s134326817938005015_p28_i2_w295

Shemah

Deuteronômio 6:1-9

 

Qual é a oração mais conhecida e mais orada pelos Cristãos? – PAI NOSSO (Mateus 6:9-15). E qual é a oração mais conhecida e usada pelos Judeus? – SHEMAH! “SHEMA ISRAEL ADONAI ELOHEINU ADONAI ECHAD = Ouve Israel, o Senhor/Eterno nosso Deus é o ÚNICO SENHOR”. Essa é a oração que sintetiza o MONOTEISMO JUDAICO, a Religião Judaica.  E em seguida, continuando a ORAÇÃO: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (V.5).

Agora, vejamos JESUS e o que Ele nos ensinou sobre o SHEMÁ: MARCOS 12:28-34! Jesus acrescenta aqui a palavra DIANOIA = mente, entendimento, razão…! Isso seria uma ampliação da palavra LEBAB=coração (Deut 6:5), conhecimento, inteligência, mente, razão.  LEBAB além de ser coração, homem interior, é também razão.

JESUS também acrescenta: “O Segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Não há outro mandamento maior do que estes” (V.31). E o ESCRIBA, quando ouviu tudo isso, disse a Jesus: Muito bem, Mestre… (V.32-33).

SHEMAH significa MUITO MAIS DO QUE OUVIR. O HEBRAICO BÍBLICO é uma língua muito LIMITADA, possuindo apenas cerca de 8.000 PALAVRAS (enquanto que o INGLÊS tem mais de 100.000). Então, cada palavra no HEBRAICO possui vários significados de acordo com a aplicação dela e a situação…!

 

I – SHEMAH É OUVIR PARA AMAR

Eu AMO OUVIR A PALAVRA DE DEUS… Ela é agradável, como o mel… Ele é uma luz… ela é revelação… ela é sabedoria…

Eu AMO a Deus… como é bom LOUVAR A DEUS… ADORÁ-LO… SENTIR A SUA PRESENÇA EM NÓS…  “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma… A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo… (SALMO 42).

Mas infelizmente MUITOS TEM PERDIDO ESSE PRAZER DE ESTAR NA CASA DE DEUS… até parece com os dias em que ISAIAS nos falou…: ISAIAS 1:12 “Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?”!

ADORAR A DEUS É PARA QUEM AMA A DEUS… aí vem com prazer, com alegria, com expectativa no coração… e mesmo não recebendo o MILAGRE ESPERADO, continua amando, adorando, vindo… porque a MOTIVAÇÃO DO SEU CORAÇÃO É O AMOR E NÃO O FAVOR…!

Tem ADORADOR que vem com pressa, não se concentra, conversa… entra e sai, mantém seu celular ligado… não se comporta com reverência, não crê nos milagres que vê, não recebe a unção… !

 

II- SHEMAH É OUVIR PARA OBEDECER

JESUS disse em JOÃO 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”! Depois Ele diz: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14:23). “Quem não me ama não guarda as minhas palavras… “ (João 14:24)!

Tem muito “papo furado” em nosso meio de que AMA A DEUS, AMA A JESUS, MAS NÃO O OBEDECE EM NADA OU SO NAQUILO QUE LHE INTERESSA, NAQUILO QUE LHE É CONVENIENTE, NAQUILO QUE FOR MAIS FÁCIL…  – DEUS MANDA OBEDECER AOS PASTORES, AOS GUIAS… SENDO-LHES SUBMISSOS… E aí, quantos fazem isso…???  – DEUS MANDA FUGIR DO PECADO, E AÍ NOS FUGIMOS??? – DEUS MANDA VIVER EM SANTIDADE… E AI NÓS VIVEMOS???  – DEUS MANDA ENTREGAR OS DIZIMOS DE TUDO…  E AÍ, ENTREGAMOS???

 

III- SHEMAH É OUVIR PARA SERVIR – Deut 6:13

ABAD = trabalhar como servo de alguém, servir como subordinado…

QUANTAS OPORTUNIDADES TEMOS DE SERVIR A DEUS, MAS NÃO QUEREMOS…

COMO PODEMOS SERVIR? – Milhares de formas e maneiras… De acordo com os nossos DONS que o próprio Deus nos deu… PODEMOS SERVIR NO TEMPLO… PODEMOS SERVIR AO PRÓXIMO EM NOME DO SENHOR… PODEMOS SERVIR COM OS NOSSOS DIZIMOS E OFERTAS… PODEMOS SERVIR FAZENDO DISCÍPULO… LIDERANDO CELULA… NÃO DANDO TRABALHO AOS LIDERES… !  – MAS NÓS ESTAMOS MUITO MAIS INTERESSADOS EM SERMOS SERVIDOS DO QUE SERVIR…!!!

 

IV – SHEMAH É OUVIR PARA JAMAIS ESQUECER – Deut 6:10-12

Para JAMAIS ESQUECER os JUDEUS usam TALIT, TEFILIM E MEZUZÁ:

4.1 – TEFILIM: Deut 6:6 e 8… No coração, na testa…!

4.2 – MEZUZA: Deut 6:9 “E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”!

4.3 – TALIT: NUM 15:37-41

4.4 – KIPAR: vem das vestes sacerdotais, do chapéu usado por eles. Depois da destruição do Templo, criou-se o KIPA PARA LEMBRAR CONSTANTEMENTE DE DEUS, de que o HOMEM ESTÁ DEBAIXO DA COBERTURA de Deus, lembrar de que o homem tem alguém acima dEle, como sinal de Humildade…!

DEUS DETESTA A INGRATIDÃO… JESUS NÃO SUPORTOU A INGRATIDÃO… FICOU INDIGNADO e até perguntou: NÃO FORAM 10…? E SÓ ESSE VOLTOU PARA AGRADECER… (LUCAS 17:11-19)!

 

V – SHEMA É OUVIR PARA SEMPRE HONRAR – Deut 6:13

YARE= TEMER, REVERENCIAR, HONRAR, RESPEITAR…  – Muitos hoje tem confundido o significado da HONRA e logo a associa a DAR DINHEIRO E PRESENTES… Ainda que isso, dependendo do coração de cada um, pode ser uma HONRA SIM OU ENTÃO SERIA UMA BAJULAÇÃO OU TENTATIVA DE COMPRAR O LÍDER…  – HONRAR PASSA POR OBEDECER… HONRAR PASSA POR RESPEITAR A UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE… HONRAR PASSA POR AJUDAR, SERVIR NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO QUE O LÍDER RECEBEU… HONRAR PASSA POR FACILITAR A VIDA DO LIDER A FIM DE QUE ELE CUMPRA O SEU CHAMADO INTEGRALMENTE SEM EMBARAÇO… – DEUS GOSTA DE QUE SEUS LIDERES SEJAM HONRADOS E POR ISSO ELE FALA QUE ELES SÃO TIDOS COMO MERECEDORES DE “duplicada honra…”! (II TIM 5:17)!

NAS IGREJAS tem gente que HONRA, mas infelizmente tem aqueles que DESONRAM… isso é bíblico também… “Numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para HONRA; outros, porém, PARA DESONRA” (II TIM 2:20)!

 

CONCLUSÃO: SHEMÁ É PARA SER INCULCADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO… para ser ensinado aos filhos…  – ILUSTRAÇÃO: Depois que os aliados venceram a 2ª guerra mundial contra os alemães… foram socorrer os JUDEUS dos GUETOS que sobreviveram ao HOLOCAUSTO… E UM RABINO SAIU EM BUSCA das crianças, dos filhos dos judeus que ele sabia estar em orfanatos. E ao chegar num deles, lhe disse o encarregado que ali não havia nenhum judeu. Os JUSTOS que deram as suas vidas para salvar os judeus dos alemães, trocaram documentos das crianças nos hospitais por aqueles que morriam para preservar suas vidas e esconde-las dos alemães. O RABINO então pediu apenas 1 minuto para falar no alojamento onde as crianças dormiam Ele recitou o SHAMA… e quando o fez, várias crianças se levantaram e chorando diziam: PAPAI! PAPAI!… !

SHEMA É CONFISSÃO DE FÉ daquele que crê e quer se entregar ao MESSIAS, QUER VIVER PELO MESSIAS E PARA O MESSIAS ATÉ A SUA VOLTA!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

20/11/2016 – MIBA

Oferta

Clique Aqui Para Fazer Download - Shemah.pdf





PERDÃO

Uma Bênção Chamada Perdão

Mateus 18:21-35

 

Quem inventou o Perdão? Uma ideia genial dessas só podia ter sido mesmo Deus… E Ele deu o exemplo maior e começou a perdoar lá na Cruz…!

Interessante é que a gente precisa tanto do Perdão, mas para Liberar esse Perdão para os outros, é uma dificuldade. Quando somos nós que precisamos do Perdão, aí queremos que ele venha AMPLO, INCONDICIONAL, IRRESTRITO, MULTIPLICADO, FACILITADO E de preferência sem que a gente tenha que Pedir. Mas quando a gente precisa liberar Perdão, aí queremos IMPOR CONDIÇÕES, DIFICULTAR AO MÁXIMO, EXIGIR RETRATAÇÃO PÚBLICA, EXPOSIÇÃO O MOTIVO DO PERDÃO, EXIGIR RESTITUIÇÃO E AINDA VAMOS FICAR COM UM RESSENTIMENTO PRO RESTO DA VIDA…!

Mas quando Deus inventou o Perdão, será que foi desse jeito que Ele determinou o Perdão?

PEDRO pergunta a Jesus sobre o perdão, já querendo aparecer, diz 7 X? (A tradição judaica ensinava 3 X). Jesus então responde, não só 7 mas 70 X 7. Na numerologia dos dias de Jesus, 7 significa PERFEITO e essa ênfase 70 X 7 significaria PERFEITÍSSIMO… MAIS QUE PERFEITO…!

E aí para que todos pudessem entender bem direitinho esse assunto, JESUS INVENTA UMA ESTORINHA… A PARABOLA DO CREDOR INCOMPASSIVO… UM REI resolve ajustar contas com seus servos e chama um que lhe devia 10 MIL TALENTOS (era dinheiro demais para aqueles dias… impossível existir tudo aquilo naquela região). O Credor lhe PEDE UM TEMPO PARA PAGAR…  E O REI LHE CONCEDE O PERDÃO DA DIVIDA… ESSE CREDOR SAI ALEGRE e encontra um DEVEDOR SEU (100 DENÁRIOS = 100 DIÁRIAS) e lhe exige o pagamento… o REI toma conhecimento disso e fica muito zangado e manda prender o DEVEDOR… (MAT 18:34-35).

 

I –  QUANDO PERDOAMOS NÃO ESTAMOS ABSOLVENDO O PECADOR DO SEU PECADO,

NEM DAS CONSEQUÊNCIAS DA SUA OFENSA

Só quem pode perdoar pecados é Deus! O que a gente está fazendo quando perdoamos é a nossa parte como cristão, como discípulo obediente de Jesus, como servo de Deus e cumpridor da Palavra. Agora, o que Deus vai fazer com aquele que nos ofendeu aí não nos cabe interferir.

O nosso Perdão não vai mudar o CARÁTER DE DEUS. Ele vai continuar sendo um Deus Justo e que JULGA A TODOS. É como alguém que COMETE UM ASSASSINATO, a família pode e deve PERDOAR, mas isso não quer dizer que o assassino vai se livrar da cadeia…Aí é com o juiz.

O nosso PERDÃO tem que ser dado, ainda que a pessoa NÃO NOS PEÇA PERDÃO, OU NÃO TENHA SE ARREPENDIDO DE VERDADE, POIS TUDO ISSO QUEM VAI JULGAR É DEUS. O PERDÃO VAI RESOLVER O MEU RESSENTIMENTO, A MINHA FERIDA, A MINHA IRA … etc. Por isso devemos perdoar.

Ilustrar: NATÃ X DAVI: II SAMUEL 12:13 “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás. Mas posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do Senhor, também o filho que te nasceu, morrerá”! – II SAMUEL 12:10-12 (A espada não se afastará jamais da tua casa… da tua própria casa suscitarei o mal contra ti… tomarei tuas mulheres e as darei ao teu próximo… o que fizeste em oculto eu farei perante todo o Israel e perante o sol…)! – DEUS PERDOOU E POR ISSO DAVI NÃO MORREU, mas sobraram as consequências…!

O DIABO fica irado quando alguém PERDOA… ele perde o argumento para agir tanto contra QUEM SOFREU A OFENSA, quanto para quem foi perdoado…!

 

II- QUANDO PERDOAMOS, NOS LIVRAMOS DE PROVÁVEIS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

mente e o corpo formam um sistema único e os mecanismos inconscientes são muito presentes nesta ligação. Por isso é comum a sensação inicial de que os sintomas “vieram de repente”, “ou não existir nenhum motivo para que os sintomas aparecessem”. É difícil para um paciente com gastrite identificar quais podem ter sido as causas emocionais de desencadeamento de uma nova crise. A ansiedade e a irritabilidade são sentimentos comuns nos quadros psicossomáticos…

     Doença Psicossomática:   Presença de alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa apresenta danos físicos. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica.

   DOENÇAS/CAUSAS:
ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
ASMA: Sentimento reprimido, choro contido.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado; gritos e discussões.
CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
DIABETES: Tristeza profunda.
DIARRÉIA: Medo, Rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de autovalorização.
ENXAQUECA: Raiva reprimida, pessoa perfeccionista.
FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.
GASTRITE: Incerteza profunda, medo de condenação.
HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
NÓDULOS: Ressentimentos, frustração, ego ferido.
PELE (ACNE): Individualidade ameaçada, não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA: Desespero, cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro e não resolvido.
PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.
PRISÃO DE VENTRE: preso ao passado, medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES: Medo de absorver a vida.
QUISTOS: Alimentar mágoas, falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO: Sentir-se vitima, falta de amor, amargura.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional, culpa, crença de perseguição.
RINS: Medo de crítica, do fracasso, desapontamento.
SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
TUMORES: Alimentar mágoas, acumular remorsos.
ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Um Médico Americano fez pesquisa num hospital e descobriu que 75% DAS PESSOAS COM CÂNCER, todas elas tinham sido vítimas de traumas emocionais e guardavam ODIO EM SEUS CORAÇÕES!

Davi e sua DOENÇA PSICOSSOMÁTICA: SALMO 32:1-5

V.5 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade (CULPA) do meu pecado”!

QUER TER SAUDE? PERDOE!

A FALTA DE PERDÃO É COMO SE FOSSE UM VENENO QUE A PESSOA TOMA PENSANDO QUE VAI MATAR O OUTRO…!

 

III – QUANDO PERDOAMOS SOMOS PERDOADOS

Na Parábola do Credor Incompassivo, observamos algo interessante. O DEVEDOR que devia 10 mil talentos PEDIU UM PRAZO PARA PAGAR, MAS O REI OFERECEU MUITO MAIS DO QUE UM PRAZO. Ele perdoou toda a sua dívida (Mat 18:26-27). Ora, o que levou aquele SERVO A NÃO PERDOAR AO SEU PRÓXIMO?

O que leva alguém a NÃO PERDOAR, A NÃO LIBERAR O PERDÃO? – Eu não sei por que as pessoas tem dificuldade de perdoar, mas eu sei porque aquele SERVO DEVEDOR NÃO PERDOOU e sei porque o REI diz: “SERVO MALVADO” – PONEROS = eticamente MAU, RUIM, INÍQUO…

Quem não perdoa, não será perdoado:  MATEUS 6:14-15

Talvez esta Parábola APONTE PARA O JUIZO FINAL, mas se assim for, então devemos observar que essa DÍVIDA DE 10 MIL TALENTOS seria IMPOSSÍVEL DE SER PAGA POR ALGUÉM… então a pessoa estaria CONDENADA POR TODA A ETERNIDADE…

Outro destaque que observamos aqui é que QUEM NÃO PERDOA, É ENTREGUE AO DOMÍNIO E AO PODER DOS VERDUGOS. Quem são esses verdugos? – É A FIGURA DE ANJOS DECAÍDOS QUE VÃO AGIR SEM PIEDADE OU MISERICORDIA. Verdugo eram os guardas que cobriam o rosto para não serem identificados e TORTURAVAM OS PRESOS COM MUITA CRUELDADE E EXECUTAVAM AS SENTENÇAS DE MORTE… para esse trabalho, não era escolhido nenhum soldado “bonzinho”…! – QUER CAIR NAS MÃOS DE UM TORTURADOR/VERDUGO?

CONCLUSÃO: EFESIOS 4:31-32 “Longe de vós toda a AMARGURA E CÓLERA, IRA, GRITARIA E BLASFÊMIA E bem assim toda a malícia… Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos PERDOOU”!

VOCÊ PODE ESTAR PRESO nas mãos de DEMONIOS por falta de perdão… Você pode estar adoecendo por causa de uma magoa, ressentimento, perdão não liberado… ESQUEÇA O SEU OFENSOR, AGRESSOR… ESQUEÇA QUE VOCÊ FOI INJUSTIÇADO… ESQUEÇA QUE VOCÊ FOI A VÍTIMA… RECEBA AGORA A GRANDE BÊNÇÃO DO PERDÃO DE DEUS NA SUA VIDA… DEUS CRIOU, INVENTOU O PERDÃO POR CAUSA DAS VÍTIMAS E NÃO PELOS AGRESSORES, POIS DELES CUIDARÁ DEUS…!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

06/11/2016 – MIBA – Ceia do Senhor

Oferta

Clique Aqui Para Fazer Download - UMA BÊNÇÃO CHAMADA PERDÃO.pdf





cartao-reforma

Precisamos De Uma Ampla Reforma

Romanos 12

Dia 31/10/1517 Martinho Lutero inicia a Grande Reforma Protestante, um marco na história da humanidade, na história das Religiões, a passagem da Idade das Trevas para a Idade Moderna. Estudando o contexto social, político e religioso do sec. XVI, vemos que estava tudo contribuindo para uma grande mudança…

A História nos conta que o contexto em que eclodiu a REFORMA era totalmente favorável a uma grande mudança, visto que TODA SOCIEDADE ESTAVA CONTRA AS PRÁTICAS DA IGREJA CATÓLICA: 1- MONARQUIA: revoltada porque a Igreja era a proprietária de quase todas as terras e cobrava IMPOSTOS, TRIBUTOS FEUDAIS…; 2- BURGUESIA MERCANTIL: Insatisfeita porque a IGREJA ensinava que era PECADO OBTER LUCRO com a venda de mercadorias e com a cobrança de JUROS, era o pecado da USURA; 3- CLERO INSATISFEITO: o PAPA e mais uma parte dos BISPOS estavam desrespeitando o CELIBATO, caiam no PECADO, VENDIAM CARGOS ECLESIÁSTICOS E AS INDULGÊNCIAS…! LUTERO nas suas 95 TESES denuncia várias práticas e comportamentos do PAPA… ESSAS 95 TESES quem sabe se aplicariam a situação do BRASIL HOJE… Celibato=Poligamia; INDULGENCIAS-OFERTAS ABUSIVAS; VENDA DE CARGOS- VENDA DE IGREJAS; NOMEAÇÃO DE BISPOS DESQUALIFICADOS-PASTORES DESQUALIFICADOS…!

Observando a situação POLITICA, ÉTICA E ATÉ RELIGIOSA DO BRASIL, eu diria que estamos precisando de uma GRANDE REFORMA que virá e está acontecendo por meio de um GRANDE AVIVAMENTO ESPIRITUAL…!

HOJE, PROPONHO UMA AMPLA REFORMA:

 

I – UMA REFORMA EM NOSSA MENTE – Rom 12:2

“Transformar a MENTE para PODER EXPERIMENTAR o melhor de Deus”! Quando isso acontecer, então:

1-      SAIREMOS DE UMA MENTE CARNAL PARA ESPIRITUAL…: Uma Mente capaz de entender, discernir e captar as coisas espirituais, crer nos milagres, experimentar MILAGRES… VIVER O SOBRENATURAL de  Deus;

2-      MENTE FECHADA PARA UMA MENTE ABERTA: Deus nos escolheu para MUDAR O MUNDO… Mas como mudaremos o Mundo com uma mente retrógrada, ultrapassada? Chamaremos o mundo para retroceder? O Mundo está esperando essa MENTE moderna que Deus nos deu, pois NÓS TEMOS A MENTE DE CRISTO (I COR 2:16 “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Pois nós temos a mente de Cristo”)! E será essa MENTE MODERNA que vai tomar a dianteira da nossa sociedade…! É A MENTE CRIATIVA, A MENTE DAS IDEIAS que vão promover a MUDANÇA…!

MENTE POBRE PARA UMA MENTE RICA…;

3-      MENTE POBRE PARA UMA MENTE PRÓSPERA: Abrir a mente para prosperar… Entender que NÃO É PECADO PROSPERAR… Livrar-se desse espírito de pobreza e miséria…  – ILUST.: Dizem que o grande reformador CALVINO  dizia que “pobreza era pecado” e que crente tinha que ser rico…!

II- UMA REFORMA EM NOSSA ALMA – Rom 12:3, 15-16

2.1 – ALMA ORGULHOSA: “… não pense de si mesmo além do que convém…”; – O orgulho precede a queda! O Evangelho é para os humildes de espírito… é para os simples… ! Ilust.: Os JUDEUS Orgulhosos estavam esperando um MESSIAS POLÍTICO, jamais um homem simples, humilde, alguém que viria montado num jumentinho… alguém que nasceria em Belém e que “viria de Nazaré” (pode vir alguma coisa boa de Nazaré… João 1:46)!

A nossa ALMA precisa ser TRANSFORMADA e tornar-se HUMILDE ao ponto de FIL 2:3 “nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por HUMILDADE, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”!

2.2 – ALMA SUBMISSA A CRISTO: Temos muita facilidade em deixar que a nossa ALMA dirija as nossas vidas, as nossas decisões, escolha as amizades, aceite pessoas ou rejeite pessoas… ALMA CURADA para poder se relacionar com TODOS INDISTINTAMENTE… ALMA CURADA para OBEDECER A CRISTO e aos Seus Valores… ALMA CURADA PARA PERDOAR…ALMA CURADA PARA VENCER NA VIDA… fazer o que precisa, independente do que a nossa alma ache, queira ou pense…!

 

III- UMA REFORMA EM NOSSAS RELAÇÕES SOCIAIS – Rom 12:9-10, 14, 17-20

3.1 – AMAR sem hipocrisia… AMAR cordialmente com amor fraternal…

3.2 – PRATICAR O BEM: KOLLAO de KOLLA, deixar que o BEM COLE EM VOCÊ E NÃO LARGUE MAIS…

3.3 – HONRAR UNS AOS OUTROS: Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem com você! HONRAR: 1- DEUS; 2- PAIS; 3- FAMILIA-FILHOS, CONJUGE; 4-LÍDERES ESPIRITUAIS; 5-AUTORIDADES SOCIAIS, POLÍTICAS, MILITARES…; 6- PATRÕES/EMPREGADORES; 7- AQUELES QUE ESTÃO NO SEU MESMO NÍVEL HIERARQUICO/SOCIAL.

3.4 – ABENÇOAR … NÃO AMALDIÇOAR…: abençoar os que vos perseguem…

3.5 – DAR O BEM PELO MAL RECEBIDO: “Não torneis a ninguém mal por mal…”!

3.6 – TER PAZ COM TODOS…  ABRIR MAO DA VINGANÇA…

3.7 – TRATAR MUITO BEM OS SEUS INIMIGOS: “Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhes de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber…”!

IV- UMA REFORMA ESPIRITUAL – Rom 12:1, 4-8, 11-13

4.1 – CULTO RACIONAL: Culto como uma experiência inteligente, criativa, consciente… e não uma obrigação ou imposição dogmática, religiosa… !

4.2 – IGREJA COMO CORPO DE CRISTO: Resgatar a VISÃO DE QUE SOMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO… precisamos uns dos outros… dependemos uns dos outros… somos uma Equipe…!

4.3 – DESENVOLVER OS DONS RECEBIDOS COM TOTAL EXCELÊNCIA: Nada de fazer o serviço mal feito… Nada de serviço mal feito, relaxado… Nada de SERVIR esperando ELOGIOS, pois é para DEUS, foi Ele quem deu o DOM e é para USAR para Ele… –

O texto nos fala da CONTRIBUIÇÃO COMO UM DOM e que deve ser exercido com GENEROSIDADE/LIBERALIDADE… – Quantos ORAM POR ESSE DOM?

CONCLUSÃO:  ROMANOS 12:21 – VENCER O MAL COM O BEM: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (V.21). MAL = KAKOS = baixo, errado, perverso, venenoso, destrutível, pernicioso, desagradável…! São características que podem ser encontradas numa personalidade, isso é coisa de gente, gente ruim… COMO EU FAÇO PARA VENCER ESSA GENTE RUIM? COM O BEM = AGATHOS = bom, amável, agradável, excelente, honesto, honrado…! VENCER = NIKAO = quando alguém é processado na justiça e vence o caso; cristão que permanece firme na sua fé até a morte diante do poder dos seus inimigos…! – VENCER O MAL ÉTICO, MORAL!

Romanos 12:2 – Não vos conformeis com esse MUNDO (AEON = estado de coisas que caracteriza a época presente, mas é também UM SER ESPIRITUAL, “AEON”(EFESIOS 2:1-2 “Ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o CURSO/AEON deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”!)).

Decidir NÃO TOMAR A FORMA (Não vos conformeis), é TRANSFORMAR, É REFORMAR, É MUDAR, é dizer NÃO AO AEON existente que domina o mundo… !

A REFORMA VEM PARA VENCER, PARA DERROTAR O MAL ético, moral, mas também o MAL AEON, esse estado de coisas que caracteriza a época presente, como também esse SER ESPIRITUAL AEON que tem dominado o MUNDO (O Mundo jaz no maligno)!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

MIBA – 30/10/2016

Clique Aqui Para Fazer Download - PRECISAMOS DE UMA AMPLA REFORMA.pdf

Oferta