Jesus Nos Desafia A Uma Nova Vida

II CORINTIOS 5:17

          Cristianismo envolve mudança de MENTE, DE PENSAMENTO, DE CRENÇA, DE ATITUDE… CONVERSAO ENVOLVE A NOSSA FÉ, A NOSSA VONTADE, AS NOSSAS EMOÇOES… !

JESUS NOS PROMETE VIDA NOVA, VIDA EM ABUNDANCIA  (JOÃO 10:10)…

 

I – EU PRECISO ESTAR EM CRISTO

“… está em Cristo…”: EM = preposição = liga dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles. PRE = ANTES; POSIÇÃO=LUGAR QUE OCUPA, TEMPO, ESTADO, finalidade, MODO, LUGAR, CAUSA…: PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro.

O que significa então ESTAR EM CRISTO? NO GREGO, EM = EM, COM, POR…!

Devemos ESTAR EM, ESTAR COM, ESTAR POR, ASSIM COMO DEUS ESTAVA E ESTÁ EM CRISTO: “No princípio era o verbo, e o verbo estava COM Deus e o verbo era Deus… A Vida estava NELE e a vida era a luz dos homens” (JOÃO 1:1 e 4).

Em ATOS 1:5 “Porque João na verdade batizou COM ÁGUA, mas vós sereis batizados COM o Espírito, não muito depois destes dias”!

ESTAR EM CRISTO É ESTAR MERGULHADO EM CRISTO

ESTAR EM CRISTO É ESTAR COMPROMETIDO COM CRISTO

ESTAR EM CRISTO É ESTAR VIVENDO POR E PARA CRISTO! Pois só assim conseguiremos DESFRUTAR, USUFRUIR, EXPERIMENTAR DESSA VIDA NOVA QUE CRISTO NOS OFERECE!

ENQUANTO CRISTO NÃO FOR O CENTRO DA NOSSA VIDA, NÃO ESTAREMOS EM CRISTO E CONSEQUENTEMENTE NÃO TEREMOS ESSA NOVA VIDA!

 

II- EU PRECISO DEIXAR O PASSADO PASSAR

       Esse DESAFIO DE VIVERMOS UMA NOVA VIDA exige que NOS LIVREMOS DO PASSADO! NÃO DÁ PARA ANDAR COM AS DUAS VIDAS, MAS APENAS UMA VIDA! – DEIXE O PASSADO PASSAR!

O PASSADO NOS ACOMPANHA PELAS NOSSAS MEMÓRIAS. E Essas memórias são BOAS OU RUINS. A questão é que dificilmente nós nos lembramos das coisas boas que já passaram, mas na maioria das vezes DAS MEMORIAS RUINS…! Mesmo que só nos lembrássemos das BOAS, ainda assim elas são de pouca ajuda, pois já passaram.

Quantas vezes ao dia você se lembra de coisas do passado? As pessoas DEPRESSIVAS, MELANCÓLICAS, 80% dos seus pensamentos estão ligados ao PASSADO. Enquanto que as pessoas SAUDÁVEIS só 20% dos seus pensamentos tem a ver com o passado, pois elas estão mais ocupadas em PENSAR, EM PLANEJAR, EM BUSCAR IDEIAS NOVAS PARA VENCER NA VIDA! ESSA NOVA VIDA QUE JESUS TEM PARA NÓS EXIGE QUE GASTEMOS NOSSOS PENSAMENTOS PLANEJANDO AS AÇOES PARA O FUTURO e assim não temos tempo para VIVER DO PASSADO…!

NO GREGO “…AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM…”: ARCHAIOS = velho, antigo, arcaico, superado, anacrônico, caduco, desuso, antiquado…

ORA, COMO VIVEREMOS UMA NOVA VIDA COM AS COISAS VELHAS, ULTRAPASSADAS, ARCAICAS, EM DESUSO?

JESUS VEIO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E NOS LIVRAR DA CULPA DO PECADO! O PERDÃO DE JESUS É TOTAL, COMPLETO, INTEGRAL! Não podemos dizer que JESUS NOS PERDOOU SÓ UM POUCO… NÃO PODEMOS DIZER QUE JESUS NOS PERDOOU, MAS A GENTE FICA COM A CULPA NOS MARTELANDO, NOS MARTIRIZANDO, NOS FAZENDO SOFRER…!

JESUS NOS PERDOA E NOS PURIFICA DE TODO O PECADO: I JOÃO 1:9

DEUS NOS DIZ EM ISAIAS 43:25 “Eu, eu mesmo sou o que APAGO AS TUAS TRANSGRESSOES por amor de mim e dos teus pecados NÃO ME LEMBRO”!

Se Deus não se lembra mais dos nossos pecados, por que nós ficamos nos lembrando deles? Como teremos uma NOVA VIDA CARREGANDO OS VELHOS PECADOS?

PARA VIVERMOS ESSA NOVA VIDA, PRECISAMOS ESQUECER, DEIXAR NO PASSADO AS COISAS QUE PASSARAM. – LAMENTAÇÕES 3:21 “Quero trazer à memória aquilo que nos dá esperança”!

   ISAIAS 43:18 “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova que está saindo à luz; porventura não o percebeis? – NÃO PERCEBEMOS AS COISAS NOVAS PORQUE ESTAMOS APEGADOS AS VELHAS…!

 

III- EU PRECISO FAZER TUDO NOVO

       Mude quem você é MUDANDO os seus Pensamentos! (Prov 23:7).

Mude quem você é MUDANDO AS SUAS CRENÇAS!

Mude quem você é MUDANDO as suas ATITUDES!

ESSA MUDANÇA DO NOSSO EU, DE QUEM NOS SOMOS, É O RESULTADO DO MILAGRE DA CONVERSÃO!

Ilustração: JESUS X ZAQUEU… – Lucas 19:8-10

JESUS X ENDEMONINHADO GADARENO – Marcos 5:15 e 19

JESUS X MULHER ADÚLTERA: João 8:11

JESUS X TIAGO E JOAO, FILHOS DO TROVÃO…: LUCAS 9:54 (queriam mandar descer fogo do ceu…) e em I JOÃO 3:15-16 e 4:7-8!

 

CONCLUSÃO: Essa NOVA VIDA QUE JESUS NOS OFERECE E NOS DESAFIA A VIVE-LA, PASSA PELO NOSSO INTELECTO, PELAS NOSSAS EMOÇÕES E PELA NOSSA VONTADE! Se você quiser, você consegue, desde que você AJA!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

22/01/2017 – MIBA

Oferta

Clique Aqui Para Fazer Download - Jesus Nos Desafia A Uma Nova Vida.pdf