Igreja Um Grande Projeto de Jesus na Terra

(Efésios 5:25 “… Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela)!

      Nos 4 Evangelhos, encontramos apenas em MATEUS essa palavra “EKLESIA” proferida por Jesus (Mateus 16:18 e 18:17). Mas no Novo Testamento, EKLESIA (Reunião de cidadãos chamados para fora dos seus lares para algum lugar público, assembleia para deliberação…) está presente 107 vezes, desde ATOS a APOCALIPSE. Vemos que a Igreja foi uma criação divina. Jesus veio para estabelecer a sua Igreja e Ele um dia voltará para buscar a sua Igreja e receberá uma Igreja “gloriosa, sem ruga, mancha ou coisa semelhante”!

Hoje celebraremos a Ceia do Senhor como Igreja e é oportuno a gente refletir sobre essa instituição DIVINA E HUMANA. Como instituição humana, ela tem sofrido inúmeros ataques “políticos” em toda a sua existência e sempre com o propósito de aniquilá-la. Nos dias do COMUNISMO, as Igrejas viraram depósitos do Governo e até hoje, os países que ainda sofrem com esse Regime, a Igreja não tem vez e pastor é perseguido, preso e assassinado… No Brasil, um país democrático, o Governo teve que “engolir” a Igreja, e cheio de ódio, declarou: É melhor abrir um cinema do que uma Igreja! – ORA, o que é mais importante para Deus: Um ESTADO POLITICO ou uma IGREJA? – O que JESUS disse que viria ARREBATAR: O ESTADO ou a SUA IGREJA????

Nos países árabes, A IGREJA É PROIBIDA, os cristãos, se descobertos, são torturados, presos e assassinados. Tem 50 países que se destacam como os maiores perseguidores. PERSEGUIÇÃO EXTREMA: (10 países) Coreia do Norte, Somália, Afeganistão, Paquistão, Sudão, Síria, Iraque, Irã… // PERSEGUIÇÃO SEVERA (20): Líbia, Nigéria, Arábia Saudita, Catar, Egito, Etiópia, Jordânia… ! Mas todos eles, onde chegam, querem praticar o Islamismo… usar burca etc…!

Igreja é um Projeto DIVINO, antes de ser uma Instituição humana. Ela nasceu no coração de Deus e Jesus que é o CABEÇA DA IGREJA foi quem TANTO A AMOU que deu a Sua vida por ela (EFESIOS 5).

 

I- IGREJA DEVE SER SUSTENTADA

De que a Igreja precisa para se manter?

1.1 – ORAÇÃO E JEJUM: A Igreja como instituição divina precisa de muita oração e JEJUM. Tem determinadas CASTAS de demônios que atacam a Igreja que só mesmo á força de MUITA ORAÇÂO E JEJUM que essas castas são vencidas… – A ORAÇÃO vai liberar a ação dos ANJOS em favor da Igreja. O Trabalho da Igreja é muito mais espiritual do que material ou físico.

1.2 – SERVIÇO VOLUNTÁRIO EM AMOR: Como instituição humana, física e terrena, a Igreja precisa obedecer as Leis do país (estatuto, cnpj, contabilidade, impostos e obrigações trabalhistas, conta bancária etc…). Mas ela tem também as suas INSTALAÇÕES FÍSICAS onde o povo se reúne para ADORAR a Deus: prédio, instalações, água, luz, telefone, limpeza/zeladoria, manutenção patrimonial, cadeiras, equipamentos de som, instrumentos musicais etc…

1.3 – FREQUÊNCIA AS SUAS ATIVIDADES: Hebreus 10:24-25 “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,25  Não deixando a nossa congregação (EPSINAGOGUE = assembleia, reunião em lugar…), como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Trabalhamos em CÉLULAS como uma estratégia de evangelização, pois é muito mais fácil a gente levar alguém para uma CELULA do que para o TEMPLO. E depois que levamos á Célula, devemos agora trazer para o Templo, para a ASSEMBLÉIA, EKLESIA, IGREJA, para se UNIR como Igreja…!!!

 

1.4 – CUMPRIMENTO DA GRANDE COMISSÃO/EVANGELIZAÇÃO: Uma Igreja que deixa de cumprir a sua TAREFA, CHAMADA E MISSÃO, pra que existir??? Estará fadada a fechar as suas portas. – ILUST.: NOS EUA, lamentavelmente, tem igrejas/Templos fechando…

PAULO ensinando a Timóteo como fazer a Igreja Funcionar: II TIM 2:2

1.5 – CUIDADO PASTORAL/SACERDOTAL: A IGREJA precisa de um PASTOR ou vários pastores. E esses pastores precisam ser mantidos. Os que conseguem trabalhar secularmente para a sua manutenção, são os heróis da fé. Mas existem aqueles que não trabalham secularmente e vivem exclusivamente do Ministério Pastoral. Eles precisam manter a sua casa, família (pastor não é padre), precisam de transporte, livros, roupas etc… E A BIBLIA diz que eles devem ser MANTIDOS COM DOBRADOS SALÁRIOS, DUPLICADA HONRA… (I TIM 5:17 “Devem ser considerados MERECEDORES de DOBRADOS HONORÁRIOS (TIME = honra, avaliação pela qual o preço é fixado, preço pago ou recebido por uma pessoa…) os PRESBITEROS que presidem bem, com especialidade os que se AFADIGAM na palavra e no ensino”).

Agora, a grande pergunta: DE ONDE VEM OS RECURSOS FINANCEIROS DA IGREJA PARA A SUA MANUTENÇÃO???? – Do Governo, para depois FICAR DEVENDO FAVORES??? – OU deve ser mantida e sustentada da forma como DEUS determinou: CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA DOS SEUS MEMBROS! E AÍ VEM OS DIZIMOS E AS OFERTAS ALÇADAS!

Quando Deus estabeleceu o TEMPLO, levantou uma TRIBO com dedicação exclusiva para cuidar do templo: LEVITAS. E Deus então fez uma ALIANÇA DE SAL a fim de que TODAS AS CONTRIBUIÇÕES DO POVO fossem para os SACERDOTES. Então, funcionava assim: SACERDOTE – POVO – TEMPLO. Com o passar dos anos, A IGREJA acabou permitindo uma triste INVERSÃO DE VALORES E DE PRIORIDADES o que desestimulou e sacrificou muitos SACERDOTES/PASTORES. HOJE em muitas e muitas Igrejas, maioria mesmo, a ADMINISTRAÇÃO dos recursos financeiros destinados a manutenção da IGREJA obedece a seguinte ORDEM E PRIORIDADE: TEMPLO – POVO – SACERDOTE! A Igreja em células M 12 veio restaurando esse equívoco e TRAZENDO DE VOLTA A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO PASTORAL/SACERDOTAL. E veio ensinando que A IGREJA SOMOS NÓS E NÃO O TEMPLO. Depois, veio HONRAR os sacerdotes e pastores. Em seguida, restaurou o ensino bíblico das PRIMÍCIAS para os sacerdotes. E assim a Igreja vem funcionando e sendo mantido de forma bíblica!

 

II- IGREJA DEVE SER RESPEITADA

MATEUS 18:15-18 “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;

16  Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

17  E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

 

2.1 – RESPEITADA COMO INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR: A Igreja recebeu de JESUS plenos poderes para disciplinar seus participantes/integrantes/membros/discípulos. E essa disciplina PODE CHEGAR ATÉ MESMO A EXCLUSÃO! E aquilo que a IGREJA DESLIGAR aqui na TERRA, JÁ ERA…!!!

Como Igreja em Células no Modelo dos 12, quase que NÃO SE VÊ A DISCIPLINA ACONTECENDO, pois é feito todo um trabalho de bastidores, de discipulado, de aconselhamento, de acompanhamento para que as pessoas não sejam EXCLUIDAS. E na prática, o que acontece mesmo é que o PECADO TIRA A PESSOA DA IGREJA.

Quando o pecador não se arrepende e MUDA, logo ele mesmo SE EXCLUI da Igreja… – A IGREJA possui um ROL DE DISCÍPULOS AQUI NA TERRA E UM OUTRO ROL DE DISCIPULOS LÁ NO CÉU… e essa Listagem será verificada naquele grande dia, quando JESUS se apresentar como O SENHOR ABSOLUTO E JUIZ e dirá aos que estiverem NO ROL DO CÉU: Vindo, Benditos…; E DIRÀ AOS QUE CONSTAREM APENAS NO ROL DA IGREJA NA TERRA: AFASTAI-VOS DE MIM, NÃO VOS CONHEÇO. E aí, muitos dirão: Sr. Sr. Eu constava no Rol de Membros da Igreja. Eu não fui excluído… é verdade que eu estava em pecado, que eu escondi muito bem o meu pecado, é verdade que eu era muito influente e a Igreja lá na terra nunca teve coragem de me excluir…!

2.2 – RESPEITADA COMO INSTITUIÇÃO DIVINA: Antes da gente enxergar a Igreja como uma Instituição Humana, devemos vê-la primeiramente como uma Instituição Divina que é. E isso deve fazer grande diferença. Você pode olhar para qualquer instituição humana, qualquer empresa, por mais antiga e tradicional que seja, por mais que ela tenha prestado relevantes serviços, mas ela continuará sendo humana (BB, CEF, RFF, INPS e tantas outras empresas seculares) e um dia vai acabar, deixará de existir. Mas a Igreja não. Ela continuará existindo. Ela será arrebatada! TODO GOVERNO, TODO INDIVÍDUO, TODA AUTORIDADE QUE SE LEVANTOU CONTRA A IGREJA em qualquer tempo na história da Humanidade, TODOS FORAM DESTRUÍDOS! – ATÉ O INFERNO QUE SE LEVANTA CONTRA A IGREJA, SERÁ DESTRUIDO.

A Igreja é de JESUS! O Cabeça da Igreja é JESUS e Ele é também o SALVADOR DO CORPO! Mexeu com a Igreja, mexeu com JESUS! Igreja tem DONO e o DONO dela é CIUMENTO e é PODEROSO…!!!

2.3- RESPEITADA COMO COBERTURA ESPIRITUAL: MATEUS 18:18 “… tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus e tudo o que desligardes na terra será desligado nos céus…”!

Se você está ligado na terra a sua Igreja, tenha certeza de que existe sobre você uma cobertura espiritual. Você está então guardado, selado e protegido pela sua Igreja. E satanás, quando quiser te atacar, ele terá que pensar 2 vezes, pois ele vai mexer com alguém que integra o CORPO DE CRISTO… E É QUANDO O CORDEIRO DE DEUS VIRA O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ para defender os Seus… Ele mesmo disse que NINGUÉM COSNEGUIRIA ARRANCAR DAS SUAS MAOS (JOAO 10:28)!

Quando um crente está sem Igreja ele parece com um soldado sem quartel. Que respeito o inimigo tem com um soldado sem quartel, sem general, sem fazer parte de um exército???- NENHUM!!!

 

III – IGREJA DEVE SER AMADA

– Efésios 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

O que fazemos quando a gente AMA alguém? – Em EFESIOS, falando de Igreja, PAULO apresenta um GRANDE MISTÉRIO e usa a figura do ESPOSO E ESPOSA para falar desse MISTÈRIO e depois ele diz: “Grande é esse mistério, mas eu me refiro a Cristo e a Igreja”!

3.1 – QUEM AMA, CUIDA: Efésios 5:28-30 “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

Cuidar da Igreja é VOLUNTARIAR-SE para servir… manter a Igreja em pleno funcionamento, mantendo as suas instalações… É INVESTIR na Igreja o seu tempo.

CUIDAR da Igreja é APAIXONAR-SE POR ELA… – Ilust.: Já viu como os apaixonados fazem… ficam horas e horas pendurados ao celular, na internet… é comentando da beleza da amada…só fala nela… não vê a hora para estar com ela… Se a família sair de férias, o apaixonado não aguenta passar muito tempo longe dela… E AI daquele que for falar MAL da sua amada, arrumou um inimigo…!!!

 

3.2- QUEM AMA, PROTEGE: Tem situações em que se for necessário arriscar a própria vida para proteger a esposa, o marido o faz. Jesus deu prova de amor quando entregou a sua vida por ela…

3.3 – QUEM AMA JAMAIS ABANDONA: Já tive que ouvir a balela de pessoas dizendo: Pr., estou indo embora para uma outra Igreja, mas eu quero dizer que eu AMO muito essa Igreja, que foi aqui onde eu conheci a Jesus, onde fui ensinado… e bla bla bla….! ILUST.: Temos o testemunho da Pra. Suzanne que não suportou esperar uma transferência da Petrobras e pediu demissão para poder voltar a sua família, sua cidade e principalmente a sua Igreja…!!!

 

CONCLUSÃO: Quem AMA, SUSTENTA. Quem AMA, RESPEITA! Quem AMA, CUIDA! Quem AMA se ENTREGA…!

QUEM AMA A JESUS, DEVE AMAR TAMBEM A SUA IGREJA! Não tem como você AMAR A JESUS e não AMAR a Sua Igreja.

QUEM AMA, SE ALIANCIA. A exemplo do casamento, quando os cônjuges fazem uma aliança… CEIA É ALIANÇA COM JESUS, COM A SUA IGREJA …!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

05/02/2017 – MIBA

Oferta

Clique Aqui Para Fazer Download - Igreja Um Grande Projeto de Jesus na Terra.pdf