Toda Família Precisa De Um Elias

Malaquias 4:5-6

Estamos vivendo tempos difíceis, onde a Família em seu Modelo Bíblico, em seu modelo Original, conforme Deus criou, tem sido questionado, reprovado, deturpado por movimentos sociais, políticos e principalmente a MIDIA DE FORMA GERAL. As Famílias estão debaixo de um ataque, de uma guerra e só Deus para mantê-la… e uma vez que ela seja destruída, a sociedade definitivamente, entrará num caos jamais imaginado. Mas ainda temos uma LUZ NO FIM DO TUNEL, quando Igrejas, Homens e Mulheres corajosos, levantam a sua voz para CLAMAR E DENUNCIAR TODOS ESSES ATAQUES, dos mais sutis aos mais abertos e declarados. Eu como pai, avô, pastor, profeta, líder… continuarei fazendo a minha parte, continuarei TOCANDO O MEU SHOFAR em favor da FAMÍLIA conforme Deus a criou! Eu estou com Deus e com os Seus Princípios, Ensinamentos e Valores! VAMOS ORAR, VAMOS LEVANTAR UM CLAMOR PROFETICO EM FAVOR DA FAMÍLIA, UMA ORAÇÃO DE GUERRA MESMO…! Precisamos de um ESTUDO EXEGÉTICO para entendermos melhor o que o PROFETA MALAQUIAS está nos revelando aqui… Temos como PALAVRAS CHAVES PARA COMPREENSÃO DESSE TEXTO: ELIAS, O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR, CONVERSÃO, CORAÇÃO, PAIS E FILHOS E MALDIÇÃO! O QUE SIGNIFICA CADA UMA DESSAS 6 PALAVRAS?

1- ELIAS: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias”! – JESUS ao falar de JOÃO BATISTA, DISSE (MATEUS 11:7-15): “E se o querei reconhecer, ele mesmo é ELIAS, que estava para vir…”! E para deixar ainda mais claro, em MATEUS 17:12-13 “Eu porém vos declaro que ELIAS JÁ VEIO… Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista”! LUCAS NOS DIZ (LUCAS 1:13, 15-17) que quando o ANJO apareceu a ZACARIAS para lhe anunciar o nascimento do seu filho, que se chamaria JOÃO BATISTA: “Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá VINHO NEM BEBEIDA FORTE e será CHEIO DO ESPÍRITO SANTO… e CONVERTERÁ MUITOS FILHOS… E irá adiante do Senhor no ESPÍRITO E PODER DE ELIAS, PARA CONVERTER O CORAÇÃO DOS PAIS AOS FILHOS…”! ENTENDEMOS, portanto, que ELIAS QUE HAVERIA DE VIR, nada mais é do que a FIGURA, A PERSONALIDADE, A ATUAÇÃO E A UNÇÃO DE ELIAS QUE DEVERÁ ESTAR SOBRE AQUELES QUE VÃO CURAR, LIBERTAR, ORIENTAR, DIRIGIR E LIDERAR AS SUAS FAMÍLIAS! SENDO ASSIM, TODO PAI, TODO LÍDER NA CASA/FAMÍLIA, SERÁ UM ELIAS!

2- AS DEMAIS PALAVRAS POR SI MESMO SE EXPLICAM: MALDIÇÃO (O AT termina com essa palavra Maldição e o NT termina com a GRAÇA DE JESUS… APOC 22:21!

3- CORAÇÃO: Hebraico, LEB, SIGNIFICANDO: MENTE, VONTADE, INTELIGÊNCIA, mas pode também significar ALMA, LUGAR DAS EMOÇÕES E DOS DESEJOS!

I – TODA FAMÍLIA PRECISA DA FIGURA DE UM LÍDER COMO ELIAS Nenhuma instituição, organização, empresa, firma, estabelecimento comercial, carrinho de pipoca… até partido político não se mantem sem uma LIDERANÇA! Até uma gangue para roubar e matar precisa de um Líder! Até mesmo uma organização terrorista, uma célula terrorista precisa de um Líder! Imagine só uma FAMÍLIA SEM LIDERANÇA? Acéfala, entregue a si mesma…? A FAMILIA PRECISA DE UM CABEÇA…! Quando o MARIDO não tem cabeça… FAMILIA não é uma DEMOCRACIA, mas também não é uma DITADURA! O Líder, depois de ouvir os membros da família, ele decidirá. Imagine numa família o pai fazendo uma votação…??? Gostando ou não, os filhos devem Obedecer! E devem também SUSTENTAR A LIDERANÇA EM CASA… sob pena de se tornar uma ANARQUIA…! ELIAS chegou para todo o ISRAEL reunido no MONTE CARMELO e como numa grande família, desafiou a todos: “… Até quando coxeareis entre dois pensamentos (opinião dividida, divisão, ambivalência)? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o! (I REIS 18:21)! O GRANDE LÍDER JOSUÉ FEZ ALGO SEMELHANTE NA SUA FAMÍLIA: “Escolhei hoje a quem sirvais… EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR! (Josué 24:15)! Na PARABOLA DO PRODIGO, encontramos o PAI que representa Deus, tomando uma decisão muito dura, liberando seu filho para seguir o caminho que ele tinha escolhido… – NÃO VEJO AQUI O PAI EXPULSANDO O FILHO DE CASA, mas com o coração partido, tendo que deixar ele ir… O PAI DEVE DAR O GRITO DE LIDERANÇA: É POR AQUI O CAMINHO! Seria muito mais cômodo simplesmente mandar embora… MAS ASSIM ESTARIA O PAI entregando o filho nas mãos do diabo…! NÃO! UMA CASA, UM LAR, UMA FAMÍLIA PRECISA SIM TER REGRAS, PRINCÍPIOS, VALORES, ORDEM, RESPEITO: horário de chegar e sair; que música se ouve na casa; quem pode entrar e quem não pode…; que linguagem se usa…; quem paga as contas, quem contribui…; quem faz o que… distribuição de tarefas…; QUE IGREJA VAI …; FAMILIA NÃO PODE SE TORNAR UMA TORRE DE BABEL… comunicação, respeito, AMOR! ATE O DIABO SABE QUE UMA CASA DIVIDIDA CONTRA SI MESMO, não prevalecerá…! Mateus 12:25-26 “… toda cidade ou CASA dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo…”! O LIDER, dentro de casa, TEM QUE PROMOVER A PAZ, A PACIFICAÇÃO, A UNIAO, O PERDÃO, A RESTAURAÇÃO, A ORDEM…! ELIAS RESTAUROU O ALTAR DO SENHOR EM ISRAEL, TROUXE TODO O ISRAEL DE VOLTA A ADORAÇÃO AO SENHOR…! COMO ESTÁ A SUA CASA??? A SUA FAMÍLIA???

II- TODA FAMÍLIA PRECISA DA FIGURA DE UM PROFETA COMO ELIAS O Profeta é aquele que ATRAI, PROFETIZA os milagres de Deus! E TODA CASA, TODA FAMÍLIA PRECISA DE MILAGRES…! Ás vezes o milagre que a FAMÍLIA está precisando é de MAIS AZEITE NA BOTIJA, FARINHA NA PANELA… São dificuldades financeiras, desemprego, dívidas… – É PRECISO QUE SE LEVANTE UMA VOZ PROFÉTICA, COM LEGALIDADE ESPIRITUAL PARA MINISTRAR A BÊNÇÃO, para DECLARAR O MILAGRE… Ás vezes, o MILAGRE QUE A FAMÍLIA ESTÁ PRECISANO É DE UMA CURA PARA ALGUM MEMBRO ENFERMO… E QUEM SABE ATÉ UMA RESSURREIÇÃO, POIS O “MENINO JÁ MORREU”…! – ELIAS então clamou: “Ó Senhor, meu Deus, ROGO-TE que faças a ALMA DESTE MENINO tornar a entrar nele”! (I REIS 17:21)! – FAMILIAS PRECISAM DE ORAÇÃO…! E QUEM DEVE SE LEVANTAR PARA ORAR PELA FAMILIA? PRIMEIRO, DEVE SE LEVANTAR O PROFETA DA CASA, O SACERDOTE DO LAR… ! TIAGO NOS DIZ QUE “ELIAS era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e OROU COM INSTÂNCIA, para que não chovesse sobre a terra e por 3,6 anos não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” (Tiago 5:17-18)! O LIDER, O SACERDOTE DA CASA, tem que agir PROFETICAMENTE e profetizar as bênçãos sobre a sua família, sobre os seus filhos… COLOQUE A MÃO NA CABEÇA DO FILHO E LIBERE A BÊNÇÃO, O MILAGRE… diga: Deus te abençoe…!!! COMO PASTOR, COMO SACERDOTE, QUERE ABENÇOAR A SUA VIDA, A SUA FAMILIA… DEUT 28:3-13!

III- TODA FAMÍLIA PRECISA DA FIGURA DE UM EVANGELISTA COMO ELIAS Vamos lá para a história de ELIAS e o seu contexto social, político e econômico para aprendermos como deve AGIR UM ELIAS, UM PAI, UM SACERDOTE NO ESPÍRITO DE ELIAS: ISRAEL estava politicamente DOMINADO por um REI CORRUPTO, MANIPULADOR, INCOMPETENTE E IDÓLATRA = ACABE! Esse REI tinha uma ESPOSA IDÓLATRA, PERVERSA, MÁ, MALIGNA… = JEZABEL! ISRAEL estava há 3 anos e 6 meses SEM CHUVA SOBRE A TERRA… pobreza, miséria, desemprego, FOME… desespero total das pessoas… QUEM SUSTENTAVA O PROFETA ERAM OS CORVOS que lhe traziam carne… DEUS É QUEM SUSTENTA OS SEUS PROFETAS… (I REIS 17:4 “Beberás da torrente e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem”)! DEPOIS ele vai para SEREPTA e lá uma VIUVA COM UM FILHO estavam para COMER O QUE SOBROU E DEPOIS IRIA MORRER… – I REIS 17:12! POIS É, O BRASIL ESTÁ COM mais de 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS… A FOME ESTÁ BATENDO Á PORTA DO NOSSO POVO, MAS NÃO TEMOS 3 anos e meio sem chuva, pelo contrário, temos mais um RECORDE DE UMA SUPERSAFRA DE GRÃOS… – PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) E FGV em 2015 publica estudo que são, EM 2015, 20,5 MILHÕES na pobreza… estima-se que hoje, 2017, chegue a 30 MILHÕES DE BRASILEIROS NA POBREZA… São 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS… O BANCO MUNDIAL estima que as pessoas “MODERADAMENTE POBRES” chegue a 19,8 MILHÕES. Temos então quase 50 MILHÕES de pobres no Brasil, e AINDA TEM OS QUE ESTÃO NA POBREZA EXTREMA… O BANCO MUNDIAL ESTIMA QUEM EM 2017 passará de 6,8 MILHÕES em 2015 para 9,4 MILHÕES em 2017! A população brasileira continua crescendo (0,8% ao ano), hoje certamente já temos mais de 210 MILHÕES! Enquanto o BRASIL NÃO SE VOLTAR PARA O SENHOR, nada mudará nesta nação! Em ISRAEL, nos dias de ELIAS, eram 450 profetas de BAAL e 400 Profetas do poste-ídolo ASERA, que COMIAM DA MESA DE JEZABEL (I REIS 18:19). Era o POVO vivendo ou morrendo de fome que sustentava toda essa cambada de profetas… Tem alguma semelhança com o BRASIL? – ILUST.: NA PARAIBA, um pai de família se suicida… os filhos menores vão pegar rato para se alimentar…! – HOJE O BRASIL TEM 81 SENADORES, 513 deputados federais, deputados estaduais seria O TRIPLO, uns 1.600! VEREADORES: 56 MIL! 5.565 PREFEITOS: 81 + 513 + 1.600 + 56.000 + 5.565 = 63.759 ! QUANTOS GOVERNADORES? QUANTOS SECRETÁRIOS DE ESTADO? QUANTOS MINISTROS? QUANTOS ASSESSORES? ELIAS ENTÃO SE LEVANTA perante todo o ISRAEL e arriscando a sua própria vida, desafia os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de ASERA e no MONTE CARMELO, todo o ISRAEL É “EVANGELIZADO”… E O POVO SE VOLTA PARA DEUS…! A SUA FAMÍLIA PRECISA SE VOLTAR PARA DEUS…! E VOCÊ SERÁ ESSE EVANGELISTA na sua família… na sua casa…!

CONCLUSÃO: AS FAMÍLIAS ESTÃO PRECISANDO DE HOMENS, COMO ELIAS, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, PROFETA, CORAJOSO, CHEIO DE FÉ, PARA ATUAR NA FAMÍLIA COMO LIDER, PROFETA E EVANGELISTA! E SE ELIAS NÃO VIER LOGO, diz MALAQUIAS 4, “O Senhor ferirá a terra com maldição”! Se Elias não vier logo, chegará o Grande e Terrível Dia do Senhor e encontrará as famílias SEM LIDERANÇA, SEM CABEÇA, PERDIDA, ACÉFALA! ENCONTRARÁ A FAMÍLIA CÉTICA, INCRÉDULA, SEM FÉ… porque não tem profeta! ENCONTRARÁ A FAMÍLIA INCONVERSA, PERDIDA, SEM SALVAÇÃO, POR NÃO TER UM EVANGELISTA…!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

16/07/2017 – MIBA

Oferta

download