Como Vai a Sua Família?

JÓ 1:1-5

         Jó é um personagem bem enigmático com uma história de superação impressionante… Jó vai do céu ao inferno e volta para o céu… Jó vai da saúde à doença e depois volta à cura… Jó vai da riqueza à pobreza e depois se recupera financeiramente… Jó perde a família numa tragédia, mas Deus lhe dá mais filhos e filhas…  “Mudou o Senhor a sorte de Jó…”; Depois disto, viveu Jó 140 anos e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até a 4ª geração… morreu velho e farto de dias” (Jó 42:10 e 16). Jó é uma prova de que SATANÁS NÃO CONSEGUE VENCER AQUELES QUE SÃO FIÉIS A DEUS! Isso prova que DEUS PODE MUDAR QUALQUER QUE SEJA A SITUAÇÃO…!

Como vai a sua família?

I – PRECISAMOS PROMOVER A COMUNHÃO EM NOSSA FAMÍLIA – Jó 1:4

Sabemos que SATANAS levantou-se contra JÓ e sua família e a destruiu… não discutiremos o mérito dessa questão, nem os planos de Deus na vida de JÓ. Vamos nos preocupar HOJE com a COMUNHÃO FAMILIAR, pois uma família DIVIDIDA está ABRINDO AS PORTAS para satanás e seus demônios fazerem a festa…

JESUS disse que uma casa dividida contra si mesma, não subsistiria (Marcos 3:25). O que seria uma CASA DIVIDIDA? – É uma CASA/FAMÍLIA intrigada, com rixas, onde seus membros não se falam, não trabalham juntos…

A CASA de JÓ, a família de JÓ, seus 7 FILHOS E 3 FILHAS, apesar de GRANDE, VIVIA UNIDA, EM COMUNHÃO CONSTANTE. Qual era o segredo dessa UNIDADE FAMILIAR? – JÓ, UM SACERDOTE! Lendo o texto, vemos JÓ PREOCUPADO, ATENTO, VIGILANTE para com a sua família…!!!

Existe um preço a ser pago pela comunhão familiar. Você está disposto a PAGAR esse PREÇO? – É o preço do PERDÃO, DO ANDAR A SEGUNDA MILHA, É O PREÇO DE AMAR A FAMÍLIA, DE HONRAR A FAMÍLIA, RESPEITAR AS REGRAS DA CASA…

 

II- PRECISAMOS SANTIFICAR A NOSSA FAMÍLIA – Jó 1:5

Uma família que se santifica, DEUS REALIZA MARAVILHAS NELA… – ILUST.: JOSUE recebeu a ORDEM de DEUS de santificar toda a família de ISRAEL, a fim de que Ele pudesse “realizar maravilhas” e seria rápido, no dia seguinte… DEUS disse a JOSUE: “… já não serei convosco, se não eliminardes o anátema (CHEREM = coisas condenadas) do vosso meio… aos vossos inimigos não podereis resistir enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas”! (JOSUE 7:12-13).

Em DEUT 7:26 “Não meterás, pois coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado…”. TOW EBAH = coisa repugnante, abominação, referindo-se a IDOLOS, casamentos MISTOS… Uma referência aos casamentos entre os povos inimigos de Israel para que eles não adotassem as suas práticas idolátricas… !

Deus não atua em meio ao CAOS. Se queremos ver DEUS agir em nossa CASA, precisamos ORGANIZÁ-LA, COLOCÁ-LA EM PERFEITA ORDEM  e essa ORDEM É A QUE DEUS determinou…!

Qual é o PADRÃO DE SANTIDADE para a família? Quem estabelece, determina esse PADRÃO…? – Se formos nós mesmos, aí serão pesos e medidas diferentes, aí entra o ACHISMO de cada um. Então, precisamos de um padrão. Quem vai determinar esse padrão em nossa sociedade? – O STF ou A BÍBLIA????

É como a questão da EDUCAÇÃO DOS FILHOS. Vamos educa-los segundo os ditames da PSICOLOGIA MODERNA, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, segundo a LEI ou SEGUNDO A BÍBLIA?

HOJE tem sido muito comum o ADULTÉRIO, A SEPARAÇÃO CONJUGAL, O DIVÓRCIO que agora NEM PRECISA MAIS DE IR AO JUIZ, basta PASSAR NO CARTÓRIO… – MARIDOS que QUEREM E CONSEGUEM LARGAR A FAMÍLIA, LARGAR A SUA CASA, LARGAR OS FILHOS para viver uma AVENTURA AMOROSA… – Ai dizem: É O AMOR! Estou apaixonado! Não amo mais a minha esposa… O AMOR ACABOU… – AI TEM A CORAGEM DE LARGAR OS FILHOS e deixá-los a mercê da própria sorte. E aí a MULHER tem que se VIRAR para CRIAR OS FILHOS… ENTRA A MALDIÇÃO NA FAMÍLIA… Aí SATANÁS ENTRA PELA PORTA DA FRENTE, porta essa que já foi arrancada… – VEJAM A MALDIÇÃO DA SEPARAÇÃO CONJUGAL: DEUTERONOMIO 28:30 e 32! 30 Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não a desfrutarás. 32 Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e desfalecerão de saudades deles todo o dia; porém não haverá poder na tua mão.

 

COMO VAI A SUA FAMÍLIA??? COMO VÃO OS SEUS FILHOS??? COMO VAI O SEU RELACIONAMENTO FAMILIAR, COM SEU PAI, MAE, IRMAOS, SOGRA, SOGRO…!!!

ENQUANTO QUE UMA CASA DIVIDIDA…, UMA CASA SANTIFICADA PROSPERARÁ…!!!

III- PRECISAMOS ORAR PELA NOSSA FAMÍLIA – Jó 1:5

JÓ ORAVA diariamente pela sua família. Ele se levantava de MADRUGADA só para ORAR pela sua família… Você ORA pela sua família????

JÓ até OFERTAVA pela sua família… e fazia isso por CADA UM dos seus filhos, individualmente, UM a Um… “oferecia holocausto segundo o número de todos eles…”!

JÒ VALORIZAVA a sua FAMÍLIA. A gente SÓ INVESTE R$$$ NAQUILO QUE A GENTE DÁ VALOR.

 

CONCLUSÃO: JÓ CUIDAVA DA COMUNHÃO NA SUA FAMÍLIA, MANTENDO TODOS UNIDOS. JÓ SANTIFICAVA A SUA FAMÍLIA. JÓ ASSUMIU O SACERDÓCIO DA SUA CASA e fazia ISSO, diz o texto, CONTINUAMENTE – “Assim o fazia Jó continuamente”!

Alguns teólogos afirmam que JÓ nunca existiu de fato… seria um personagem fictício…Será mesmo? Não vou aqui entrar nessa questão teológica, mas quero apenas citar EZEQUIEL 14:12-14! NOE, DANIEL e JÓ, grandes homens de Deus, homens que viveram em Comunhão com Deus, homens que ORAVAM A DEUS! Se JÓ não existiu, então DANIEL também não, e nem NOÉ…!

Os nossos LARES estão precisando de um JÓ… que se levante em favor da família, como LIDER, como SACERDOTE, como alguém que mantem a comunhão familiar, a UNIDADE, a UNIÃO na família… – DEPOIS DE TUDO O QUE JÓ FEZ PELA SUA FAMÍLIA, vamos ver no final do seu livro o seguinte: JÒ 42:“12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.13 Também teve sete filhos e três filhas.14 E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.16 Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração.

 

VAMOS ORAR pelas nossas famílias…Vamos EXPULSAR SATANAS das nossas famílias…

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

05/03/2017 – MIBA

Oferta

Clique Aqui Para Fazer Download - Como vai a sua família.pdf