fe

Afinal, O Que é a Fé?

Hebreus 11:1-3

“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”!

 

WIKIPEDIA:  (do Latim fide)[1] é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade[2] sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. A fé acompanha absoluta abstinência de dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e da lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.

 

         1.1 – FÉ É UM DOM DE DEUS E UM FRUTO DO ESPÍRITO: I COR 12:9 “a outro no mesmo Espírito, a fé (PISTIS), a outro, no mesmo Espírito, DONS DE CURAR…”! ; GALATAS 5:22 (PISTIS) = FÉ!

1.2-  A FÉ É PARTE INTEGRANTE DA NOSSA ALMA: Deus nos criou com FÉ! Todos nós temos fé!

Alguns recebem o DOM DA FÉ para proveito comum… (I COR 12:7 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”;  I COR 12:31 “Entretanto, procurai com zelo, os melhores dons”! – QUEM QUER MAIS FÉ, deve procurar com ZELO…!

Portanto, fé está muito longe do que muitos dizem ser ou acreditam ser… EMOÇÃO, DECISÃO, INCERTEZA, ALGO IMPROVÁVEL DE SER, SALTO NO ESCURO…!

1.3- FÉ É A CERTEZA que sustenta a nossa ESPERANÇA: (hupostasis = base, fundação, ato de colocar ou estabelecer sob, aquilo que tem um fundamento, estabilidade de mente, confiança, segurança…).

1.4- FÉ É CONVICÇÃO DE FATOS QUE JÁ ACONTECERAM E VÃO SE MANIFESTAR: (elegchos = verificação pela qual algo é provado ou testado; trazer à luz, expor…

 

 1.5 – A FÉ É UMA OFERTA A DEUS QUE MUITO LHE AGRADA: Hebreus 11:4 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus…”!

Tudo o que a gente fizer para DEUS, tem que ser com Fé… – As nossas ofertas tem que ser acompanhadas pela fé… o nosso louvor… o nosso serviço…

1.6 – FÉ É A BASE PARA QUE POSSAMOS EXPERIMENTAR O SOBRENATURAL DE DEUS: Heb 11:11 “Pela fé também a própria SARA recebeu PODER para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade…”! – PELA FÉ MOISÉS celebrou a PÁSCOA… ATRAVESSOU O MAR VERMELHO como por terra seca…

 

ILUST.:  A Cura do Criado do Centurião… “Meu criado jaz, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente… Em verdade vos afirmo que nem em Israel achei fé como esta… VAI-TE E SEJA FEITO CONFORME A TUA FÉ. E, naquela mesma hora, o servo foi curado”! (Mateus 8:5-13). JESUS disse aos 2 cegos… “Credes que eu posso fazer isso? … Faça-se-vos conforme a vossa fé”! (Mateus 9:27-29)!

    1.7 – A FÉ É INSTRUMENTO DE SANTIFICAÇÃO PARA OS CRENTES: ROMANOS 6:1-8

V.8 “Ora, se já morremos com Cristo, CREMOS que também com Ele viveremos”!

Somos ensinados na Palavra a viver e a andar pela fé, pois “Tudo o que não provém de fé é pecado” (Romanos 14:23)!

    1.8 – A FÉ É TÃO IMPORTANTE QUE A ESCRITURAS VISAM PRODUZIR A FÉ EM NÓS: JOÃO 20:30-31 //  II TIM 3:14-16 “… e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela FÉ em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”!

A FÉ É TÃO IMPORTANTE que JESUS se preocupou ao ponto de dizer: “Porventura, quando eu voltar acharei FÉ na terra?”!  Por que Ele disse isso? – PORQUE AS PESSOAS facilmente perdem a Fé…!

 

      1.9 – FÉ É UMA DECISÃO : Eu decido crer ou não crer!

– ROMANOS 10:16-18 “Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: por toda a terra se fez ouvir a sua voz e as suas palavras até os confins do mundo”!

No final de MARCOS 16:14-18 “Finalmente, apareceu Jesus aos onze… e censurou-lhes a INCREDULIDADE e DUREZA DE CORAÇÃO… e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, quem porém não crer será condenado. Estes sinais hao de acompanhar aos que crêem: em meu nome, EXPELIRÃO DEMÔNIOS… falarão novas línguas, pegarão em serpentes… se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”!

 

CONCLUSÃO:  DEVEMOS FICAR COM A DEFINIÇÃO DE FÉ DA BÍBLIA: “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”!

ILUSTRAÇÃO: CONVICÇÃO (QUE VEM DA FÉ e que nós também chamamos de FÉ) É ESTUDADA NA PSICONEUROIMUNOLOGIA.

O Dr. Henry Beecher, prof. De Harvard, fez um experimento com 100 alunos de medicina e deu a 50 deles um comprimido BARBITURICO (estimulante) e aos outros 50, ANFETAMINA (tranquilizante) e disse a eles que eles estavam tomando drogas diferentes…. 50% deles desenvolveram EFEITO CONTRÁRIO Á DROGA TOMADA… PELA SUA CONVICÇÃO DO QUE ESTAVA TOMANDO!

O Dr, BERNIE SIEGAL, DE YALE, através dos seus experimentos, também concluiu sobre a POTENCIA DAS CONVICÇÕES, QUE SE TRATA DE UMA ORDEM INCONTESTADA AO SISTEMA NERVOSO para efetuar as MUDANÇAS DESEJADAS!

A grande conclusão científica é que AS NOSSAS CONVICÇÕES AFETAM O NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO!

Portanto, FÉ É CIENTIFICAMENTE, UMA ORDEM INCONTESTADA QUE É DADA AO SISTEMA NERVOSO PARA PROMOVER AS MUDANÇAS…!

COMECE A DAR ESSAS ORDENS AO SEU CÉREBRO: Eu estou curado! Eu estou Feliz! Eu sou abençoado! Eu vou Vencer!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

12/02/2017 – MIBA

Oferta

Clique Aqui Para Fazer Download - Afinal-O-Que-é-a-Fé.pdf





igreja2

Igreja Um Grande Projeto de Jesus na Terra

(Efésios 5:25 “… Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela)!

      Nos 4 Evangelhos, encontramos apenas em MATEUS essa palavra “EKLESIA” proferida por Jesus (Mateus 16:18 e 18:17). Mas no Novo Testamento, EKLESIA (Reunião de cidadãos chamados para fora dos seus lares para algum lugar público, assembleia para deliberação…) está presente 107 vezes, desde ATOS a APOCALIPSE. Vemos que a Igreja foi uma criação divina. Jesus veio para estabelecer a sua Igreja e Ele um dia voltará para buscar a sua Igreja e receberá uma Igreja “gloriosa, sem ruga, mancha ou coisa semelhante”!

Hoje celebraremos a Ceia do Senhor como Igreja e é oportuno a gente refletir sobre essa instituição DIVINA E HUMANA. Como instituição humana, ela tem sofrido inúmeros ataques “políticos” em toda a sua existência e sempre com o propósito de aniquilá-la. Nos dias do COMUNISMO, as Igrejas viraram depósitos do Governo e até hoje, os países que ainda sofrem com esse Regime, a Igreja não tem vez e pastor é perseguido, preso e assassinado… No Brasil, um país democrático, o Governo teve que “engolir” a Igreja, e cheio de ódio, declarou: É melhor abrir um cinema do que uma Igreja! – ORA, o que é mais importante para Deus: Um ESTADO POLITICO ou uma IGREJA? – O que JESUS disse que viria ARREBATAR: O ESTADO ou a SUA IGREJA????

Nos países árabes, A IGREJA É PROIBIDA, os cristãos, se descobertos, são torturados, presos e assassinados. Tem 50 países que se destacam como os maiores perseguidores. PERSEGUIÇÃO EXTREMA: (10 países) Coreia do Norte, Somália, Afeganistão, Paquistão, Sudão, Síria, Iraque, Irã… // PERSEGUIÇÃO SEVERA (20): Líbia, Nigéria, Arábia Saudita, Catar, Egito, Etiópia, Jordânia… ! Mas todos eles, onde chegam, querem praticar o Islamismo… usar burca etc…!

Igreja é um Projeto DIVINO, antes de ser uma Instituição humana. Ela nasceu no coração de Deus e Jesus que é o CABEÇA DA IGREJA foi quem TANTO A AMOU que deu a Sua vida por ela (EFESIOS 5).

 

I- IGREJA DEVE SER SUSTENTADA

De que a Igreja precisa para se manter?

1.1 – ORAÇÃO E JEJUM: A Igreja como instituição divina precisa de muita oração e JEJUM. Tem determinadas CASTAS de demônios que atacam a Igreja que só mesmo á força de MUITA ORAÇÂO E JEJUM que essas castas são vencidas… – A ORAÇÃO vai liberar a ação dos ANJOS em favor da Igreja. O Trabalho da Igreja é muito mais espiritual do que material ou físico.

1.2 – SERVIÇO VOLUNTÁRIO EM AMOR: Como instituição humana, física e terrena, a Igreja precisa obedecer as Leis do país (estatuto, cnpj, contabilidade, impostos e obrigações trabalhistas, conta bancária etc…). Mas ela tem também as suas INSTALAÇÕES FÍSICAS onde o povo se reúne para ADORAR a Deus: prédio, instalações, água, luz, telefone, limpeza/zeladoria, manutenção patrimonial, cadeiras, equipamentos de som, instrumentos musicais etc…

1.3 – FREQUÊNCIA AS SUAS ATIVIDADES: Hebreus 10:24-25 “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,25  Não deixando a nossa congregação (EPSINAGOGUE = assembleia, reunião em lugar…), como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Trabalhamos em CÉLULAS como uma estratégia de evangelização, pois é muito mais fácil a gente levar alguém para uma CELULA do que para o TEMPLO. E depois que levamos á Célula, devemos agora trazer para o Templo, para a ASSEMBLÉIA, EKLESIA, IGREJA, para se UNIR como Igreja…!!!

 

1.4 – CUMPRIMENTO DA GRANDE COMISSÃO/EVANGELIZAÇÃO: Uma Igreja que deixa de cumprir a sua TAREFA, CHAMADA E MISSÃO, pra que existir??? Estará fadada a fechar as suas portas. – ILUST.: NOS EUA, lamentavelmente, tem igrejas/Templos fechando…

PAULO ensinando a Timóteo como fazer a Igreja Funcionar: II TIM 2:2

1.5 – CUIDADO PASTORAL/SACERDOTAL: A IGREJA precisa de um PASTOR ou vários pastores. E esses pastores precisam ser mantidos. Os que conseguem trabalhar secularmente para a sua manutenção, são os heróis da fé. Mas existem aqueles que não trabalham secularmente e vivem exclusivamente do Ministério Pastoral. Eles precisam manter a sua casa, família (pastor não é padre), precisam de transporte, livros, roupas etc… E A BIBLIA diz que eles devem ser MANTIDOS COM DOBRADOS SALÁRIOS, DUPLICADA HONRA… (I TIM 5:17 “Devem ser considerados MERECEDORES de DOBRADOS HONORÁRIOS (TIME = honra, avaliação pela qual o preço é fixado, preço pago ou recebido por uma pessoa…) os PRESBITEROS que presidem bem, com especialidade os que se AFADIGAM na palavra e no ensino”).

Agora, a grande pergunta: DE ONDE VEM OS RECURSOS FINANCEIROS DA IGREJA PARA A SUA MANUTENÇÃO???? – Do Governo, para depois FICAR DEVENDO FAVORES??? – OU deve ser mantida e sustentada da forma como DEUS determinou: CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA DOS SEUS MEMBROS! E AÍ VEM OS DIZIMOS E AS OFERTAS ALÇADAS!

Quando Deus estabeleceu o TEMPLO, levantou uma TRIBO com dedicação exclusiva para cuidar do templo: LEVITAS. E Deus então fez uma ALIANÇA DE SAL a fim de que TODAS AS CONTRIBUIÇÕES DO POVO fossem para os SACERDOTES. Então, funcionava assim: SACERDOTE – POVO – TEMPLO. Com o passar dos anos, A IGREJA acabou permitindo uma triste INVERSÃO DE VALORES E DE PRIORIDADES o que desestimulou e sacrificou muitos SACERDOTES/PASTORES. HOJE em muitas e muitas Igrejas, maioria mesmo, a ADMINISTRAÇÃO dos recursos financeiros destinados a manutenção da IGREJA obedece a seguinte ORDEM E PRIORIDADE: TEMPLO – POVO – SACERDOTE! A Igreja em células M 12 veio restaurando esse equívoco e TRAZENDO DE VOLTA A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO PASTORAL/SACERDOTAL. E veio ensinando que A IGREJA SOMOS NÓS E NÃO O TEMPLO. Depois, veio HONRAR os sacerdotes e pastores. Em seguida, restaurou o ensino bíblico das PRIMÍCIAS para os sacerdotes. E assim a Igreja vem funcionando e sendo mantido de forma bíblica!

 

II- IGREJA DEVE SER RESPEITADA

MATEUS 18:15-18 “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;

16  Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

17  E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

 

2.1 – RESPEITADA COMO INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR: A Igreja recebeu de JESUS plenos poderes para disciplinar seus participantes/integrantes/membros/discípulos. E essa disciplina PODE CHEGAR ATÉ MESMO A EXCLUSÃO! E aquilo que a IGREJA DESLIGAR aqui na TERRA, JÁ ERA…!!!

Como Igreja em Células no Modelo dos 12, quase que NÃO SE VÊ A DISCIPLINA ACONTECENDO, pois é feito todo um trabalho de bastidores, de discipulado, de aconselhamento, de acompanhamento para que as pessoas não sejam EXCLUIDAS. E na prática, o que acontece mesmo é que o PECADO TIRA A PESSOA DA IGREJA.

Quando o pecador não se arrepende e MUDA, logo ele mesmo SE EXCLUI da Igreja… – A IGREJA possui um ROL DE DISCÍPULOS AQUI NA TERRA E UM OUTRO ROL DE DISCIPULOS LÁ NO CÉU… e essa Listagem será verificada naquele grande dia, quando JESUS se apresentar como O SENHOR ABSOLUTO E JUIZ e dirá aos que estiverem NO ROL DO CÉU: Vindo, Benditos…; E DIRÀ AOS QUE CONSTAREM APENAS NO ROL DA IGREJA NA TERRA: AFASTAI-VOS DE MIM, NÃO VOS CONHEÇO. E aí, muitos dirão: Sr. Sr. Eu constava no Rol de Membros da Igreja. Eu não fui excluído… é verdade que eu estava em pecado, que eu escondi muito bem o meu pecado, é verdade que eu era muito influente e a Igreja lá na terra nunca teve coragem de me excluir…!

2.2 – RESPEITADA COMO INSTITUIÇÃO DIVINA: Antes da gente enxergar a Igreja como uma Instituição Humana, devemos vê-la primeiramente como uma Instituição Divina que é. E isso deve fazer grande diferença. Você pode olhar para qualquer instituição humana, qualquer empresa, por mais antiga e tradicional que seja, por mais que ela tenha prestado relevantes serviços, mas ela continuará sendo humana (BB, CEF, RFF, INPS e tantas outras empresas seculares) e um dia vai acabar, deixará de existir. Mas a Igreja não. Ela continuará existindo. Ela será arrebatada! TODO GOVERNO, TODO INDIVÍDUO, TODA AUTORIDADE QUE SE LEVANTOU CONTRA A IGREJA em qualquer tempo na história da Humanidade, TODOS FORAM DESTRUÍDOS! – ATÉ O INFERNO QUE SE LEVANTA CONTRA A IGREJA, SERÁ DESTRUIDO.

A Igreja é de JESUS! O Cabeça da Igreja é JESUS e Ele é também o SALVADOR DO CORPO! Mexeu com a Igreja, mexeu com JESUS! Igreja tem DONO e o DONO dela é CIUMENTO e é PODEROSO…!!!

2.3- RESPEITADA COMO COBERTURA ESPIRITUAL: MATEUS 18:18 “… tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus e tudo o que desligardes na terra será desligado nos céus…”!

Se você está ligado na terra a sua Igreja, tenha certeza de que existe sobre você uma cobertura espiritual. Você está então guardado, selado e protegido pela sua Igreja. E satanás, quando quiser te atacar, ele terá que pensar 2 vezes, pois ele vai mexer com alguém que integra o CORPO DE CRISTO… E É QUANDO O CORDEIRO DE DEUS VIRA O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ para defender os Seus… Ele mesmo disse que NINGUÉM COSNEGUIRIA ARRANCAR DAS SUAS MAOS (JOAO 10:28)!

Quando um crente está sem Igreja ele parece com um soldado sem quartel. Que respeito o inimigo tem com um soldado sem quartel, sem general, sem fazer parte de um exército???- NENHUM!!!

 

III – IGREJA DEVE SER AMADA

– Efésios 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

O que fazemos quando a gente AMA alguém? – Em EFESIOS, falando de Igreja, PAULO apresenta um GRANDE MISTÉRIO e usa a figura do ESPOSO E ESPOSA para falar desse MISTÈRIO e depois ele diz: “Grande é esse mistério, mas eu me refiro a Cristo e a Igreja”!

3.1 – QUEM AMA, CUIDA: Efésios 5:28-30 “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

Cuidar da Igreja é VOLUNTARIAR-SE para servir… manter a Igreja em pleno funcionamento, mantendo as suas instalações… É INVESTIR na Igreja o seu tempo.

CUIDAR da Igreja é APAIXONAR-SE POR ELA… – Ilust.: Já viu como os apaixonados fazem… ficam horas e horas pendurados ao celular, na internet… é comentando da beleza da amada…só fala nela… não vê a hora para estar com ela… Se a família sair de férias, o apaixonado não aguenta passar muito tempo longe dela… E AI daquele que for falar MAL da sua amada, arrumou um inimigo…!!!

 

3.2- QUEM AMA, PROTEGE: Tem situações em que se for necessário arriscar a própria vida para proteger a esposa, o marido o faz. Jesus deu prova de amor quando entregou a sua vida por ela…

3.3 – QUEM AMA JAMAIS ABANDONA: Já tive que ouvir a balela de pessoas dizendo: Pr., estou indo embora para uma outra Igreja, mas eu quero dizer que eu AMO muito essa Igreja, que foi aqui onde eu conheci a Jesus, onde fui ensinado… e bla bla bla….! ILUST.: Temos o testemunho da Pra. Suzanne que não suportou esperar uma transferência da Petrobras e pediu demissão para poder voltar a sua família, sua cidade e principalmente a sua Igreja…!!!

 

CONCLUSÃO: Quem AMA, SUSTENTA. Quem AMA, RESPEITA! Quem AMA, CUIDA! Quem AMA se ENTREGA…!

QUEM AMA A JESUS, DEVE AMAR TAMBEM A SUA IGREJA! Não tem como você AMAR A JESUS e não AMAR a Sua Igreja.

QUEM AMA, SE ALIANCIA. A exemplo do casamento, quando os cônjuges fazem uma aliança… CEIA É ALIANÇA COM JESUS, COM A SUA IGREJA …!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

05/02/2017 – MIBA

Oferta

Clique Aqui Para Fazer Download - Igreja Um Grande Projeto de Jesus na Terra.pdf