Por Que Desistimos?

João 21:1-14

Vivemos numa geração da desistência. Nunca se viu tanta gente desistindo … muitos desistem inclusive da VIDA, cometendo suicídio… Desistem de cursos, desistem de concursos… desistem da família, do casamento, dos filhos… Desistem de ser Homem… de ser mulher… DESISTEM DE EMPREGOS…

Nas Igrejas, muitos líderes desistem… muitos pastores desistem…  muitos crentes desistem… temos uma outra população de “desviados” vivendo no mundão…! Muitos desistem de JESUS… DESISTEM DA FÉ… LUCAS 18:8 “… quando porém vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra?”

I – DESISTIMOS QUANDO NÃO SENTIMOS QUE JESUS ESTÁ CONOSCO

João 21:1-2: Estavam JUNTOS Pedro, Tomé, Natanael, Os filhos de Zebedeu (Tiago e João) e MAIS DOIS… ERAM 7! (Faltavam ali ANDRE, JUDAS, BARTOLOMEU, TIAGO filho de Alfeu, FILIPE, MATEUS o publicano e SIMÃO o Zelote! Jesus já havia ressuscitado, mas ainda estava naquele período de aparições…!

1.1  – ELES ESTAVAM SENTINDO A FALTA DE JESUS: Tinham os colegas, os companheiros, gente de fé inclusive, mas sem Jesus nada vai à frente!

1.2   - ELES ESTAVAM SENTINDO A FALTA DO LÍDER: Quando o líder falta, a Equipe se desintegra…!

1.3  – ESTAVA FALTANDO O MESSIAS/O UNGIDO/A UNÇÃO: Sem Unção nada prospera, nada avança… Se Jesus retirar o castiçal, como na ameaça das cartas às 7 igrejas (“…moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” APOC 21:5)!

Coloque JESUS em seus Projetos, em seus Sonhos… “Consagre ao Senhor TUDO o que você faz e os seus PLANOS serão nem sucedidos” Prov 16:3!

 

 

II – DESISTIMOS QUANDO NOS FALTA UMA PALAVRA DE ÂNIMO – V.3

Pedro diz aos seus amigos, aos seus colegas: VOU DESISTIR/PESCAR! E o que eles dizem? – VAMOS TAMBÉM!

PROV 25:11 “Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”!

Onde encontramos essa Palavra de Ânimo, esse Conselho na hora certa, na hora que necessitamos? – Nos nossos parceiros? No nosso colega não crente? No programa de TV? – NÃO! É NA BOCA DO NOSSO LÍDER!

O problema é que muitas vezes o DISCÍPULO já chega DESISTIDO, JÁ CHEGA COM TUDO PRONTO e ao LÍDER cabe apenas lamentar… MAS MESMO ASSIM, O LÍDER DEVE ALERTÁ-LO da decisão que ele está tomando… dos PREJUIZOS DA SUA DESISTENCIA…!

PEDRO estava desistindo e junto com ele, os seus companheiros, os 12 de Jesus. A EQUIPE DE 12 de JESUS estava se desintegrando… DESISTINDO… ! QUANTO TEMPO INVESTIDO na vida deles… Quanto TRABALHO… QUANTOS SONHOS SONHADOS JUNTOS… QUANTAS DIFICULDADES ELES JÁ TINHAM VENCIDO … Para agora eles simplesmente desistirem!

A Desistência será sempre muito mais cara do que a PERSISTENCIA…!

 

III – DESISTIMOS PORQUE ACHAMOS QUE AO DESISTIR, AS COISAS VÃO MELHORAR

Pedro desistiu e melhorou? – João 21:3: não pegaram NADA”! Bem feito!

Desistimos do Concurso porque achamos que vai melhorar… desistimos do emprego porque achamos que vai melhorar… desistimos da família porque achamos que vai melhorar… desistimos do casamento porque achamos que vai melhorar, vai arrumar um cônjuge perfeito… Desistimos dos nossos sonhos porque achamos que vamos ficar descansados…

DESISTIMOS POR CAUSA DA NOSSA ALMA ferida…  O problema das nossas DESISTÊNCIAS vem de longe… DESISTIR É UM VÍCIO! ALGUÉM DESISTIU DE NÓS quando éramos crianças, adolescentes… ai nos disseram que não conseguiríamos… que não teríamos condições… que era melhor desistir porque daria muito trabalho… E ISSO ENTROU EM NOSSA ALMA! E HOJE, TUDO QUE COLOCAMOS A MÃO POR FAZER, VINDO A PRIMEIRA DIFICULDADE, A GENTE LOGO DESISTE… – HOJE JESUS VAI TE CURAR!!!

SABE POR QUE PEDRO DESISTIU? POR CAUSA DA SUA ALMA, da sua ferida, quando ele negou a CRISTO… ele achou que JESUS NÃO MAIS O QUERIA porque ele falhou! E falhou, mesmo sendo avisado…! – JESUS NOS AMA E MESMO QUANDO FALHAMOS, ELE CONTINUA NOS QUERENDO…! PARA JESUS, NINGUÉM É DESCARTÁVEL, MAS TODOS SÃO CONSERTÁVEIS!

JESUS VEIO CURAR PEDRO E curando o Líder, curou toda a EQUIPE! Jesus ministrou CURA EM PEDRO… E ESSA CURA SABE QUAL FOI O REMÉDIO QUE JESUS USOU? – AMOR! FORAM 3 DOSES DE AMOR… ! JESUS DERRAMOU AMOR EM SEU CORAÇÃO E DEPOIS LHE DISSE: EU CONFIO EM VOCÊ PEDRO! PODE IR APASCENTAR OS MEUS CORDEIRINHOS !!!!!!!!!!

JESUS HOJE ESTÁ TE DIZENDO: EU CONFIO EM VOCÊ! VOCÊ VAI CONSEGUIR!  FUI EU QUEM TE PREPAROU PARA VENCER ! VAI EM FRENTE E CONQUISTE!

 

IV – DESISTIMOS PORQUE PERDEMOS A FÉ NO SOBRENATURAL

João 21:4 “… não reconheceram que era Ele…”! Era CRISTO ressurreto aparecendo para eles… – Você crê em milagres?

4.1 – PERDER A FÉ É PERDER O FOCO: NÃO RECONHECERAM JESUS, isto é, CONHECER DE NOVO, NO GREGO É “EIDO” = voltar os olhos, a mente; voltar a atenção, prestar atenção… NÃO PRESTARAM A ATENÇÃO DEVIDA , PERDERAM O FOCO!

DESISTIMOS QUANDO PERDEMOS O FOCO no nosso SONHO, na nossa VISÃO, na nossa BATALHA… PERDER O FOCO É DEIXAR DE LADO POR OUTROS INTERESSES: a) DESISTIMOS DA FAMÍLIA quando perdemos o foco na família; b) DESISTIMOS DO CASAMENTO quando botamos o OLHO em outra MULHER/HOMEM…; c) DESISTIMOS DO EMPREGO quando perdemos o interesse no trabalho, na qualidade do serviço prestado… d) DESISTIMOS DO CONCURSO quando nos ATRAPALHAMOS , PERDEMOS TEMPO com outras coisas…; !

4.2 – PERDER A FÉ É PERDER A AJUDA DE DEUS: E sem a ajuda de Deus, não conseguiremos mesmo levar adiante nenhum projeto ou sonho! DEUS NÃO SE AGRADA DOS QUE PERDEM A FÉ, DOS QUE DESISTEM… – DEUS NÃO ATENDE AO PEDIDO DAQUELE QUE DUVIDA… (TIAGO 1:6-8 “peça porém com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante a onda do mar impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa, homem de ÂNIMO DOBRE, INCONSTANTE em todos os seus caminhos”)!

 

CONCLUSÃO: JESUS perguntou àqueles DESISTIDOS: “Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não”! (João 21:5)! ELES ESTAVAM MORRENDO DE FOME!  – TUDO AQUILO QUE NÓS NÃO ALIMENTAMOS, MORRE!

Se não alimentarmos os NOSSOS SONHOS, ELES MORRERÃO! SE NÃO ALIMENTARMOS A NOSSA FAMÍLIA, ELA MORRERÁ! SE NÃO ALIMENTARMOS O NOSSO CASAMENTO, ELE MORRERÁ! SE NÃO ALIMENTARMOS OS NOSSOS FILHOS, ELES MORRERÃO… SE NÃO ALIMENTARMOS A NOSSA ALMA, O NOSSO ESPÍRITO, ELE MORRERÁ! SE NÃO ALIMENTARMOS A NOSSA CÉLULA… SE NÃO ALIMENTARMOS O NOSSO INTELECTO PARA CONQUISTARMOS, NADA CONQUISTAREMOS…!

ABRA AGORA O SEU CORAÇÃO PARA JESUS TE ALIMENTAR…. TE DAR CORAGEM ANIMO VIGOR FÉ… E VOCÊ VAI CONQUISTAR…! – ILUST.: O PROFETA ELIAS NA CAVERNA, FOI ALIMENTADO POR UM ANJO DO SENHOR… ELE ESTAVA DESISTINDO ATÉ DA VIDA… – O ANJO O ALIMENTOU e com aquele alimento ELE CONSEGUIU SE FORTALECER, RECOBROU O ÂNIMO,FOI FORTALECIDO, CAMINHOU 40 dias e 40 noites, COMPLETOU ENTÃO A SUA OBRA NAQUELA GERAÇÃO… CUMPRIU O SEU CHAMADO… (I REIS 19:4-8)!

DEUS DISSE QUE “o seu justo viveria pela fé e se ele desistisse/recuasse/retroceder a minha alma não tem prazer nele”! Hebreus 10:37-38!

DESISTIR NUNCA! DESISTIR JAMAIS! DESISTIR DE JETIO NENHUM! VAMOS VENCER!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

23/07/2017 – MIBA

Oferta

download