÍPULOS!

Muitos recebem o milagre, mas não permanecem como discípulos de Jesus. Muitos são abençoados, mas logo abandonam o Senhor, a Igreja…!

 

CONCLUSÃO: Jesus disse ao homem: ESTENDE A MÃO! Ah! Que momento fantástico! Eu imagino a expectativa que se gerou naquele momento… A hora do milagre!!! ALI ENVOLVIA A FÉ DAQUELE HOMEM. ALI ENVOLVIA A CONVICÇÃO DE JESUS QUE ELE VERDADEIRAMENTE É O MESSIAS! ALI ENVOLVIA A TORCIDA DOS RELIGIOSOS PARA QUE O MILAGRE NÃO ACONTECESSE! ALI ENVOLVIA A TORCIDA DO INFERNO PARA QUE JESUS NÃO FOSSE GLORIFICADO! ALI ENVOLVIA A NECESSIDADE DAQUELE HOMEM QUE PRECISAVA MUITO DAQUELE MILAGRE… E POR FIM, DEUS FOI GLORIFICADO NAQUELE MILAGRE… !!!

Quando JESUS curou aquele cego de nascença, Ele disse que nem ele pecou, nem seus pais, mas era para que se manifestasse nele as obras de Deus (João 9:3)!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

 

Clique Aqui Para Fazer Download ATITUDES PARA SE GERAR UM MILAGRE.pdf