Reforma total

Reforma Total

Lucas 10:25-28

 

Para uma Reforma Total, precisamos então reformar todo o nosso ser. Mas quem nós somos? Quem é o ser humano?

Quando JESUS ao responder aquele intérprete da Lei que veio para prova-Lo, lhe pergunta: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus lhe pergunta como ele interpreta a Lei de Deus no tocante ao principal mandamento e ele lhe responde: AMARÁS o Senhor teu Deus de todo o teu CORAÇÃO… ALMA… FORÇAS… ENTENDIMENTO! Aqui está a revelação dAquele que CRIOU o homem e o conhece. Portanto, o homem é formado de CORAÇÃO, ALMA, FORÇA E ENTENDIMENTO. E se queremos uma REFORMA TOTAL, então temos que REFORMAR toda a nossa essência e constituição.

 

I – REFORME O SEU CORAÇÃO

KARDIA = paixões, propósitos, desejos, vontade, apetites, afeições… amor…

VOCÊ É O QUE VOCÊ SENTE! O seu coração é a sede dos seus sentimentos… amor, ira, raiva, rancor, indiferença, gratidão, ingratidão…

Prov 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as FONTES DA VIDA”!

DEUS pede o nosso coração… Por que? PROV 23:26 “Dá-me filho meu o teu coração…”! – SE DEUS TIVER O NOSSO CORAÇÃO, ELE TERÁ TUDO…!

É com o CORAÇÃO QUE A GENTE decide muitas coisas…  QUEM MANDA NO SEU CORAÇÃO? – Muitas mulheres dominam o coração do homem e o fazem PECAR…    – ILUST.: ABSALÃO quando quis TOMAR O REINADO DE DAVI, ROUBOU O CORAÇÃO DO POVO…!!!

 

II- REFORME A SUA ALMA

PSIQUÉ = alma como essência do nosso ser, aquela parte que não será dissolvida pela morte, aquele que herdará a vida eterna, sopro da vida, LUGAR das memórias, registro dos sentimentos, BASE ESPIRITUAL do nosso ser…

A CONVERSÃO ATINGE A ALMA… E da ALMA CONVERTIDA as demais áreas da constituição humana são alcançadas, atingidas! Quando nos convertemos, a nossa ALMA MUDA e muda instantaneamente, MAS AS DEMAIS PARTES DA NOSSA CONSTITUIÇAO PERMANECEM DA MESMA FORMA… Elas serão então trabalhadas para que TAMBÉM SE CONVERTAM!

Tem gente que CONVERTE A ALMA, mas não converte o coração… E se não consegue converter o seu coração, TUDO O QUE EXISTE LÁ NO SEU CORAÇÃO VAI CONTINUAR DO MESMO JEITO…

“Porque, como IMAGINA EM SUA ALMA, assim ele é…”! (Prov 23:7)!

III JOÃO 2

 

III- REFORME A SUA FORÇA

ISCHUS = força, ânimo, vigor, explosão, robustez, HABILIDADES, a força de que precisamos para vencer… É ONDE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA AGIR! E TEM PODER QUEM AGE! E SÓ AGE QUEM TEM PODER!

Tem gente que “morreu e se esqueceu de enterrar”… Mas quando se convertem quando RECEBE UMA UNÇÃO NOVA, aí é tomado por uma força excepcional e FAZ COISAS QUE NUNCA FEZ NA VIDA, CRIA HABILIDADES QUE NUNCA TEVE ANTES, CONSEGUE TEMPO PARA FAZER COISAS que naturalmente arrumaria desculpas para não fazer…!

Ilust.: ELIAS enfrentou os 450 profetas de BAAL e os 400 profetas de ASSERA… depois PERDE A FORÇA, O ÂNIMO, FOGE…  se esconde numa caverna… (I REIS 19:4 “… toma agora a minha ALMA/NEFESH…”! – QUANDO A ALMA SE CONVERTE, QUANDO A NOSSA ALMA RECEBE UMA UNÇÃO, ELA GANHA PODER PARA AGIR…

ILUST.: PEDRO e os demais apóstolos, após a crucificação, estavam medrosos e numa casa de portas fechadas… PEDRO quando recebe o SOPRO DO ESPÍRITO, cria coragem e enfrenta até a morte… – ATOS 4:18-20!

Muitos não agem porque não tem força! Hoje Deus vai te dar força!

Muitos não agem porque NÃO TEM ALEGRIA…! Hoje Deus vai te dar ALEGRIA… – NEEMIAS 8:10-12.

Você sabia que a NEUROCIENCIA DESCOBRIU que DE ACORDO COM O NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO teremos MAIS OU MENOS FORÇA? Você sabia que o nosso cérebro LÊ AS NOSSAS EXPRESSÕES CORPORAIS E LIBERA HORMÔNIOS DE ACORDO COM ESSAS NOSSAS EXPRESSÃO? SEROTONINA E ENDORFINA, HORMONIOS DA ALEGRIA E DA FELICIDADE! – POR ISSO NEEMIAS 8:10 “… A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA”!

SE COLOCAMOS UMA CARA CARRANCUDA, RAIVOSA… O cérebro libera ADRENALINA… para brigar, lutar, correr…

“Se te mostrares FRACO no dia da angústia a tua força é pequena” (Prov 24:10)! – FORÇA! ANIMO! NADA DE FRAQUEZA… nada de COITADISMO…!

 

 

 

IV- REFORME O SEU ENTENDIMENTO

DIANOIA = intelecto, conhecimento, órgão responsável pelo conhecimento e pelo pensamento… É onde fica acumulado o nosso conhecimento…

Romanos 12:1-2 “Rogo-vos pois irmãos… transformai-vos pela renovação da vossa MENTE…”!

Hebreus 4:12

Colossenses 3:1-2 “… pensais nas coisas lá do alto…”!

II COR 10:5 “… levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”!

 

CONCLUSÃO: Você é o que você SENTE! Você é o que você GUARDA NA ALMA! Você é o que você FAZ, AGE! Você é o que você PENSA, CONHECE!

Se VOCÊ MUDA QUALQUER UMA DESSAS PARTES NA SUA VIDA, TERÁ MUDADO A SUA VIDA! E a mudança em qualquer uma dessas áreas do nosso SER influenciará diretamente nas demais áreas! Elas funcionam em conjunto e são influenciadas umas pelas outras!

Essa é a complexidade do SER HUMANO que tem encantado os cientistas ao longo da existência… E várias ciências são criadas para estudar sobre o HOMEM, quem ele é!

 

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

28/08/2016 – MIBA

  Clique Aqui Para Fazer Download - Reforma Total.pdf

Pais e Filhos

Pais e Filhos

Efésios 6:1-4 e Colossenses 3:20-21

 

I – O QUE OS FILHOS DEVEM AOS PAIS

1.1    – HONRA: Êxodo 20:12 (5º Mandamento): “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra, que o Senhor teu Deus, te dá”!

 

HONRAR É:

a) RECONHECER A AUTORIDADE DE ALGUÉM;

b) RECONHECER O PAPEL, A FUNÇÃO QUE DEUS DEU AQUELA PESSOA A QUEM DEVEMOS HONRAR;

c) RECONHECER E RESPEITAR A UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE AQUELA PESSOA: existe uma unção sobre os pais… e por isso eles liberam a bênção sobre os que creem e pedem…!

 

QUANDO EU HONRO:

a)      Eu GERO RELACIONAMENTO COM AQUELA PESSOA QUE EU HONRO…;

b)      EU SOU ABENÇOADO POR DEUS pela honra que eu presto…;

c)      EU SOU DIGNO DE RECEBER DA UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE AQUELE QUE EU HONRO: “Quem recebe um profeta no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta…”!

 

1.2    – OBEDIÊNCIA:

Colossenses 3:20 “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois faze-ló é grato diante do Senhor”!

Efésios 6:1 “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”! JUSTO = DIKAIOS = justo, que observa as Leis divinas… que guardam os mandamentos de Deus… Aquele cujo modo de pensar, sentir e agir é inteiramente conforme a vontade de Deus…!

 

 

II- O QUE OS PAIS DEVEM AOS FILHOS

AMOR E SUPRIMENTO DAS NECESSIDADES FÍSICAS E EMOCIONAIS, isso é o básico e até OBRIGADO POR LEI!

2.1 – ENSINO: Ensinar, inculcar, o amor a Deus no coração dos filhos: Deuteronômio 6:1-9. COMO? Por todas as formas e maneiras…!

2.2 – DISCIPLINA: Provérbios 13:24 “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo disciplina”!

 

2.3 – CORREÇÃO: HEBREUS 12:4-11. CORREÇÃO=PAIDEUTES (Paidagogos, pedagogo…),  INSTRUTOR, MESTRE E PUNIDOR. Correção Gera RESPEITO!

 

2.4 – HERANÇA: O PAI sempre DEIXA UMA HERANÇA GENÉTICA, DEIXA UM EXEMPLO E TESTEMUNHO DE VIDA, DEIXA AS VEZES UMA HERANÇA MATERIAL… Provérbios 13:22 “O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo”!

PROVÉRBIOS 19:14 “A casa e os bens vem como herança dos pais…”!

II COR 12:14 “… não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos”!

CONCLUSAO: FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR… SÃO COMO FLECHAS NA MÃO DO GUERREIRO…

SALMO 127:3-5 “Herança do Senhor são os filhos, e o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta”!

Malaquias 4:5-6 “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição “!

POEMA:      Ao olhar um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora. Mal sabemos que ali ele está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.

Dependendo do que a força da natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Mas certamente ele retornará enriquecido pelo aprendizado adquirido, pelos diferentes lugares conhecidos. E haverá muita gente no porto à sua espera…
Assim são nossos FILHOS…
Eles têm nos PAIS o seu porto seguro, até que se tornem independentes e levarão consigo nossos exemplos, os conhecimentos adquiridos na escola e as experiências com os amigos…
Além do que puderem ter materialmente, a principal provisão estará no interior de cada um.
Os pais sabem que o lugar mais seguro que o navio pode estar é realmente no porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais tem o dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde também se sintam seguros e onde deverão se tornar porto para outras pessoas…
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem eles devem levar VALORES, como:
HUMILDADE… FÉ…HONESTIDADE… DISCIPLINA… GRATIDÃO… AMOR!
Filhos nascem dos pais, mas devem tornar-se CIDADÃOS. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles.
Podem querer que eles acertem sempre, mas não podem acertar por eles….
Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
Como os navios, eles devem partir para as suas próprias conquistas e aventuras. Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, por que: “QUEM AMA EDUCA E PREPARA PARA AVIDA”! MAS COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS!

Pense nisso…
Em PV 22:6 a Palavra de Deus nos ensina “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. 

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

DIA DOS PAIS – MIBA – 14/08/2016

Clique Aqui Para Fazer Download - Pais e Filhos.pdf

 

O que é Igreja

O que é igreja?

Mateus 16:13-20

 

Cada dia que passa fica mais difícil as pessoas saberem o que realmente é Igreja, mas eu me refiro a ser igreja de Jesus. Sim, pois tem igreja de várias pessoas e no meio dessas tem as que são de Jesus.

Se perguntarmos as pessoas aí fora p que é uma drogaria, padaria, açougue, supermercado etc. todos vão nos dar a mesma resposta. Mas seu perguntarmos o que é Igreja, aí até mesmo dentro de uma mesma igreja, teremos várias respostas.

Antes de falar sobre Igreja, Jesus queria saber o que as pessoas pensavam acerca dele, quem ele era. E parece que temos aqui várias ideias sobre Jesus: João Batista; Elias; Jeremias; Algum outro Profeta; Só Pedro acertou: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! E Pedro só conseguiu essa resposta, só acertou porque o ESPÍRITO SANTO SOPROU…!

Quando celebramos a CEIA do Senhor, é oportuno meditarmos sobre o que é Igreja. Nós precisamos saber o que é igreja, senão não saberemos agir, nos comportar nela e fazer com que ela cresça e cumpra o seu propósito e chamada.

 

I – IGREJA COMO CASA DE DEUS

I TIM 3:14-15 “Escrevo-te estas coisas esperando ir ver-te em breve; para que, seu eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na CASA DE DEUS, que é a IGREJA do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”!

A ideia de Igreja como CASA de DEUS vem desde o Antigo Testamento: “Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes… e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde e subamos ao monte do Senhor e à CASA do Deus de Jacó, PARA QUE NOS ENSINE os seus caminhos e andemos pelas suas veredas, porque de Sião sairá a Lei e a Palavra do Senhor de Jerusalém” (Isaias 2:2-3) Repetido por MIQUEIAS 4:1-3)!

Foi exatamente pelo ZELO pela CASA de Deus que Jesus expulsou os vendedores do Templo! EM JOÃO 2:16 JESUS AINDA DISSE: “Não façais da CASA DE MEU PAI, CASA DE NEGÓCIO”! – IGREJA NÃO É CASA DE NEGÓCIO!!!

E para que as pessoas não se apegassem tanto ao templo, muito mais do que a Deus ou como fizeram no Antigo Testamento, passando a CRER QUE PORQUE TINHAM A CASA DE DEUS, poderiam fazer o que quisessem e nada lhes aconteceria (JEREMIAS 7:4 e 10-11 “Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor é este. //e depois vindes e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome e dizeis: Estamos salvos… Será esta casa que se chama pelo meu nome um covil de salteadores aos vossos olhos?”); PAULO DISSE: Deus não habita em templos feitos por mãos humanas! (Atos 17:24)!

    Deus fez a sua própria casa: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I COR 3:16)! “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”! (I COR 6:19-20). IGREJA AGORA SOMOS NÓS!

 

II- IGREJA COMO CASA DE ORAÇÃO

      Quando Jesus purifica o Templo, Ele nos diz: “: “Também os ensinava e dizia: não está escrito: A minha casa será chamada CASA DE ORAÇÃO para todas as nações?…”! (Marcos 11:17).

JESUS chegou a nos falar da IMPORTÂNCIA DA UNIDADE DA IGREJA para reforçar a sua autoridade e conquistar as bênçãos: “EM VERDADE também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á CONCEDIDA POR MEU PAI, que está nos céus”! (Mateus 18:19)!

A ORAÇÃO coloca nas mãos da Igreja as CHAVES DE AUTORIDADE E PODER DO REINO DE DEUS para agir sobre a terra! Quando a IGREJA DIZ: vamos levantar um CLAMOR A DEUS, o INFERNO ESTREMECE… e OS CEÚS SE ALEGRAM… Pois aí vem milagres, aí vem liberação de bênçãos…!

Igreja é CASA, É LUGAR DE ORAÇÃO…!

 

III- IGREJA COMO AGENCIA DO REINO DE DEUS

AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO… SERÁ O REINO DE DEUS QUE VAI PREVALECER SEMPRE!

A IGREJA POSSUI UMA MENSAGEM: “É chegado a vós o Reino de Deus”! Nas instruções dadas por JESUS aos 12, em MATEUS 10:7 “e a medida que seguirdes, PREGAI que está próximo o reino dos céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai leprosos, expeli demônios…”!

ONDE O REINO DE DEUS CHEGA, AS COISAS MUDAM E TUDO SE TRANSFORMA! Se não houve transformação ou mudança é porque o Reino de Deus ainda não chegou!

A IGREJA TRAVA UMA LUTA CONTRA AS TREVAS, CONTRA O INFERNO!

CÉLULA É A “MICRO-IGREJA” INVADINDO O INFERNO DE VÁRIOS LUGARES…

CHEGOU O REINO DE DEUS QUANDO VOCÊ CHEGA NO AMBIENTE! POIS SOMOS AGENTES DESSE REINO E FOMOS COMISSIONADOS PELO REI DESSE REINO QUE SE CHAMA JESUS DE NAZARE!!!

ONDE VOCÊ CHEGAR, TEM QUE HAVER TRANSFORMAÇÃO…!

DEUS TEM COLOCADOS SEUS SERVOS EM LUGARES ESTRATÉGICOS PARA CONQUISTAR ESSE MUNDO E IMPLANTAR O SEU REINO!!!

IGREJA É PORTANTO ESSA AGÊNCIA PODEROSA DO REINO DE DEUS!

 

CONCLUSÃO: IGREJA É CASA DE DEUS, IGREJA É CASA DE ORAÇÃO, IGREJA É AGENCIA DO REINO DE DEUS!

Somos agentes desse Reino! Então, vamos FUNCIONAR COMO ESSA IGREJA AMBULANTE DO SENHOR…!!!

 

                                                                             MIBA – CEIA DO SENHOR

Ap. Wagner Tenório de Almeida

                                                                                                     07/08/2016

www.miba.com.br

www.apostolotenorio.com.br

Clique Aqui Para Fazer Download - O que é igreja.pdf