Aprendendo Sobre O Perdão

Em Levítico 23:26-32 Encontramos o DIA DO PERDÃO, O DIA DA EXPIAÇÃO, YOMKIPPUR! É a mais solene e importante celebração praticada pelos Judeus, um dia para ARREPENDIMENTO, RECONCILIAÇÃO, LIBERAÇÃO DE PERDÃO…!

No NOVO TESTAMENTO OBSERVAMOS A DOUTRINA DO PERDÃO como uma PRÁTICA NÃO APENAS DE UM SÓ DIA, MAS DE TODOS OS DIAS…! TODOS OS DIAS PRECISAMOS PERDOAR E PEDIR PERDÃO…!

Hoje, celebraremos a CEIA DO SENHOR e faremos dela o nosso YOMKIPPUR, faremos dessa noite a NOITE DO PERDÃO…! E SAIREMOS DAQUI LIMPOS, LIVRES, SANTIFICADOS, PERDOADOS, CURADOS E ABENÇOADOS…!

 

I – PERDÃO É UM PRINCÍPIO DO REINO DE DEUS

Jesus ao nos ensinar sobre o REINO DOS CEUS, Ele nos contou a Parábola do Credor Incompassivo… (MATEUS 128:23-35) e nos fala que o Reino de Deus envolve PERDÃO… O REI PERDOA! Diferente de tantos Reinos… Deus é um Rei que Perdoa E Ele determinou que no Seu Reino HÁ PERDÃO… abundantemente…!

 

II – PERDÃO É UM COMANDO A SER CUMPRIDO, UMA ORDEM A SER OBEDECIDA!

Não podemos e nem devemos tratar o Perdão como se fosse algo da nossa Vontade. Não devemos ver o Perdão como um Sábio Conselho, um Nobre Conselho… Não! É uma ORDEM! Quem não cumpri-la será considerado DESOBEDIENTE… E sofrerá as consequências… Agora não apenas as consequências da AFRONTA E OFENSA JÁ RECEBIDA, mas agora a questão passa a ser tratada como uma REBELIÃO A UM COMANDO…!

MATEUS 6:14-15 Quem não perdoar, não receberá perdão…

 

III – PERDÃO É UMA ATITUDE DO ESPÍRITO E NÃO UMA OBRA DA CARNE

A CARNE produz suas OBRAS: Prostituição, Impureza, Lascívia, Idolatria, Feitiçaria, INIMIZADES, PORFIAS, CIUMES, IRAS, DISCÓRDIAS, DISSENÇÕES, FACÇÕES, INVEJAS, BEBEDICES, GLUTONARIAS E “coisas semelhantes a a estas”… O QUE SÃO SEMELHANTES A ESTAS? – FALTA DE PERDÃO, RANCOR, MÁGOA, RESSENTIMENTO…! “… a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni, QUE NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS OS QUE TAIS COISAS PRATICAM” (GALATAS 5:19-21)!

O espírito produz FRUTOS maravilhosos, como AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO e DOMINIO PRÓPRIO (Gálatas 5:22)!

QUANDO ESTAMOS SOB O DOMÍNIO DO ESPÍRITO SANTO, PERDOAMOS! QUANDO ESTAMOS SOBRE O DOMÍNIO DA CARNE, NÃO PERDOAMOS, QUEREMOS NOS VINGAR… SOMOS RANCOROSOS…!

 

IV – PERDÃO PROMOVE LIBERTAÇÃO

Todo aquele que não PERDOA, ESTÁ PRESO! Todo aquele que não perdoa, ESTÁ PRESO! E diante dessa situação, NÓS É QUE ESCOLHEMOS SER LIBERTOS OU NÃO! E aqui ENTRA UMA BATALHA ESPIRITUAL!

Hoje estamos entrando numa BATALHA ESPIRITUAL contra demônios, os CHAMADOS VERDUGOS que são CARCEREIROS DA ALMA, TORTURADORES E EXECUTORES DE SENTENÇAS! – MATEUS 18:34-35 VERDUGOS = BASANISTAIS!

QUEM SÃO ESSES VERDUGOS? Há uma teoria de que eles são ANJOS QUE PRTICAM O JUIZO. O problema é que essa PALAVRA NO GREGO SE REFERE AOS PIORES E MAIS CRUEIS SOLDADOS que praticam as maiores atrocidades nas prisões… – O QUE NOS APONTA PARA DEMONIOS…!

O OUTRO DESAFIO DESSA PARÁBOLA É QUANTO AO TEMPO “ATÉ QUE LHE PAGASSE TUDO O QUE LHE DEVIA”. Não podemos interpretar como se SOFRIMENTO PAGASSE DÍVIDA diante de Deus. Não! A única coisa que PAGA DÍVIDA É O NOSSO ARREPENDIMENTO E ISSO DE CORAÇÃO, quando nos chegamos a JESUS…! E A PARABOLA NOS FALA DE UMA DÍVIDA IMPAGÁVEL HUMANAMENTE FALANDO…ISSO JÁ PARA DESVIAR QUALQUER INTERPRETAÇÃO ERRONEA DE AUTO-SALVAÇÃO!

Resumo: QUEM CAIA NAS MÃOS DOS VERDUGOS, DIFICILMENTE VOLTAVA COM VIDA…!

 

VI – PERDÃO PROMOVE CURA

SALMO 32:3-5

TIAGO 5:14-16 “Está alguém ENTRE VÓS DOENTE? – 1-CHAME OS PRESBÍTEROS; 2- ORE; 3- UNJA COM ÓLEO. “E o Senhor o levantará e se houver COMETIDO PECADDOS, ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros PARA SERDES CURADOS”!

INTERESSANTE É LERMOS: “CONFESSAI OS VOSSOS PECADOS PARA SERDES CURADOS”! E NÃO PARA SERDES PERDOADOS? TAMBÉM! O PERDÃO PROMOVE A CURA!

CONCLUSÃO: Temos tanto ainda a falar e aprender sobre PERDÃO. Mas o mais importante em tudo isso é COLOCARMOS EM PRÁTICA ESSA MARAVILHOSA DOUTRINA DO PERDÃO!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

01/10/2017 – MIBA

Oferta

download