Conselhos Práticos Do Coach Salomão Para Uma Vida Feliz

Prov 1:1-6

                  A Rainha de Sabá, ouvindo falar da Sabedoria de Salomão,  resolveu marcar um coach com ele… ela saiu de lá impressionada: FICOU COMO FORA DE SI e disse: I REIS 10:6-8! Sabe quem deu toda essa Sabedoria a Salomão ,,,DEUS!

Salomão dá início a sua Sessão de Coach dizendo que se queremos “Aprender sobre Sabedoria; Entender as palavras de Inteligência; Saber como bem proceder; justiça, juízo e equidade; prudência e bom siso; TUDO COMEÇA TEMENDO A DEUS! – Prov 9:10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do santo é prudência”!

Se queremos ter sucesso na vida, se queremos ser FELIZES:

 

I – SAIBA USUFRUIR DO PODER QUE HÁ NAS PALAVRAS

Prov 12:14 “Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca…”!

Prov 13:2 “Do fruto da boca o homem comerá o bem…”!

Prov 18:20-21 “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no PODER da língua, o que bem a utiliza como do seu fruto”!

 

II- SAIBA SE RELACIONAR COM AS PESSOAS

2.1 – Saber se relacionar é saber se comunicar: Prov 17:28 “Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio e o que cerra os lábios, por sábio”!

Prov 22:11 “O que ama a pureza de coração e é grácil no falar terá por amigo o rei”!

Prov 25:11 “Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”!

Prov 15:1 “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”!

2.2 – Saber se relacionar é saber evitar contendas: Prov 20:3 “Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas”!

2.3 – Saber se relacionar é saber perdoar: Prov 18:19 “O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo”! – Tanto quem ofendeu quanto o ofendido PODEM ESTAR VIVENDO EM CADEIAS com ferrolhos fortíssimos que os mantém presos.

QUEM OFENDEU e tem consciência disso, deveria pedir perdão para tirar de sobre si o sentimento de culpa… quebrar esses ferrolhos dessa cadeia da alma…

O OFENDIDO que guarda ressentimento, rancor, ou seja lá qual for o sentimento, precisa LIBERAR PERDÃO para pode se livrar dessa cadeia…!

Esses ferrolhos estão nas mãos de satanás que nos acusa dia e noite, que nos mantém aprisionados… nos fazendo sofrer, enfermar, parar a nossa vida… e ainda nos acusar para condenação…!

 

III- SAIBA LIDAR COM A SUA ALMA

Prov 4:23 “Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração/alma, porque dele procedem as fontes da vida”! Coração: LEB = ser interior, mente, alma, vontade…!

Prov 23:7 “Porque como imagina em sua alma, assim ele é…”!

Prov 25:28 “Como cidade derrubada que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio”!

Não devemos ficar PENSANDO COISAS RUINS… – Prov 10:24 “Aquilo que teme o perverso, isso lhe sobrevém…”! – JO 3:25 “Aquilo que temo me sobrevém e o que receio me acontece”!

 

IV – SAIBA FAZER O SEU TRABALHO PRODUZIR

4.1 – NÃO DEVEMOS NOS DESESPERAR POR DINHEIRO: Prov 30:7-9 “Duas coisas te peço, não mas negues antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza, dá-me o pão que me for necessário, para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor¿ Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus”!

Eclesiastes 5:10 “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade”!

4.2 – ANALISE BEM SE O SEU TRABALHO ESTÁ RENDENDO O SUFICIENTE: A Mulher Virtuosa nos ensina muito sobre essa questão… – PROV 31: 16 “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as RENDAS DO SEU TRABALHO… V. 18 “Ela percebe que o seu ganho é BOM…”!

Não podemos VIVER em função do Trabalho!

Não podemos MORRER pelo trabalho!

Não podemos TRABALHAR, TRABALHAR E NÃO TER O SUFICIENTE para o nosso sustento!

Não podemos TRABALHAR E TRABALHAR PARA NÃO GANHARMOS NADA! Quem vive pelo alimento é ESCRAVO! Quando trabalhamos, estamos VENDENDO O NOSSO TEMPO e tempo não volta nunca mais!

NÃO PODEMOS DEIXAR DE PENSAR NO FUTURO: A Mulher Virtuosa sabia que viria o INVERNO, mas ela estava tranquila… PROV 31:21 “No tocante à sua casa, não teme a neve…”!

PROV 13:22 “O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos”! Essa Herança é a HONRA, A DIGNIDADE, O BOM NOME (Prov 22:1 Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas”)! MAS PODE SER TAMBÉM UM NEGÓCIO BEM SUCEDIDO, UMA HERANÇA FINANCEIRA…!

NÃO PODEMOS TRABALHAR, TRABALHAR E NÃO USUFRUIR DO FRUTO DO NOSSO TRABALHO: SALOMÃO nos diz em ECLESIASTES 2:24-26!

 

CONCLUSÃO: UM ÚLTIMO CONSELHO DESSE SÁBIO COACH SALOMÃO: ECLESIASTES 12:1-7 “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade…”!

LEMBRAR = HEBRAICO ZAKAR: recordar, ser lembrado, ESTAR NO PENSAMENTO… – PODEMOS DIZER ENTÃO: CARREGAR DEUS NA MENTE, NO CORAÇÃO…!

 

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

30/07/2017 – MIBA

Oferta

download