pastor

Desafios Do Ministério Pastoral

Jeremias 3:15

 

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com CONHECIMENTO e com INTELIGÊNCIA”!

Fui consagrado ao Ministério Pastoral no dia 28/04/1990. Já se vão 24 anos… Cheguei para pastorear em Sobradinho/DF no dia 16/01/1998… lá se vão 16 anos… Pastorear não é fácil! É um grande desafio de vida! Mas também é preciso que se diga que PASTOREAR É BOM DEMAIS! É a única “profissão” reconhecida por Deus como uma “OBRA DE EXCELÊNCIA” (quem aspira ao episcopado, excelente obra almeja…)!

 

– ILUST.: Li sobre um grande líder que num dos seus livros (LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA), ele diz que PASTOREOU durante 25 anos e sempre lidou com a saída de membros, e que “as pessoas sempre entravam e saíam da igreja” e certamente isso lhe deixava irritado, ele disse que ENTREVISTAVA cada membro quando saía e numa ocasião chegou a dizer: Não o culpo por sair. Se eu não fosse o pastor, eu também sairia”! Ele disse: “ALGUMAS PESSOAS PROPORCIONAM FELICIDADE AONDE VÃO, OUTRAS PROPORCIONAM FELICIDADE QUANDO SE VÃO” – JOHN MAXWELL. Assim tem sido a vida dos pastores… se apegam, amam, investem, sonham e depois vê as pessoas saindo sem motivo aparente. Mas nós PASTORES temos que continuar!

Não pensem vocês que eu vou aqui me LAMENTAR, CHORAR, MURMURAR, CONTAR AS DIFICULDADES do Ministério Pastoral e deixar todo mundo com medo de ser pastor. Não! Eu não sou um Pastor Frustrado! FARIA TUDO DE NOVO! Graças a Deus por isso!

Ao concluir essa ministração quero que TODOS AQUI SAIAM DESEJOSOS DE SE TORNAREM PASTORES! Sei que se trata de um CHAMADO DE DEUS, então peça a Deus, não tenha vergonha de se oferecer… – Ouvi do ap. Renê dizendo que “se Deus não o tivesse chamado, ele teria se oferecido…”!

Hoje em nossos dias, tem se multiplicado as exigências e expectativas que as pessoas tem do seu pastor. Desde celebrar casamento, funeral, batismos, cultos especiais, palavra em aniversários e aí entra também outras exigências como: resolver o problema do filho rebelde; dar um jeito no marido machista; emprestar R$$; cuidar dos pobres, das viúvas; visitar os enfermos; trazer ministrações sobre como prosperar na vida; intermediar conflitos nos relacionamentos entre os irmãos; manter-se SANTO; Manter sua Família SANTA e irrepreensível; Saber administrar suas finanças; – POR OUTRO LADO, VEM AS EXIGENCIAS DA IGREJA: O que a Igreja espera do seu pastor? – Administração financeira impecável; Fazer a instituição crescer, prosperar; Ter uma oratória excelente; Formar novos pastores; Ser Psicólogo, Conselheiro Matrimonial, Teólogo, Administrador, algumas querem até que o pastor seja MUSICO; E TEM QUE FAZER A IGREJA CRESCER, então VIROU DEUS, pois É Ele que dá o crescimento! E aí, os pastores se estressam, adoecem e morrem frustrados… ISSO PORQUE QUIS SER O FAZER AQUILO QUE SÓ DEUS PODE FAZER!

DEUS quando nos CHAMA AO MINISTÉRIO PASTORAL, Ele SONDA OS NOSSOS CORAÇÕES E JÁ NOS APROVA, POIS ELE MESMO DISSE QUE ESCOLHERIA PASTORES SEGUNDO O SEU CORAÇÃO…nao é segundo as aparências ou segundo o HOMEM VÊ E APROVA…!- ILUST.: I SAM 16:7 “… porque o Sr. não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Sr., o coração”!

DEPOIS DE NOS ESCOLHER, ELE ESPERA DE NÓS APENAS DUAS COISAS: DEAR e SAKHAL!

 

I – CONHECIMENTO – DEAR

O Pastor precisa de CONHECIMENTO, mas engana-se quem acha que esse conhecimento é o conhecimento SECULAR, Filosófico, Teológico, Econômico, CIENTÍFICO etc… Muitos pregam nesse texto e quando pegam uma TRADUÇÃO BÍBLICA QUE DIZ “CIÊNCIA”, aí é que a coisa piora… E acabam colocando um fardo pesado sobre os ombros do pastor…. e acha que o pastor tem conhecer tudo e todas as coisas, tem que ter estudado, ter um curso de nível superior e reconhecido pelo MEC…  NADA DISSO!

O que DEUS espera é que o PASTOR O CONHEÇA. A palavra DEAR vem da raiz do verbo YADÁ que significa CONHECIMENTO DE DEUS! É a mesma palavra que se encontra em ISAÍAS 11:9 “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a TERRA SE ENCHERÁ DO “DEAR”/CONHECIMENTO DE DEUS”!!!

Você o que DEUS mais quer do homem? – OSÉIAS 6:3 e 6 “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.  6 Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

 

Portanto, o que DEUS MAIS ESPERA DOS SEUS PASTORES É QUE O CONHEÇAM! Conhecer a Deus é a base de tudo no ministério pastoral.

JEREMIAS chega inclusive a denunciar essa FALTA DE CONHECIMENTO DOS PASTORES: “Porque os pastores se tornaram estúpidos (se embruteceram) E NÃO BUSCARAM AO SENHOR; por isso, NÃO PROSPERAM e todos os seus rebanhos se acham dispersos” (Jer 10:21)

O Discípulo só vai permanecer na IGREJA SE ELE TIVER UMA EXPERIÊNCIA PROFUNDA DE CONHECIMENTO DE DEUS. Não adianta o pastor dizer para os DISCÍPULOS como é DEUS, como Ele age, de que Ele gosta, como se agrada a Deus… se o próprio discípulo não for COLOCADO CARA A CARA COM DEUS, NUMA EXPERIÊNCIA SOBRENAURAL, ele não vai ser CONSOLIDADO…!!!

ILUST.: Uma certa ocasião, MOISÉS, sentindo o PESO DO SEU MINISTÉRIO, TENDO QUE CONDUZIR UMA MULTIDÃO DE REBELDES, ELE EMPACOU e disse para DEUS: “Agora pois se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças SABER neste momento o teu caminho, para que eu te CONHEÇA e ache graça aos teus olhos e considera que esta nação é teu povo”.  Depois diz também MOISES: “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (EXODO 33:13 e 15). – DEUS ENTÃO DIZ A MOISÉS: “Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos e eu te CONHEÇO pelo teu nome… “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá” (EX 33:17-20)!

O que DEUS espera dos Seus pastores é que O CONHEÇAM para que possam ENSINAR AO POVO QUEM É DEUS. – JESUS DISSE QUE muitos pregavam em Seu Nome, expulsavam demônios…etc… MAS JESUS NÃO OS CONHECIA…. E TODO AQUELE QUE NÃO CONHECE A DEUS E CONSEQUENTEMENTE NÃO É CONEHCIDO DELE, OUVIRÁ NAQUELE GRANDE DIA A TRISTE E IMUTÁVEL DECLARAÇÃO: FASTAI-VOS DE MIM! NÃO VOS CONHEÇO!

 

II- INTELIGÊNCIA – SAKHAL

A INTELIGÊNCIA que DEUS espera que os seus pastores tenham é o “agir com discernimento, agir com bom senso, agir de modo prudente, habilidoso, prudente, ensinar, prosperar etc.

Para que possamos entender melhor sobre SAKHAL, ESSA INTELIGÊNCIA que DEUS espera dos seus pastores, vejamos os seguintes textos e experiências:

2.1 – ISAÍAS 41:20: – Quando Deus diz “abrirei rios nos altos desnudos/desertos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca , em mananciais. Plantarei no deserto… – V.20 “para que TODOS VEJAM E SAIBAM (SAKHAL), considerem e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso e o Santo de Israel o criou”! – O POVO precisava saber que quando o DESERTO FLORESCESSE, QUANDO FONTES DE ÁGUAS SURGISSEM NOS VALES, o POVO PRECISAVA SABER quem foi eu fez isso! Não foi o GOVERNO, MAS DEUS!

ILUST.: Nesse Curso de Arqueologia que fizemos este ano, o Professor falou de algumas profecias e disse que seria IMPOSSÍVEL humanamente falando, que ele não via como o MAR SALGADO/MORTO ser CURADO (Ezequiel 47). E se usassem recursos tecnológicos e científicos, seria uma tentativa, mas que envolveria um CUSTO FINANCEIRO MUITO GRANDE que ISRAEL, EGITO, JORDÂNIA não teriam R$$ suficiente. Isso ele falou em NOV/2013. Em 09/12/2013 O MUNDO INTEIRO NOTICIA: “Israelenses, Jordanianos e Palestinos se UNEM NUM ACORDO HISTÓRICO PARA LIGAR O MAR VERMELHO AO MAR MORTO”. “O acordo prevê a instalação de um sistema de captação e bombeamento de água do Mar Vermelho ao Mar Morto. Parte dessa água irá direto para a Jordânia e Israel e a outra parte vai para o Mar Morto para salvá-lo e CURÁ-LO! Esse acordo foi firmado na sede do Banco Mundial em Washington.

2.2 – EZEQUIEL 47: O professor e arqueólogo dando aula nos disse: Não sei como o profeta Ezequiel sabia sobre as fontes de águas subterrâneas e por onde essas correntes passam. Mas ele está certo! Descobrimos que exatamente DEBAIXO DO TEMPLO, DO LADO SUL DO ALTAR, existe uma FONTE SUBTERRÂNEA que ninguém até hoje tinha conhecimento e descobrimos que essas FONTE VAI ATRAVESSANDO TODO O DESERTO, CHEGANDO ATÉ QUMRAM, exatamente aqui onde estamos pisando! – QUEM FEZ ISSO???? – O PASTOR PRECISA SABER PARA DIZER AO POVO E DIZER COM CONVICÇÃO: FOI DEUS!!!

2.3 – JEREMIAS 9:23-24 É ESSE CONHECIMENTO, É ESSA CIÊNCIA, QUE O PASTOR PRECISA TER: “ Assim diz o Sr.: Não se glorie o SÁBIO na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se GLORIAR, GLORIE-SE NISTO: em me CONHECER E SABER que eu sou o Sr. e faço misericórdia, juízo e justiça na terra, porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”!

PAULO nos fala sobre essa SABEDORIA HUMANA e diz em I COR 1:20 “… porventura não tornou DEUS LOUCA A SABEDORIA do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. V.27 “… Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”

A SABEDORIA que DEUS exige dos Seus pastores NÃO É A SABEDORIA DO MUNDO, MAS A SABEDORIA DE DEUS, isto é, a sabedoria que nos leva ao CONHECIMENTO DE DEUS, a discernir as OBRAS DE DEUS…! Isso não quer dizer que não podemos ADQUIRIR A SABEDORIA DO MUNDO, mas que a principal sabedoria é a de Deus que vai nos levar a CONHECER A DEUS!

 

CONCLUSÃO: 16 anos aqui com vocês… tive o prazer de CASAR ALGUNS, de APRESENTAR AO SENHOR MUITOS DOS FILHOS, vê-los crescer, amadurecer… é prazeroso!

Agradeço a DEUS por esse privilégio. REALMENTE,  “FIEL é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (I TIM 3:1)!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

 

Clique Aqui Para Fazer Download - DESAFIOS DO MINISTÉRIO PASTORAL.pdf