Desenvolvendo A Nossa Fé

11:1-3

A FE é o mais importante tema bíblico que temos para discutir, aprender e desenvolver. Ela influencia diretamente em TODAS AS NOSSAS REALIZAÇÕES na vida. E ela também é de fundamental importância para a nossa SALVAÇÃO, pois a salvação VEM PELA FÉ e é EXCLUSIVA PARA TODOS OS QUE CRÊEM EM JESUS!

 

I – PRECISAMOS DE FÉ PARA NOS DESENVOLVER COMO DISCÍPULOS DE JESUS:  A FÉ é tão importante que JESUS chegou a denunciar essa falta de fé ou a “pequena fé” dos seus discípulos: a) MAT 8:26 “… por que sois tímidos, homens de pequena fé?”; b) MAT 14:31 – PEDRO: “… Homem de pequena fé, por que duvidaste?”; c) JOÃO 20:27 – TOME: … não sejas incrédulo, mas crente…. Por que me viste creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”! D) Os discípulos não conseguiram EXPULSAR O DEMÔNIO de uma criança… – Por causa da pequenez da vossa fé… Se tiverdes fé COMO UM GRÃO DE MOSTARDA, direis a este monte: Passa daqui para acolá e ele passará. NADA VOS SERÁ IMPOSSÍVEL” (MATEUS 17:20)!

Hebreus 11:6 “Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus CREIA QUE ELE EXISTE e que SE TORNA GALARDOADOR DE TODOS OS QUE O BUSCAM”!

Discípulo SEM FÉ vai levar uma vida raquítica, frágil, sem crescimento espiritual, sem cumprir o seu chamado, sendo uma eterna criancinha em Cristo… !

 

II – PRECISAMOS DE FÉ PARA NÃO DESISTIRMOS DAQUILO QUE QUEREMOS NA VIDA

Geralmente nós Desistimos quando surgem as dificuldades e aí não temos fé suficiente para acreditar que vamos vencer… fé para acreditar em nosso próprio potencial… para acreditar que aquilo vai passar…

Geralmente nós desistimos porque NÃO CONSEGUIMOS VER QUE DEUS ESTÁ CONOSCO… e aí sucumbimos em meio ás resistências, problemas e até aos contra-ataques malignos…

Geralmente desistimos porque NÃO TEMOS FÉ SUFICIENTE para acreditar que aquilo que estamos tentando fazer É DA VONTADE DE DEUS e se é assim, teríamos a certeza de que iríamos vencer… mas como não temos fé suficiente para SABER QUE DEUS ESTÁ NOS MANDANDO FAZER AQUILO, aí desistimos…

Precisamos ter muito cuidado com a DESISTÊNCIA, pois ela é VICIANTE! Quem já desistiu uma vez, facilmente desistirá a segunda… a terceira…!

 

III – PRECISAMOS DE FÉ PARA CONQUISTAR OS NOSSOS SONHOS

A História do SONHADOR JOSÉ… GEN 37:19 “E dizia um ao outro: LÁ VEM O TAL SONHADOR”!

JOSÉ só conseguiu conquistar o seu sonho porque ele teve FÉ! Ninguém, nada, nenhum problema, resistência, força contrária, tentação ou dificuldade consegui fazer JOSÉ DESISTIR…!

Acreditar NUM SONHO é o mesmo que CRER NAQUILO QUE NÃO SE VÊ e isso só é possível for pela FÉ!

 

IV – PRECISAMOS DE FÉ PARA CRER NA PALAVRA E NAS PROMESSAS DE DEUS

Hebreus 11:2 “pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”!

4.1 – ABRAÃO CREU NAS PROMESSAS DE DEUS PELA FÉ: ele saiu para uma terra que nem sabia onde ficava…  “ir para um lugar que deveria receber por herança” (Heb 11:8)!

4.2 – SARA PELA FÉ RECEBEU PODER PARA SER MÃE: (Heb 11:11)- Ela creu não obstante ao avançado da sua idade… as impossibilidades naturais, físicas… não existia ninguém que tivesse conseguido gerar um filho aos 90 anos de idade… E DE UM ESPOSO com 100 anos… (Gen 21:5).

4.3 – JOSUÉ DERRUBA AS MURALHAS DE JERICÓ NO GRITO: (JOSUE 6:4-5). 7 Trombetas, 7 sacerdotes, 7 Dias rodeando as muralhas da cidade… e todos GRITARAM E AS MURALHAS CAIRAM… – ACREDITAR NISSO É UMA QUESTÃO DE FÉ… JOSUÉ ACREDITOU E ORIENTOU O POVO…!

4.4 – MOISÉS ATRAVESSOU O MAR VERMELHO PORQUE ACREDITOU:

4.5 – NOÉ CONSTRUIU A ARCA PORQUE CREU:…

- QUAL É A SAI SITUAÇÃO HOJE? O QUE VOCÊ DESEJA REALIZAR? QUAL É O SEU GRANDE SONHO?

QUER MAIS EXEMPLOS??? – NÃO! CHEGA! – HEBREUS 11:32 “E QUE MAIS DIREI? CERTAMENTE ME FALTARÁ O TEMPO…”!

 

V – PRECISAMOS DE FÉ PARA OFERTAR: HEBREUS 11:4 “Pela fé, ABEL ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que CAIM; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela mesmo depois de morto, ainda fala”!

Por que CAIM não obteve testemunho POSITIVO com a sua oferta?

Por que CAIM não obteve a aprovação de Deus para a sua oferta?

Por que CAIM não conseguiu OFERTAR no mesmo nível que seu irmão ABEL?

O MEU NÍVEL DE FÉ DEFINE O MEU NÍVEL DE OFERTA!

Não é o quanto eu tenho que define o quanto eu vou ofertar! Mas sim o quanto eu CREIO que assim ofertarei!

Eu oferto na medida em que eu creio!

Por que muitos não SÃO DIZIMISTAS FIÉIS?

Por que muitos não SÃO PRIMICIANTES FIÉIS?

Por que muitos não SÃO OFERTANTES REGULARES?

PORQUE NÃO CRÊEM EM MALAQUIAS 3:10 E NEM EM PROV 3:9-10!

Já ouvi pregadores questionarem a SALVAÇÃO DAQUELES QUE NÃO SÃO DIZIMISTAS… eu diria: Será que os não dizimistas crêem mesmo em JESUS ao ponto de terem entregue de verdade as suas vidas? Se eu não consigo CRER, TER FÉ SUFICIENTE PARA ENTREGAR $$$, como TEREI FÉ SUFICIENTE PARA ENTREGAR A MINHA VIDA???

 

CONCLUSÃO: PRECISAMOS DE FÉ PARA SERMOS SALVOS! EFESIOS 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé…”!

A NOSSA FÉ NÃO PODE SER UMA FÉ MORTA… (Existe fé viva e fé morta… TIAGO 2:17 “Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”! – TIAGO 2:26 “Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”!

VOCÊ CRÊ NA DOUTRINA BÍBLICA DO DÍZIMO? – ENTÃO PRATIQUE! CRÊ MAS NÃO ENTREGAR O DIZIMO, NÃO VALE… !!!

 

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

25/06/2017 – MIBA

Oferta

download