A Parábola Da Grande Ceia E O Reino De Deus

LUCAS 14:15-24

 

I – NO REINO DE DEUS NÃO EXISTE DISCRIMINAÇÃO, ACEPÇÃO DE PESSOAS

1.1  – Quem são os Convidados Especiais: Os próprios Judeus, Fariseus…

1.2  – Quem são os POBRES (PTOKOS): humilde, desamparado, indigente…; MAT 5:3 “Bem aventurados os Humildes de Espírito (PTOKOS), pois deles é o reino dos céus”!

QUER CONHECER UM POBRE de verdade, desse que JESUS se refere aqui? – Vá a um funeral, veja aquele que perdeu seu ente querido e QUE NÃO CRÊ NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, QUE NÃO CRÊ NA SALVAÇÃO EM JESUS…? ALI ESTÁ A FIGURA DO POBRE, SEM ESPERANÇA, DESESPERANÇADO… desesperado… perdido…

1.3  – Quem são os ALEIJADOS (ANAPEROS = ANA=intensidade; PEROS=Mutilado): Feridos, privados de algum membro do corpo…!

Você conhece ALGUÉM QUE FOI FERIDO DENTRO DO REINO, pelos próprios irmãos…? Você conhece alguém que foi ferido pela sua própria família? – MUITOS! Vamos curá-los com AMOR, PACIÊNCIA, COMPREENSÃO…!

1.4  – Quem são os CEGOS (TUFLOS): cegos, mentalmente cegos; MAT 15:14 “… Deixai-os, são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco”!

1.5  Quem são os COXOS (XOLOS): privado de um pé, aleijado… – NÃO CONSEGUE ANDAR SOZINHO… precisa de ajuda, uma pequena ajuda as vezes e ele já vai se virar… ! ELE SÓ ESTÁ PRECISANDO DE UM EMPURRAOZINHO… DE UMA MÃO AMIGA…!

 

II – O REINO DE DEUS EXIGE PRIORIDADE MÁXIMA

Vamos olhar agora para as DESCULPAS, pois em cada uma delas encontraremos o real motivo que os fez não aceitarem o CONVITE!

2.1 – O QUE COMPROU UM TERRENO: Podemos alegorizar dizendo que o TERRENO fala de vida financeira, emprego, empresa, trabalho secular… !

Estamos vivendo uma situação desafiadora à nossa fé: capitalismo x cristianismo! Podemos conciliá-los, desde que O CRISTIANISMO seja prioridade em nossa vida! Mas infelizmente, muitos fazem o contrário e até abandonam a sua fé… abandonam a célula, a Igreja, por não terem tempo… POR NO MOMENTO TERES OUTRAS PRIORIDADES…! O QUE SERÁ QUE JESUS, O SENHOR, AQUELE QUE ESTÁ OFERECENDO A GRANDE CEIA, ACHA?

Quando será que vamos aprender que “A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15)?

2.2 – O QUE COMPROU CINCO JUNTAS DE BOIS: Apesar do Boi ser um animal para o trabalho, mas muitos criadores de bois fazem deles o seu BEM MAIS PRECIOSO, O SEU HOBBY PREDILETO, AQUILO QUE LHE ATRAI, QUE LHE ENCANTA…: Vídeo Game, Jogos Eletrônicos…: Tem gente que deixa de vir ao culto para ficar jogando…; TEM GENTE que FICA NA TV assistindo seu TIME… ; OUTROS vão ás festas, aniversários, compromissos SOCIAIS… e DEIXAM o seu compromisso com a Igreja de lado…!

2.3 – O QUE SE CASOU: Casamento fala de FAMÍLIA, cônjuge, filhos etc. Família deve ser sempre a nossa Prioridade, DEPOIS DO REINO DE DEUS…! MATEUS 6:33 “buscai em primeiro lugar o seu reino…”! – MUITOS DIZEM: Não! Primeiro a Família! Ora, EXISTE FAMÍLIA SEM DEUS? Se não fosse DEUS na sua família, no seu casamento, na vida de seus filhos, VOCÊ AINDA TERIA FAMÍLIA? – Isso não quer dizer que você vai ABANDONAR A FAMÍLIA, pois eu creio que JESUS AINDA NÃO REQUEREU ISSO DE VOCÊ…mas o REINO DE DEUS NÃO PODE SER DEIXADO EM SEGUNDO LUGAR…!

Ilust.: Certa ocasião um dos DISCÍPULOS disse a Jesus: “Senhor, permita-me IR PRIMEIRO sepultar meu pai. Sabe qual foi a resposta de Jesus: “Segue-me e deixa os mortos o sepultar os seus próprios mortos”! (MATEUS 8:21-22)!

Logo depois dessa Parábola, a palavra seguinte de Jesus foi: “Se alguém vem a mim e NÃO ABORRECE (ser odiado, detestado) a seu pai, a mãe, mulher, filhos, irmãos…, não pode ser meu discípulo”! (Lucas 14:26)!

 

III- NO REINO DE DEUS SÓ SE ENTRA POR CONVITE

Na cultura dos dias de Jesus, fazia-se um CONVITE e depois O CHAMADO para o Jantar, para a FESTA. Se a pessoa aceita o 1º Convite, seria muito deselegante, uma afronta mesmo, se negar a aparecer.

Na Inglaterra, li matéria falando de uma pessoa acionando na Justiça o seu convidado que não apareceu no dia, mesmo já tendo confirmado que iria.

No BRASIL, disse ARIANO SUASSUNA que se alguém te disser “VOU”, aí talvez ele vá. Mas se ele disser: VOU FAZER TUDO PARA IR; ELE NÃO VAI!

DEUS CONVIDA, CHAMA QUEM ELE QUER NA IGREJA, NO SEU REINO! – JOÃO 6:44 “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”!

OS SERVOS TRABALHARAM INTENSAMENTO ENTREGANDO OS CONVITES:

1º CONVITE: Vai ter uma festa, um jantar, e você está sendo convidado.

2º CONVITE: O Jantar está sendo servido!

3º TRAGAM OS DE FORA QUE NÃO FORAM CONVIDADOS

4º ARRASTE OS QUE ESTÃO PELAS RUAS

 

O PRIMEIRO CONVITE ERA: VENHAM!

DEPOIS A PALAVRA FOI: TRAGAM ELES!

ARRASTE-OS, FORCE-OS A ENTRAR!

É Impressionante, esses CONVIDADOS foram chamados para COMER DE GRAÇA DO BOM E DO MELHOR e ainda assim arrumaram desculpas para não virem COMER DE GRAÇA NA CASA DO SENHOR! ORA, QUEM ERA O SENHOR? – DEUS!

Geralmente a gente diz: Esses convidados só vem INTERESSADO em ajuda, em ser alimentado e depois some, não querem compromisso. ORA, PENSANDO NA PARÁBOLA, você acha que ESSES CONVIDADOS DE ÚLTIMA HORA estavam VINDO INTERESSADOS NUM RELACIONAMENTO COM O SENHOR OU ESTAVAM VINDO PELA COMIDA? – CLARO QUE ERA PELA COMIDA! ELES ESTAVAM COM FOME! – CABE A NÓS, LÍDERES, SERVOS, ATENDER A ESSAS PRIMEIRAS NECESSIDADES E DEPOIS TRABALHAR O DISCIPULADO!

ELES DEVERIAM VIR DO JEITO QUE ESTIVESSEM! Não daria tempo para tomar banho, trocar de roupa, se preparar… era na hora…!

 

CONCLUSÃO: FORÇA-OS A ENTRAR! – GREGO, ANAGKAZO = forçar, obrigar, compelir, empurrar, AMEAÇAR…!  Somos ensinados a FORÇAR MESMO, BOLAR ESTRATÉGIAS… !

 

 

   Ap. Wagner Tenório de Almeida

20/08/2017 – MIBA

Oferta

download