Festa Dos Tabernaculos

Deuteronômio 16:13-15; João 1:14 e 14:1-3

 

A Festa dos Tabernáculos, ou SUCOT, Tendas, Cabanas, Sega, Colheita é uma das três principais festas do calendário judaico (Páscoa, Pentecostes/Semanas e Tabernáculos). Precisamos entender que essas Festas não são exclusivas do Judaísmo, pois elas são BÍBLICAS e depois SÃO AO SENHOR (Lev 23:34). E ainda temos o respaldo da Presença e Participação de JESUS nessas festas (João 7)!

Essas Festas são DIDÁTICAS (ensinam festejando), DOUTRINÁRIAS (sustentam a Doutrina do Messias, o Cristo) e SÃO MEMORIAIS DE HONRA E FÉ (lembram tudo o que Deus fez em favor do Seu povo)!

 

I – CELEBRAMOS A FESTA DOS TABERNÁCULOS PARA NOS ALEGRAR POR TUDO O QUE DEUS TEM FEITO POR NÓS – V.14

Tabernáculos celebram grandes e poderosos milagres de Deus em favor do seu povo, desde a saída do Egito. Isso fortalece a nossa fé, pois sabemos que Deus não muda e continua fazendo milagres em nosso favor…!

1.1  – DEUS NOS ACOMPANHA NO DESERTO, mesmo que esse deserto dure uma geração, dure 40 anos!

1.2  – DEUS SE LEVANTA COMO UMA COLUNA DE FOGO E UMA NUVEM DE PROTEÇÃO: Êxodo 13:21-22

1.3  – DEUS PELEJARÁ POR NÓS E NOS LIVRARÁ DE FARAÓ E DOS EGÍPCIOS: Êxodo 14:13-14

1.4  – DEUS PROVIDENCIA ÁGUA NO DESERTO E NOS DÁ O MANÁ DE CADA DIA: Êxodo 16:4

1.5  – DEUS NOS FAZ LEMBRAR DE QUE SOMOS PEREGRINOS NESSA TERRA: Na Festa de Tabernáculos o povo mora em Tendas 7 Dias para lembrar do Tempo no Deserto e para saber que a nossa Morada Eterna está sendo Preparada Por Jesus…!

 

II- CELEBRAMOS A FESTA DOS TABERNÁCULOS PARA DEUS NOS ABENÇOAR EM TODA A OBRA DAS NOSSAS MÃOS – V.15

Zacarias 14:17-19 “… Se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém para adorar o Rei, o Senhor dos exércitos, não virá sobre ela a chuva…”! –QUEM NÃO SE CONVERTER E NÃO VIER ADORAR… ficar no paganismo adorando em tantos lugares (e não em Jerusalém onde ficava o centro da adoração naqueles dias…), virá maldição…!

NÃO VIR A CHUVA SIGNIFICAVA MALDIÇÃO, SOFRIMENTO, MORTE…!  POR ISSO, EM TABERNÁCULOS, OS SACERDOTES RECITAVAM OS SALMOS 113 A 118 E repetiam o SALMO 118:25 “Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos; Oh! Senhor, CONCEDE-NOS PROSPERIDADE”! – SALVAÇÃO = ser libertado, ser salvo em batalha, ser vitorioso, livrar de problemas morais; PROSPERIDADE: TSALEACH = progredir, avançar, obter sucesso, prosperar!

 

III – CELEBRAMOS A FESTA DOS TABERNÁCULOS PARA ANUNCIAR QUE CRISTO TABERNACULARÁ CONOSCO PARA SEMPRE – João 1:14; 14:1-3

Quando Deus define as Suas festas (Levítico 23), Ele nos fala das suas características: a) São CONVOCAÇÕES; b) São ETERNAS; c) SÃO FESTAS SANTAS.

SERÁ QUE ELAS SÃO SÓ PARA “OS FILHOS DE ISRAEL”? Sendo assim, então como cristãos não estamos obrigados a celebrá-las! CORRETO! Precisamos então nos lembrar que:

A)    NÓS SOMOS “descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gálatas 3:29).

B)    TAMBÉM NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE FOMOS ENXERTADOS NA ÁRVORE, NA OLIVEIRA VERDADEIRA, mesmo nós sendo oliveiras bravas…: “… e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste PARTICIPANTE DA RAIZ E DA SEIVA DA OLIVEIRA”!

TODAS ESSAS FESTAS BÍBLICAS, FESTAS AO SENHOR, ELAS SÃO PROFÉTICAS. Cada uma delas aponta para o MESSIAS. Vejamos apenas as três principais: a) PÁSCOA: Aponta para o Messias, Jesus, o Cordeiro de Deus que foi sacrificado…; b) PENTECOSTES: no Hebraico, é a Festa do SHAVUOT/Semanas. Conta-se 50 dias e veio a Descida do Espírito Santo em Plena Festa de Pentecostes/Shavuot/Semanas! C) TABERNÁCULOS: Todos os dias os sacerdotes derramavam a água no Templo e o Monte do Templo ficava Iluminado com TOCHAS, JESUS VEIO E DISSE QUE ERA A ÁGUA DA VIDA… E A LUZ DO MUNDO! Cada vez que Celebramos TABERNÁCULOS, estaremos anunciando JESUS como a Luz do Mundo e Água da vida…!

AS FESTAS, DIZ PAULO, SÃO COMO SOMBRAS… Enquanto que para os JUDEUS as FESTAS SÃO COMO “SOMBRA DAS COISAS QUE HAVIAM DE VIR” (COL 2:16-17)! PARA NÓS, CRISTÃOS, ESSAS SOMBRAS NÓS JÁ SABEMOS PERFEITAMENTE PARA ONDE ELAS APONTAM: MESSIAS!

TABERNÁCULOS foi anunciado por Jesus em JOÃO 14:1-3 Ele vai morar conosco para sempre…! Aí ninguém mais vai precisar LEVANTAR TENDAS… construir casas… !

CONCLUSÃO: TABERNÁCULOS APONTA PARA A VOLTA DO MESSIAS que voltará para nos levar e moraremos com Ele para sempre!

 

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

21/10/2017 – MIBA

Oferta

download