Aos Que Desejam Uma Família Feliz

Salmo 128

        Hoje eu quero trazer uma palavra para abençoar a sua Família… Desculpem a minha referência pessoal, mas isso é para edificação da Igreja e para Glorificar a Deus. Considere, portanto, um testemunho familiar que eu pretendo dar, coisa que eu nunca fiz, mas pensando na frase de que A PALAVRA ENSINA E O TESTEMUNHO ARRASTA…

São 34 anos de casado e muito bem casado (hoje eu ganhei uma plantinha da minha esposa: Amor Perfeito), são 2 Filhas Pastoras, São 5 netos (além dos que eu tenho adotado no coração…), são mais de 30 anos servindo a Igreja, Servindo ao Senhor, foi toda uma vida dedicada a Obra, trabalhando incessantemente e CUIDANDO SEMPRE DA FAMÍLIA… Foram vários os ataques de satanás… mas com a ajuda de Deus e da minha amada, nós nos mantivemos firmes.. e mantivemos as filhas na Igreja e servindo a Igreja sempre como até hoje tem acontecido.. NUNCA nos afastamos da Igreja, Nunca abandonamos o ministério, Nunca fomos motivo de escândalo… ! ENTÃO, EU ACHO QUE EU TENHO ALGUMA COISA que eu possa FALAR AQUI SOBRE FAMÍLIA… e que pode sim edificar a sua vida, a sua família…!

Acho lindo este SALMO 128…

I – AME A SUA FAMÍLIA

1.1      – Quem ama se sacrifica por aquilo que ama: Qual foi o maior sacrifício que você já fez pela sua família? – sacrifício de negar-se a si mesmo, priorizar a sua família, abrir mão de sonhos…

1.2       - Quem AMA SE DEDICA ao objeto do seu amor…:  dedicar TEMPO… Relacionamento… Paciência… Carinho… Perdão… Nova Oportunidade… NUNCA DESISTIR… DEDICAÇÃO É VOCÊ PASSAR A VIVER EM FUNÇÃO DE! – Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração, o teu tempo, as tuas atenções…!

1.3      – Quem AMA, PROTEGE… mexeu com a família, mexeu com você!

1.4      – QUEM AMA JAMAIS ABANDONA, DEIXA, OU TROCA POR OUTRA: ama, mas deixa… ama, mas adultera… ama, mas … Não tem MAS…!

 

II- ENSINE A SUA FAMÍLIA A AMAR A DEUS

Mateus 22:37 “Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”!

2.1 – Comece Ensinando a sua Família a colocar Deus em 1º LUGAR: Primeiro vem Deus…

2.2 – Ame a Deus e deixe a sua família perceber, na prática, esse AMOR!

2.3 -  Mostre através da sua vida que você ama a Deus e a sua família verá isso em você e aprenderá a amar a Deus!

2.4 – Envolva  a sua família no mais profundo relacionamento com Deus: Deus sempre sendo mencionado em casa… Se Deus quiser… Deus é bom… Deus nos deu isso ou aquilo… Se Deus nos permitir…!

2.5 – QUEM AMA A DEUS, HONRA E TEME A DEUS: SALMO 128:1 “Bem-aventurado aquele que TEME AO SENHOR E ANDA NOS SEUS CAMINHOS”! – TEME = YARE = reverenciar, honrar, AMEDRONTAR-SE, ATERRORIZAR-SE … diante da Magnificência de Deus… – ENSINE ISSO A SUA FAMÍLIA!

2.6 – QUEM AMA A DEUS, ANDA NOS CAMINHOS DE DEUS: ANDA = HALAK = Modo de Vida, procedimento…!  CAMINHO = DEREK = maneira, hábito… = Deus tem um caminho, um HÁBITO, UMA FORMA … DE VER O MUNDO, DE TOMAR AS DECISÕES… E É DIAMETRALMENTE OPOSTA AOS ENSINOS DA NOSSA SOCIEDADE… POIS ESSE MUNDO JAZ NO MALIGNO!!

 

III- LUTE PELA SANTIFICAÇÃO DA SUA FAMÍLIA

3.1 – Seja você em sua família, um exemplo, modelo de Santidade;

3.2 – Fuja do Pecado…: I TES 5:22 “Abstende-vos de toda forma de mal”!

3.3 – Não beba, não fume, não adultere, não minta, não roube, não dê calote…: EFESIOS 4:25-31

Ilust.: Acho interessante a postura de JÓ. Ele apresentava a Deus sacrifício pela sua família, dizendo: JO 1:5 “… chamava Jó a seus filhos E OS SANTIFICAVA; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos… pois dizia: talvez tenham pecado…”!

 

IV – ENSINE A SUA FAMÍLIA A AMAR A IGREJA

EFÉSIOS 5:25 “… Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela…”!

4.1 – AME A SUA IGREJA: Qual é a sua Igreja? Onde você congrega? Então, AME A SUA IGREJA! Essa Igreja que Jesus te plantou…! Dedique-se a ela para vê-la, santa, bonita, sem macula… grande, poderosa … !

4.2 – DEIXE DE FALAR MAL DA SUA PRÓPRIA IGREJA: Tem muitos crentes que em suas casas murmuram, criticam a igreja, o pastor, o líder…! Ilust.: Eu nunca vi ninguém falando mal de sua família, falando os “podres” na rua, na vizinhança… como fazem contra a sua própria igreja…!

4.3 – VIVA A IGREJA (Viva não só de glorificar, mas de viver o dia a dia da igreja…): Pegue a sua família e venha para a Igreja sempre… em todas as suas atividades… ! A IGREJA SERÁ A SUA MAIOR ALIADA NA CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE DA SUA FAMÍLIA! Será na Igreja que a sua Família vai aprender mais sobre Deus, sobre o Reino de Deus, sobre a Ética Crsitã, sobre a própria Família… sobre HONRAR A FAMÍLIA, OS PAIS… SOBRE OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO…!

MAS TENHAMOS MUITO CUIDADO, POIS ISSO FUNCIONA COMO UMA FACA DE DOIS GUMES: Pode ser bênção, mas pode ATRAIR MALDIÇÃO quando a Família se coloca contra as AUTORIDADES ESTABELECIDAS POR DEUS… Quando a Família passa  a falar mal… criticar… se rebelar… PLANTA E COLHE…!

4.4 – A IGREJA É UM CENTRO DE TREINAMENTO PARA A VIDA NO MUNDÃO: Aqui na Igreja você aprende a VENCER O MUNDO! E COMO A GENTE VENCE O MUNDO? – VOU REVELAR AGORA…: I JOÃO 5:4-5

4.5 – NUNCA, JAMAIS ABANDONE A SUA IGREJA: Isso se constitui num péssimo testemunho para a sua Família, para os seus filhos… QUEM VIVE TROCANDO DE IGREJA, ACABA NO MUNDÃO! – HEBREUS 10:25 “Não abandonando a vossa congregação como é o COSTUME DE ALGUNS…”!

4.6- NA IGREJA A NOSSA FAMÍLIA VAI APRENDER A PERDOAR, A RESPEITAR AS DIFERENÇAS, A AMAR AS PESSOAS, A CHMÁ-LOS DE IRMÃOS, INCLUSIVE AMAR OS MAIS DIFÍCEIS DE SE AMAR….!

4.7 – TODA FAMÍLIA QUE PERMANECE FIRME NA SUA IGREJA, PROSPERA: Vejam o testemunho dos mais antigos aqui…! Pergunte para eles se vale a pena PERMANECER NA SUA IGREJA… !

4.8 – IGREJA É UMA GRANDE FAMÍLIA! Esse deve ser sempre o nosso entendimento, tanto espiritual, como materialmente falando… ! É um ajudando o outro irmão…

 

CONCLUSÃO:  Proceder assim é MUITO BOM! DIZ O SALMISTA QUE SERÁ UMA GRANDE BÊNÇÃO… “…FELIZ SERÁS E TUDO LHE IRÁ BEM… TUA ESPOSA… TEUS FILHOS… VEJAS OS FILHOS DOS FIHLOS…”!  BEM = TOWB = amável, agradável, excelente, correto… ESSA PALAVRA TOWB está em GEN 1:4 e 10 Quando Deus fez o mundo Ele viu que tudo aquilo era TOWB !

Deixe-me te dizer que ESSE PROCEDIMENTO DEVE SER ALGO DIÁRIO, CONSTANTE… É UMA SEMEADURA COM UMA COLHEITA GARANTIDA…! EU VEJO ISSO HOJE… OLHO PARA TRÁS E DIGO, SENHOR, MUITO OBRIGADO, VALEU A PENA…!!! FARIA TUDO DE NOVO…. E AINDA IA FAZER MELHOR…!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

27/08/2017 – MIBA

Oferta

download